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A importância de desenvolver um trabalho de branding no varejo está no fato de que em um contexto cada vez mais dinâmico do mercado, o negócio precisa estar assegurado por uma estratégia que tenha como objetivos desenvolver uma presença marcante da loja, fazer com que o público tenha confiança nela e de atribuir valor à sua ideia.

“Bons” preços e produtos de qualidade sozinhos não são suficientes para um empreendimento que tem essa dimensão. É necessário que o negócio possa atender às exigências do consumidor, ao elaborar e preservar a personalidade da marca.

Qual o objetivo do branding?

O objetivo é que o cliente lembre da marca de forma instantânea no momento em que precisar do que ela oferece, e, a partir desse processo, torná-la mais forte. E essa força significa referência, sustentabilidade, reconhecimento, que estão baseadas nas estratégias que têm a ver com sensações, com a mente. A criação de uma conexão emocional.

Por isso, decidimos trazer algumas dicas de como criar um trabalho de branding dentro do varejo:

1. É necessário que a loja tenha o seu posicionamento bem definido

Essa primeira dica fala da necessidade de deixar claro esse posicionamento, que é o espaço de referência que a loja pretende ocupar na mente do consumidor, tendo em vista que ainda que ele não seja necessariamente estático deve ser sólido.

O posicionamento de uma loja precisa fazer sentido junto aos valores disseminados pela empresa e conversar com os mais variados aspectos de sua identidade.

É um elemento central do sucesso e de como um negócio pode se sustentar e, por isso, é fundamental para o branding, que reforça a identidade, torna a loja mais visível, para que o cliente possa enxergar com mais clareza o que está sendo oferecido.

É muito importante em um contexto de competição potencializada, além de incorporar os valores de relevância e rentabilidade, gerando mais chances para a loja de acompanhar as demandas, tão dinâmicas, dos clientes.

O posicionamento é estruturar a marca e como ela vai se projetar em relação ao público de forma a estar na mente deles num lugar que é muito disputado. Alguns dos pré-requisitos para isso são a visibilidade e estar conectado com os usuários.

2. Deixe claro o posicionamento da loja

Comunicar o posicionamento da loja quer dizer que o motivo pelo qual a loja será reconhecida deve estar explícito.

Por isso, é importante que exista um entendimento “quase” perfeito do que define a loja, para que seja possível dispensar investimento aos pontos fortes, atraindo, assim, quem é um potencial comprador da sua proposta.

Esse posicionamento funciona como um ponto de partida que deve servir como referência para cada ação relacionada à loja, desde as menores. E essa noção precisa ser incorporada por cada um que faça parte da loja.

Estabelecer um padrão de existência influencia na experiência do cliente, que vai assimilar o modo com a loja se posiciona e se essas ações são coerentes entre si.

3. Busque aprimorar a experiência de compra do cliente

A dica anterior se relaciona diretamente com essa. Uma padronização das ações para que o consumidor consiga perceber essa coerência em todos os lugares em que a loja esteja é essencial. Seja em um ponto de venda físico ou em uma plataforma digital, o contato do cliente com a loja deve ser significativo.

A loja precisa ser um espaço no qual todas as pessoas que forem até lá, independentemente de em qual ambiente funcione, tenham a sensação de acolhimento e entendam a mensagem que a marca passa.

Em um domínio estritamente físico, por exemplo, essas ações vão passar por questões como o ponto em que a loja vai funcionar, como são os vendedores, os elementos visuais que compõem o espaço, de que forma aquele negócio está sendo divulgado e como o relacionamento com os clientes é estabelecido.

Já nas plataformas digitais, o design conta muito, também as vias pelas quais os clientes podem se comunicar com a loja.

4. Você precisa conhecer o público da loja

Essa conexão criada com os clientes em várias etapas está baseada no posicionamento e em todos os elementos que compõem a identidade da marca. E isso se deve ao fato de que o êxito das estratégias de branding depende da afinidade entre o que a loja é e significa como um todo e o perfil do público-alvo.

  • É fundamental que durante o processo de planejamento da marca exista a preocupação com saber quem é o consumidor com quem ela vai dialogar.

A ideia precisa ser elaborada a partir da noção das possíveis necessidades dos clientes, das suas especificidades enquanto consumidores, dos valores que prezam e por onde circulam, já que a comunicação precisa acontecer através do canal mais adequado.

Atrelar essas dicas aos conceitos de gestão de branding pode gerar resultados significativos no que diz respeito à relevância e destaque do seu estabelecimento.

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