
O mundo tem evoluído, seguindo o seu curso natural. As pessoas têm buscado meios mais simples de realizar as suas tarefas diárias, conseguindo simplificar muitas delas com o uso da tecnologia.
Com a chegada da pandemia, o isolamento social foi recomendado, fazendo com que atividades como as compras de produtos ou serviços precisassem ser adaptadas. Este foi um grande momento para unir o útil ao agradável e utilizar meios tecnológicos para movimentar o mercado.
Por isso, no texto de hoje, conversaremos com você sobre algumas dicas para ter sucesso ao vender por Whatsapp.
Porque vender por Whatsapp?
O primeiro e o maior motivo é por que o Whatsapp é um dos aplicativos para smartphone mais utilizados do Brasil, sendo esta uma ferramenta que está em presente no dia a dia para o lazer e para o trabalho.
Um outro ponto essencial que aumenta as chances de vender por Whatsapp é o fato de que existe uma versão do aplicativo especialmente para vendas, o Whatsapp business. Este conta com ferramentas como mensagens automáticas e catálogos, que podem ajudar no atendimento.
1) Use as vantagens do WhatsApp Business
Como foi dito, o whatsapp business é uma grande ferramenta desenvolvida com a intenção de oferecer para os administradores a facilidade no atendimento ao cliente.
Uma das suas maiores vantagens é a possibilidade do registro de um número fixo para a sua conta. Além disso, o uso de uma conta comercial pode passar mais confiabilidade para o seu cliente, aumentando a probabilidade de vendas.
Uma outra vantagem que o Whatsapp tem é o Whatsapp Pay, se trata de uma ferramenta de pagamento que vai te ajudar muito a vender e receber os valores correspondentes de forma segura.
2) Tenha atendimento ao cliente
As vendas presenciais são consideradas mais simples pelos atendentes pelo fato de poder ter um atendimento personalizado e totalmente atencioso para o cliente.
Entretanto, saiba que vender por Whatsapp também te proporciona este tipo de atendimento ao cliente.
A primeira coisa que devemos te alertar é a tomar cuidado com as mensagens automáticas. Estas podem servir para iniciar um atendimento, por exemplo, ou para pedir para o cliente retornar em outro momento. Contudo, tenha uma linguagem profissional e acolhedora, para que o tom da mensagem não afaste o seu cliente.
Por isso indicamos que você tenha o habito de ser pessoal com o seu cliente, para que ele saiba que o atendimento está sendo feito exclusivamente para ele, além de buscar responder o mais rápido possível dentro do horário de atendimento.
3) Faça campanha de vendas
Não tenha medo de interagir com seu cliente, tenha cautela, mas aproveite a oportunidade, utilize gatilhos mentais, como o de escassez e o de afeição, isso trará o seu para próximo.
Entretanto, é importante ter outros meios de venda como a loja física, isso por que alguns clientes podem preferir iniciar o processo de compra pelo whatsapp, mas terminar de outra forma.
4) Utilize listas de transmissão e não grupos
A criação de grupos de whatsapp é um habito comum aqui no Brasil. Entretanto, é necessário se atentar, pois o grupo serve para debater assuntos em comum entre as pessoas e a sua empresa não seria um deles.
Por isso prefira as listas de transmissão, elas fazem com que você consiga se comunicar com todos os clientes sem que seja necessário colocá-los em um grupo.
5) Crie um cronograma de mensagens
Nem todos os seus clientes estão no mesmo nível, por isso é importante que você tenha um cronograma de mensagens.
Este cronograma serve como uma ferramenta para que você consiga abordar o cliente de acordo com a sua posição no funil. Desta forma, é muito mais possível que você cative o seu cliente ou lead e que ele avance para a próxima fase.
Esteja sempre ligado nas tendências e opte sempre por seguir o que se encaixa mais para o seu tipo de negócio. Gostou do nosso texto de hoje? Para saber mais sobre, basta continuar a nos acompanhar!