5 dicas para fazer campanhas promocionais de delivery

Campanhas promocionais fazem parte de uma estratégia super importante para fidelizar os clientes, aumentar as vendas, gerar engajamento e deixar a marca ainda mais conhecida. E se você entende a importância, mas não sabe como colocar uma campanha para o seu delivery em prática, confira as melhores ideias!

Com o crescimento do consumo online e o aumento do hábito de pedir comida em casa, muitos deliveries novos surgiram e os que já existiam, se reinventaram. E justamente porque existem tantas empresas boas no mercado que é preciso encontrar formas de se destacar entre elas e conquistar clientes fiéis que realmente gostem dos seus produtos e/ou serviços.

Uma das formas mais eficientes de fazer isso é investindo em campanhas promocionais que demonstrem todos os aspectos positivos que o seu delivery tem para oferecer. Quer saber como? Continue conosco!

Por que fazer campanhas promocionais?

Como o nome sugere, campanha promocional é uma ação que visa promover a sua marca, seus produtos ou os seus serviços para gerar algum resultado positivo para a empresa.

Entretanto, antes de qualquer coisa, é preciso ter em mente que as campanhas promocionais são muito mais do que uma estratégia para divulgar os serviços de um empreendimento. Dentre vários fins, ela pode:

  • Melhorar o relacionamento da empresa com os clientes;
  • Ajudar a conhecer melhor o público;
  • Gerar reconhecimento de marca;
  • Atrair novos clientes;
  • Aumentar as vendas.

Em alguns casos, pode parecer que uma campanha se resume apenas aos frutos que ela conseguiu gerar, mas não é somente isso! Quando há um propósito bem definido, ela conta com três fases importantes: planejamento, execução e resultado (geralmente, muito bons).

5 campanhas promocionais para o seu delivery

Se você tem um delivery, conseguiu entender a importância das campanhas promocionais, mas ainda não sabe como colocar uma em prática, chegou a hora de aprender! Nós listamos 5 dicas essenciais para fazer uma campanha espetacular para o seu negócio.

1. Saiba qual é o seu propósito

Como dissemos, as campanhas promocionais podem ser realizadas por diferentes motivos. E, para cada um deles, é preciso pensar em uma estratégia diferente. Somente com um propósito bem definido é possível alcançar resultados satisfatórios.

Por exemplo: se a sua intenção é conquistar mais clientes, que tal uma promoção de “indique um amigo e ganhe um desconto”. Ou se objetivo é vender um lanche que não sai muito, talvez seja uma boa ideia montar combos com ele ou dar um desconto especial.

O mais importante é sempre lembrar: defina o que você quer e só depois pense na campanha que deve ser feita.

2. Defina o seu público-alvo

O erro de muitos empreendedores é não pensar no público que realmente quer atingir. Contudo, esse também é um fator que contribui (e muito!) para os resultados positivos de uma campanha promocional.

Afinal, do que adianta uma empresa investir um dinheirão em uma campanha televisionada para a cidade inteira, se ela atende somente alguns bairros? Nesse caso, seria melhor lançar a campanha em um marketplace hiperlocal, como a Tutto App, por exemplo, e alcançar os usuários que estão mais próximos dela.

Definir o público-alvo faz com que os recursos sejam gastos da maneira correta!

3. Planeje bem antes de colocar em prática

Nunca tenha uma ideia e coloque em prática no mesmo minuto, pois, provavelmente, algo vai dar errado no meio do caminho. Por mais que a campanha precise de urgência ou que ela esteja relacionada a algo que todo mundo está comentando no momento, não a execute sem um planejamento.

Coloque no computador ou no papel tudo o que precisa ser definido para a sua campanha ser bem sucedida: o período, orçamento, pessoas envolvidas, formas de divulgação, etc. Sempre com detalhes e tentando pensar em possíveis falhas.

4. Se inspire, mas não copie

É normal ver uma campanha legal e querer aplicar no seu negócio. Porém, nunca copie ou faça exatamente o que a outra pessoa fez, pois isso pode desmotivar o consumidor e não atingir os resultados que você espera. Até porque, os objetivos da outra empresa podem não ser os mesmos que os seus.

Quando estiver pensando em uma campanha, pegue referências, pesquise o que está fazendo sucesso, acompanhe o que outros deliveries fizeram, mas coloque a essência do seu negócio nela. Sempre pense na sua empresa, no seu cliente e no seu propósito!

5. Mensure os resultados

Mesmo que você já tenha notado que a campanha fez sucesso, não deixe de documentar e analisar os resultados. Caso contrário, você nunca saberá quais foram os erros, os acertos, o que precisa ser melhorado, o que pode ser mantido e, o principal, se o objetivo inicial foi, de fato, atingido.

Seguindo essas dicas, você conseguirá fazer uma campanha de sucesso e, com certeza, alcançará resultados excelentes para a sua empresa.

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