
Principalmente depois da pandemia da Covid-19, o número de pessoas que compram online cresceu e tende a crescer ainda mais. Por isso, se você ainda não tem um e-commerce para a sua loja, esse é o momento ideal para abrir um e aproveitar todas as oportunidades de venda.
Segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), 91% dos entrevistados fizeram compras pela internet nos últimos 12 meses.
Logo, para que o seu negócio cresça ainda mais, é preciso que ele esteja onde os clientes também estão: na internet.
Por que abrir um e-commerce?
Não dá para negar, os hábitos de consumo mudaram muito nos últimos anos e as empresas precisaram se adaptar a essa nova realidade para não ficarem para trás.
Criar uma loja virtual é o primeiro passo para reinventar o seu negócio e ampliar ainda mais as suas vendas.
Ainda não se convenceu de que precisa abrir um e-commerce para a sua loja física? Nós selecionamos 5 motivos que vão te ajudar a tomar essa decisão. Confira!
1. O seu negócio terá presença online
Ter presença online é extremamente essencial para qualquer negócio, independentemente do ramo de atuação. Como dissemos, o número de consumidores que compram online cresceu e tende a aumentar cada vez mais.
O seu negócio precisa ser conhecido dentro e fora da internet para se tornar referência para todos os públicos, desde aquela pessoa que adora ir à loja física até aquela que prefere comprar tudo online, sem precisar sair de casa.
Conectar-se de verdade com o seu público-alvo é a melhor forma de ampliar os seus negócios!
2. Mais vendas na loja física
Ter um e-commerce faz com que o número de vendas tenha um grande aumento. E não apenas pela internet. Por mais incrível que pareça, a quantidade de vendas na loja física também tende a aumentar.
Há dois motivos principais para que isso aconteça:
1º Outras pessoas vão conhecer a sua loja e saber onde ela fica. Talvez, até pessoas que moravam muito perto e não sabiam do seu ponto físico;
2º Você pode implementar o “Retire na Loja” como forma de entrega. Dessa maneira, o cliente vai se deslocar até o seu estabelecimento e, quem sabe, não aproveita para fazer compras lá também?
Para incentivar a visita na loja física, você pode pensar em outras estratégias e elaborar campanhas para levar o público da internet até o seu estabelecimento.
3. Tem maior alcance
Criar um e-commerce é como abrir as portas da sua loja para novos consumidores. Geralmente, as pessoas que visitam o seu ponto físico moram nas redondezas, passam pelo local com certa frequência ou foram até lá para fazer outras compras também (se for um bairro comercial).
Na internet, o alcance acaba sendo muito maior, podendo ultrapassar facilmente as barreiras do seu estado.
Claro que não é tão simples quanto parece, é preciso investir em divulgação e construir uma presença digital sólida. Porém, pelo menos os limites geográficos, são facilmente quebrados.
4. Faz vendas 24 horas
Provavelmente, a sua loja física tem um horário pré-definido para realizar atendimentos. E, por mais que estenda depois do horário comercial, ela não fica aberta 24 horas por dia.
No e-commerce, o horário não é um problema e você pode receber pedidos até mesmo quando estiver dormindo. Em qualquer hora do dia e em qualquer dia da semana, as pessoas podem escolher os produtos calmamente, fazer o pedido e realizar o pagamento, tudo de forma automática.
5. Os riscos são mínimos
Os gastos para abrir uma loja física são muito maiores, já que precisa de um local, mais estoque, energia elétrica, funcionários, manutenção e vários outros custos. Fora isso, ainda há chances de a localização não ser muito boa e não atrair a quantidade de clientes necessários para manter o seu estabelecimento aberto.
Em uma loja virtual, os riscos são bem menores, assim como os custos. Já as chances de dar certo são grandes, principalmente porque você já tem uma loja física e não é mais um principiante. O seu público também pode migrar para o online e fazer um consumo híbrido.
Conclusão
Por fim, criar um e-commerce pode ser a solução para impulsionar o crescimento do seu negócio e te ajudar a vender mais. Porém, se você ainda não decidiu criar a sua loja online, que tal apostar em um marketplace?
A Tutto App é a vitrine digital perfeita para expor seus produtos e ainda te dá todo o suporte que você precisa para começar as suas vendas!
Mas antes, entenda a diferença entre e-commerce e marketplace e descubra qual deles é o ideal para você.