A busca por visibilidade tem figurado entre as principais preocupações de quem pretende que seu negócio seja bem-sucedido. Isso se deve ao fato de que o mercado tem incorporado cada vez mais dinamicidade e de que a partir desse movimento surge um espaço de maior competição entre as lojas.

Então, é fundamental que o empreendimento possa contar uma estratégia bem elaborada e que tenha como foco a atração desse olhar atento do cliente, de forma que esse primeiro contato seja apenas o início de um relacionamento do consumidor com a loja.

Como fazer o planejamento?

Esse planejamento deve ser feito de acordo com o meio em que a loja se encontra, porque os modos de despertar o interesse dos clientes de um jeito satisfatório variam de domínio para domínio.

O que funciona para chamar a atenção para uma loja que funciona em ponto físico pode não ser adequado para uma que só existe no meio digital, por exemplo.

No entanto, o que é comum às categorias é que dentre os principais pontos que devem ser considerados para definir ações que chamem atenção para loja, está a intenção de oferecer uma melhor experiência ao cliente.

O que também vai depender de uma prática que tenha em vista quem esse cliente pode ser, para que o primeiro contato possa despertar nessa pessoa a sensação de que aquela loja pode oferecer o que ela procura.

Existem muitas ferramentas que podem ser utilizadas com esse fim e que podem ser integradas às etapas desde o início do contato do cliente com a loja. São os atrativos que se mostram como o diferencial e que têm o poder de potencializar as experiências.

Nesse sentido, quisemos trazer algumas dicas de como atrair a atenção dos clientes para a sua loja.

  • 1. No Ponto de Venda, tente, ao máximo, explorar a questão dos cinco sentidos (visão, audição, tato, paladar e olfato)

Os recursos utilizados dentro dessa lógica vão impactar no modo como o consumidor vai se comportar.

Esta primeira dica está diretamente relacionada a uma categoria que existe dentro do marketing, que é a do marketing sensorial. Se bem utilizado, o impacto que esse método pode causar no comportamento do cliente é considerável.

Nesse caso, a experiência deve ser oferecida às pessoas tendo como base os estímulos sensoriais, o estímulo dos 5 sentidos. A loja precisa dispor de recursos que, de alguma forma, estimulem o desejo de comprar.

Todos esses recursos devem conversar e revelar a identidade do estabelecimento, a fim de que o cliente crie uma memória positiva relacionada à loja.

A marca precisa estar impressa nos cheiros, na disposição dos produtos para o toque, no que se vê, na música que se escuta e no que, eventualmente, for oferecido para beber ou comer.

  • 2. Tenha um cuidado especial com a criação da fachada

A segunda dica trata de um assunto muito importante, já que a fachada é o componente através do qual o cliente em potencial tem o primeiro contato com a loja. E isso está relacionado ao fato de que é a primeira impressão que vai definir se a loja chamou a atenção e convenceu o cliente a entrar.

Então, todos os elementos devem estar dispostos de forma que possam transmitir a mensagem correta. Uma mensagem que seja um convite. Fatores como beleza, limpeza e organização não podem ser ignorados.

E os produtos que serão expostos a uma espécie de julgamento prévio, pois as pessoas entraram em contato com a loja ainda fora dela, devem ter ligação com o público-alvo.

  • 3. Os produtos devem estar dispostos na loja da melhor forma possível

A segunda dica trata de um assunto muito importante, já que a fachada é o componente através do qual o cliente em potencial tem o primeiro contato com a loja. E isso está relacionado ao fato de que é a primeira impressão que vai definir se a loja chamou a atenção e convenceu o cliente a entrar.

Então, todos os elementos devem estar dispostos de forma que possam transmitir a mensagem correta. Uma mensagem que seja um convite. Fatores como beleza, limpeza e organização não podem ser ignorados.

E os produtos que serão expostos a uma espécie de julgamento prévio, pois as pessoas entraram em contato com a loja ainda fora dela, devem ter ligação com o público-alvo.

  • 4. Ofereça ao cliente agilidade na hora do pagamento

Além da importância de disponibilizar ao cliente uma variedade de formas de pagamento, é fundamental que toda a dinâmica criada anteriormente leve a uma concretização tranquila da compra.

As pessoas que trabalharem nos caixas precisam ser devidamente capacitadas e cientes dos preços dos produtos e também de possíveis promoções. É indispensável que estejam atentas à eficiência que a operação demanda.

  • 5. Conte com um sistema que seja eficiente

O desempenho do sistema da loja influencia diretamente no seu funcionamento. Esse sistema tem a função de, a partir das necessidades do negócio, minimizar ao máximo os problemas e erros que ocasionalmente possam vir a acontecer, por isso é fundamental que tenha uma eficiência inquestionável.

O sistema pode facilitar processos que vão desde a catalogação de preços, controle de estoque e até um pagamento rápido e seguro.

Quanto mais você entender quais são as demandas do seu negócio, mais fácil será incorporá-las a esses passos.

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