
Tão importante quanto conquistar novos clientes é manter e fidelizar aqueles que já estão com você. Não adianta focar apenas em atrair novos consumidores para vender mais, pois os que já frequentam o seu estabelecimento também contribuem bastante para aumentar ou manter a sua lucratividade.
Suponha que Olívia tem um salão de beleza no bairro em que mora e o único foco dela é conseguir novos consumidores. Entretanto, acaba deixando seus antigos clientes sem muita assistência e, por isso, todas as pessoas vão ao seu estabelecimento apenas uma vez.
Já Raquel, divide os seus interesses. Ela faz de tudo para conquistar novos clientes e também trabalha para manter por perto todos aqueles que ela já conquistou.
Levando as duas hipóteses em consideração, fica fácil saber quem tem mais tendência a continuar no mercado por mais tempo e aumentar os lucros dia após dia, não é mesmo? E por isso é tão importante fidelizar os clientes, principalmente no mercado de beleza e estética, onde existem várias alternativas.
Melhores ideias para fidelizar clientes no mercado de beleza e estética
Quer aprender como atrair e manter os seus clientes ativos no mercado de beleza e estética? Nós separamos as 6 melhores dicas para você colocar em prática e ter uma boa estratégia de fidelização. Confira quais são!
1. Conheça bem o seu público
Embora muitas pessoas não deem muita atenção para alguns detalhes, conhecer bem o seu público é essencial para mantê-lo por perto por um longo tempo. Não há como conquistar uma pessoa que você não conhece e nem se preocupa em conhecer um pouco mais.
Tire um tempo, faça uma lista com as características comuns dos seus clientes e saiba exatamente quais são os desejos e necessidades dele. Montar uma persona te dará uma direção mais precisa do que fazer para fidelizá-lo.
2. Preste um atendimento excelente
Provavelmente, você já foi a algum lugar onde o atendimento era tão impecável que te fez voltar lá outras vez, certo? E é em exemplos como esse que você, enquanto empreendedor, deve se espelhar. O atendimento pode ser a chave para abrir a porta de um longo relacionamento entre o seu estabelecimento e o cliente.
Tenha empatia, aposte na humanização, demonstre que está ali para ajudar, esbanje simpatia, não deixe que problemas pessoais reflitam no trabalho, etc. E lembre-se: esse comportamento deve ser adotado por toda a equipe, e não apenas por uma parte dela.
3. Capriche no serviço
Entretanto, de nada adianta proporcionar um atendimento excelente se os serviços que você tem não seguem o mesmo padrão. Busque sempre oferecer um combo completo, com os melhores atendimentos, profissionais, ambiente e, claro, produtos e/ou serviços.
Não pense que só porque você trata todos os clientes super bem que eles vão voltar lá. Eles também precisam estar satisfeitos com os serviços que foram prestados por você e pela sua equipe. Então, capriche em todas as situações!
4. Ofereça os melhores benefícios
Quem não gosta de brindes, mimos e vantagens exclusivas durante as compras? Com certeza, todos os clientes amam. Então, pense em algumas formas de entregar o que eles desejam para se sentir ainda mais motivados em continuar com você.
Tenha em mente que não precisa ser algo grande ou que possa prejudicar a sua margem de lucro. Mas sim, algo que demonstre que você se importa com o seu cliente e que se sente feliz por tê-lo com você.
Algumas ideias são: cartões de fidelização, descontos em datas especiais, ofertas em pacotes com vários serviços, brindes em algumas ocasiões e outros.
5. Descubra onde pode melhorar
Embora muitos profissionais ofereçam serviços de alta qualidade, eles não são perfeitos e sempre tem algo para ser melhorado. E ninguém melhor do que os próprios clientes para apontar quais são as falhas e as possíveis melhorias.
Para fazer algo que gere respostas sinceras e que realmente ajudem a melhorar o seu negócio, faça pesquisas ou questionários anônimos, onde a pessoa não seja obrigada a se identificar. Boas ideias e que podem dar certo são: disponibilizar uma caixinha de feedbacks, fazer um formulário online ou montar uma pesquisa de satisfação.
6. Abuse das ferramentas online
A cada dia que passa, a internet e as novas tecnologias que vão surgindo permitem o uso de mais ferramentas que ajudam a modernizar as lojas físicas e online. E o seu dever é utilizar tudo o que estiver ao seu alcance para proporcionar um atendimento melhor ao seu cliente.
Pesquise e se informe sobre as melhores formas de deixar o seu negócio ainda mais atrativo, como: disponibilizar canais de atendimento online, ter um catálogo completo com seus produtos e serviços à mostra e fazer o agendamento de atendimentos.
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[…] nós listamos algumas dicas para fidelizar clientes do mercado de beleza e estética. E, hoje, separamos os 7 passos para colocar as ideias em prática. […]