
Com o constante uso da internet para compras e vendas, o e-commerce tem se consagrado. Para que você entenda sempre mais sobre, no texto de hoje ele será o assunto da nossa conversa, onde falaremos como funciona na prática, para que você não seja pego de surpresa.
Passos para começar o e-commerce
Existem alguns passos que são fundamentais para o e-commerce na prática, a seguir falaremos mais sobre eles.
Pesquisa
A pesquisa é um passo essencial para que se possa iniciar cada etapa do desenvolvimento de um e-commerce. Ter uma ideia e a partir dela buscar informações e ferramentas que possibilitem a realização do projeto.
Consciência de possibilidade
Hoje, as possibilidades relacionadas ao comércio online são muito maiores do que as de alguns anos atrás. Isso por causa dos avanços tecnológicos, das novas configurações de empreendimento, dos novos comportamentos de consumidores.
Filtrar
Existe uma base bem estabelecida de conteúdo online sobre vários tópicos relacionados com o e-commerce. Estamos em um contexto em que as informações estão por todos os lados e circulam de forma muito acelerada na internet.
Então, com uma boa capacidade de filtrar o que é ou não confiável, você pode ter acesso a estudos, pesquisas, levantamentos de dados, notícias, que podem ser acessados com relativa facilidade e que fazem a diferença na execução de um empreendimento. A acessibilidade aqui é ponto de origem e também objetivo.
Você consegue pesquisar e chegar a materiais que te ajudam a desenvolver métodos, a planejar a estrutura do seu negócio. Esse acervo vasto tem informações sobre o que está acontecendo no mercado online, quais são as tendências, o que está dando certo.
Depois de acessar conhecimentos, dos mais básicos aos mais especializados, específicos, é hora de colocar em prática a venda online.
Como começar a vender online?
Os resultados em sites de busca para empresas que oferecem plataformas de e-commerce são numerosos. Esses serviços podem ser contratados de forma gratuita ou através de mensalidades, que podem variar consideravelmente de preço.
O lojista que quer vender online precisa procurar uma plataforma que ofereça um suporte adequado para que ele possa começar a oferecer o seu produto, promover a fidelidade de clientes antigos e encontrar novos.
São alternativas que precisam ser coerentes com o objetivo do empreendimento. Por isso é importante encontrar plataformas que atendam às suas necessidades, saber quais são as ferramentas específicas indispensáveis para o que você precisa.
Existem plataformas com formatos de lojas virtuais específicos e pré-estruturados nas quais você apenas vai precisar escolher entre os modelos. Algumas vão ter mais funcionalidades que outras, então você pode optar por uma opção que lhe ofereça o serviço mais apropriado.
É uma alternativa muito boa para quem está começando, até porque não vai ser necessário que você tenha acesso a conhecimentos específicos de programação e design para desenvolver um site de venda online do zero, por exemplo. E depois, há diversas opções de empresas que oferecem esse serviço, com uma variedade considerável de planos, que atendem desde o menor até o maior orçamento.
Aumento no número de consumidores online
A habilidade de interação com cenários econômicos cada vez mais dinâmicos, o surgimento de novos hábitos, a capacidade de adaptação a novas configurações sociais, novas tendências, são fatores que influenciam diretamente no número de consumidores online.
Dados sobre vendas no e-commerce
A Ebit|Nielsen é uma “plataforma de opinião de consumidores do Brasil” que coleta e analisa dados do mercado brasileiro de e-commerce (fonte: Ebit).
De acordo com a 43ª edição do relatório WebShoppers (estudo sobre o comércio brasileiro), realizado pela Ebit, em 2020 o número de vendas do e-commerce chegou a R$87,4 bilhões em vendas, um aumento de 41% em relação ao ano anterior.
O estudo também traz o dado de que em 2020 o número de consumidores foi de 79,7 milhões, 17,9 milhões a mais do que em 2019, o que representa um aumento de 29%.
Entre esses consumidores estão os recorrentes (os que já fizeram compras através da internet anteriormente) e os novos consumidores, que são grandes promotores do aumento significativo das vendas do e-commerce. Em 2020 o número de novos consumidores foi de 13,2 milhões, 17% da soma total.
Segundo uma pesquisa de avaliação de entrega incorporada pelo relatório Webshoppers, há uma grande probabilidade (83%) de que os novos consumidores se tornem consumidores recorrentes.
Mantendo clientes
Um fator fundamental ao crescimento ano a ano do número de consumidores é a aderência das pessoas a essa modalidade de mercado.
O que pode fazer com que consumidores voltem a comprar online é:
O empreendedor precisa colocar o e-commerce em prática da melhor forma se não quiser perder ótimas oportunidades. Os bons resultados dependem de não ignorar os movimentos que estão acontecendo a todo o tempo.
Conclusão
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