Como vender pela internet gratuitamente

Basta fazer uma pesquisa rápida em um site de buscas como o Google e você pode encontrar diversas empresas cujo negócio é disponibilizar plataformas que permitem criar uma loja virtual de forma mais acessível em relação a custos ou até gratuitamente.

Plataformas grátis de vendas online são uma ótima opção para quem está começando a vender pela internet e não quer ou não tem como investir dinheiro nessa etapa de estruturação do seu negócio.

Ainda que os recursos e ferramentas sejam mais ou menos limitados em relação a serviços pagos com múltiplas funcionalidades, com uma boa estratégia e um pouco de persistência você consegue tirar muitos benefícios dessas plataformas gratuitas.

Plataformas gratuitas de venda online

Primeiro

Cuidado para não confundir uma plataforma gratuita com uma que oferece um período gratuito de teste.

O empreendedor que deseja vender seus produtos ou serviços pela internet precisa se assegurar de que essas plataformas gratuitas nas quais pode cadastrar sua loja oferecem o suporte necessário para que todo o serviço de venda e atendimento possa ser iniciado e permanecer funcionando e crescendo do melhor jeito possível, sem problemas no processo.

Afinal, o objetivo também é a expansão dos seus canais de venda.

O usuário precisa estar atento às diretrizes de uso e às especificidades do site ou do aplicativo no momento do cadastro.

Isso é necessário porque algumas dessas empresas podem oferecer um pacote de serviço que é gratuito no início, sem deixar muito claro que assim que as vendas atingirem determinado número, ou aumentarem com uma consistência considerável, ou o número de visitas aumentar, a plataforma vai começar a cobrar pelo uso.

Valor cobrado

E às vezes o valor cobrado não é proporcional à qualidade do serviço, o que não é um bom negócio e acaba por se tornar insustentável.

O que é diferente de deixar explícito de que cobra taxas em determinadas situações ou que se o cliente quiser, eventualmente, migrar para um pacote pago mais “avançado”, com mais funcionalidades, é totalmente possível.

E apesar de o serviço ser gratuito, algumas dessas plataformas oferecem acessórios adicionais, funções pagas que você pode acrescentar à sua loja.

Ao escolher uma plataforma de vendas online, a pessoa deve levar em conta o nível de suporte oferecido, como, por exemplo, o tipo de estrutura que o site oferece para o cliente, bem como se existem limites de acesso e a quantidade de produtos que o pacote gratuito suporta.

Ainda é interessante saber se e como a plataforma oferece todo o suporte logístico básico: quais são as opções que oferece em relação a pagamentos, como estrutura a lógica de frete, se oferece o serviço de entrega.

Aspectos adicionais

E, por último, também é fundamental estar atento a outros aspectos como: se a plataforma é de fácil manipulação e configuração, quais são os comentários e avaliações dos usuários a respeito do serviço disponibilizado, se funciona bem em todos os dispositivos e se pode ser modificada, até que ponto é personalizável.

É bom estar a par de todas as especificidades, todos os pormenores, para não ser pego de surpresa.

Divulgação do serviço

Todas as etapas da estruturação do e-commerce precisam estar interligadas e funcionar em harmonia. Então, em toda a logística do empreendimento, o serviço de venda online que funciona sem problemas vai estar interagindo com a forma como será feito todo o processo de divulgação da loja.

As pessoas precisam saber que a loja funciona, que existe e saber em que configurações e plataformas ela existe.

Um dos principais pontos para que a divulgação funcione é o estabelecimento da comunicação e do relacionamento com clientes antigos e com consumidores em potencial. Essa conexão pode ser desenvolvida e estabelecida através de algumas estratégias como:

  • O marketing de conteúdo;

  • Atenção à acessibilidade;

  • Divulgação dos produtos e/ou serviços com mídia paga;

  • Criação de conteúdo relacionado ao seu nicho de mercado (em blogs, sites, páginas).

Também é fundamental que o empreendimento esteja cada vez mais visível em resultados de sites de busca, em perfis e páginas nas redes sociais e que tenha o seu site frequentemente atualizado (seja com a atualização da disponibilidade de produtos ou com informações adicionais).

Você deve usar a estratégia que melhor converse com o modelo e a personalidade do seu negócio.

Conclusão

Um jeito fácil de começar a vender pela internet é se cadastrar em uma plataforma de marketplace hiperlocal com solução de entrega, como a Tutto App, que não tem custo fixo, ajuda a criar a loja e a cadastrar os produtos e ainda oferece uma solução de entrega via motoboy, na cidade.

Então, se você acredita que a venda online pode ajudar a sua loja, conte com a gente para revolucionar o poder do comércio local no mundo online.

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