
Começar um e-commerce do ponto zero requer muita organização. O processo pode ficar mais fácil de entender se você pensar na estruturação do seu negócio a partir de etapas e estruturá-las da melhor maneira.
Por isso, dividimos o caminho da criação de um e-commerce em 7 passos principais.
1. Planeje o seu negócio
Mais conhecida como a etapa do rascunho, essa fase de planejamento não pode ser ignorada. Um planejamento bem elaborado e eficiente é fundamental para que você não tome decisões erradas que possam acabar gerando prejuízo para o seu negócio.
Nesse momento a preocupação basicamente vai se dividir entre três pontos:
Os maiores nichos, os que sempre estão na lista dos 10 segmentos que mais vendem, não são necessariamente as melhores opções. Aqui é muito mais interessante se especializar em um nicho que desperte seu interesse, do qual você goste.
O que vai sustentar o planejamento nos momentos em que o seu negócio passar por alguma dificuldade é um trabalho desenvolvido com a aptidão necessária, com empolgação, desde o princípio.
Definido o nicho do qual o seu negócio fará parte muitas ideias começarão a surgir.
Esses fornecedores podem ser encontrados de duas formas. Uma, online e a outra off-line, que geralmente acontece em polos temáticos, também em congressos e feiras.
Você pode ter acesso aos materiais ou produtos que pretende vender através de fornecedores, fabricantes, importadores e distribuidores.
Esta uma ferramenta que permite entender as características de cada segmento de clientes utilizando elementos visuais, sugerindo comportamentos, necessidades, dores e problemas de quem pode vir a ser uma pessoa contemplada pelo seu negócio.
Esse modelo pode ser usado na etapa de mapeamento do cliente, criação da persona, definição do público alvo.
Ter essa preocupação é fundamental para que suas ações atinjam o cliente “ideal” e o seu produto possa ser oferecido a ele no momento certo.
2. Monte uma estrutura
O segundo passo está relacionado com a estruturação do negócio no sentido mais prático. É nesse momento em que a empresa pode ser registrada como Microempresa (ME) ou Microempreendedor Individual (MEI), por exemplo.
Também na fase da estruturação, um pequeno estoque é montado, os canais de audiência são elaborados e os meios de pagamento e envio definidos. Sempre partindo do entendimento do que é mais relevante para o seu negócio naquele momento.
3. Crie os canais de audiência do e-commerce
Depois de saber com quem você precisa estabelecer um canal de comunicação, seja direcionando conteúdo mais elaborado ou apenas propagandas simples, é hora de levar o seu negócio para plataformas como o Facebook e o Instagram.
A produção de conteúdo relevante através dessas redes sociais de aproximação deve levar em conta o envolvimento de pessoas que estejam interessadas nesse material, no mercado do qual a loja faz parte e no produto que você oferece. Dessa forma, a audiência tende a aumentar.
Esse engajamento tem como finalidade o envio de uma oferta que seja adequada ao cliente com quem se criou um diálogo.
4. Estruture o seu atendimento
A estrutura do atendimento define como o relacionamento com os clientes vai acontecer. O ideal é que essa comunicação seja feita da forma mais profissional possível.
É interessante determinar padrões para cada dinâmica de diálogo, ter todos esses processos bem definidos, como, por exemplo, desenvolver um roteiro de atendimento padronizado ou saber de quanto em quanto tempo as respostas serão dadas.
O que deve ser pensado e definido nesta etapa é como serão gerenciados os comentários nas redes sociais, no blog ou no site; as mensagens privadas ou nos chats; o e-mail profissional através do qual o cliente entra em contato.
5. Entenda como as suas vendas funcionam
As fases anteriores, além de estruturar o seu negócio, se realizadas com atenção, também direcionam os clientes ao momento da compra.
Então é o momento de entender de que forma as vendas estão acontecendo, qual é a demanda, quais produtos estão sendo mais vendidos; de analisar como a estrutura que você montou para isso está funcionando e se aquele pequeno estoque montado para a validação do seu negócio foi o suficiente.
É, ainda, mais uma etapa de observação do comportamento do seu negócio. Se a escolha do modelo de negócio foi adequada, se a resposta aos produtos foi positiva e esses são de fácil reposição.
6. Impulsione o que funciona
A etapa de impulsão está relacionada à análise da dinâmica de venda do seu negócio. A partir desse entendimento, a impulsão pode ser usada como uma ferramenta poderosa para fazer com que o seu e-commerce seja lucrativo e cresça constantemente e com velocidade.
Para isso, é necessário identificar quais são os canais de comunicação, de marketing, de conteúdo, que têm impacto positivo nas vendas e impulsioná-los.
Quando essa estratégia é bem aplicada, as vendas tendem a aumentar naturalmente.
7. Entre em ação
Agora cabe a você, tendo entendido todo esse passo a passo, traçar os detalhes e as especificidades do seu negócio e agir. Oferecendo valor ao cliente, para que ele se fidelize, e se baseando numa estratégia sustentável.