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Mesmo em cenários que não se mostram muito convidativos, o Brasil consegue se destacar como um país com forte tendência à abertura de novos negócios.

Em 2019, um levantamento de dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), revelou que de todas as empresas nacionais, aproximadamente um quarto existia há menos de 3 anos e meio, o que representa uma taxa de 23,3% de empreendimentos que estão apenas começando.

O Brasil figura entre os líderes no ranking de países com a maior quantidade de empreendedores.

Quase 40% da população adulta tem atuação nesse segmento, o que significa que mais ou menos 53,4 milhões de cidadãos brasileiros são empreendedores em algum nível.

O impacto da pandemia nas vendas online

Os números do setor de vendas online, desde a quantidade de empreendimentos abertos até a chegada de novos consumidores do mercado, foram potencializados pelo contexto da pandemia de COVID-19 e tudo o que a situação trouxe como implicação para o setor.

A necessidade de adaptação, mais um ponto que precisou ser considerado pelos empreendedores para que seus negócios pudessem permanecer funcionando, revelou o potencial de aceleração que a pandemia teve sobre processos que vinham se desenvolvendo aos poucos, principalmente a digitalização dos mercados.

Essa circunstância também influenciou de forma significativa na mudança de comportamento e do perfil de compra dos consumidores, transformação que fez com que empresas precisassem levar sua atuação para a internet ou incorporar mais um canal de vendas aos seus serviços, complementando a sua estratégia de negócio o mais rápido possível.

A ABComm avaliou que no intervalo de tempo que vai de março a julho de 2020, 150 mil novas lojas virtuais foram abertas.

Dessas lojas, 80% escolheu vender seus produtos em grandes plataformas de marketplace que se destacam no mercado por conta dos seus desempenhos impressionantes.

A importância dos marketplaces para o e-commerce

A porcentagem mencionada acima revela que as plataformas de marketplace podem ser uma ferramenta importante para lojistas que vendem ou pretendem começar a vender online quando utilizadas da maneira certa.

Além de ter uma competência de atração considerável, uma das características mais chamativas dessas plataformas é a capacidade de maximização do faturamento, de atingir resultados expressivos.

Em 2020 o mercado dos marketplaces movimentou mais de 200 bilhões de reais, com a expectativa de 20% de crescimento para 2021.

Mas é preciso ter em mente que fazer essa escolha não é tão simples, requer alguns cuidados.

Um deles é observar com atenção e entender os detalhes de como cada um desses canais de venda funciona. Quais são as suas condições, as características específicas e quais são os pontos fortes de cada um.

Cada plataforma de marketplace vai atender a diferentes necessidades. Logo, é de responsabilidade do empreendedor escolher a opção que se adequa melhor a sua estratégia de negócio.

Estratégias

Os canais de venda online se destacam por serem diversos e essa característica pode fazer com que a complexidade das operações aumente, principalmente em relação à logística e às finanças, que são pontos fundamentais para o bom funcionamento do negócio e que devem ser pensados com muito cuidado.

O sucesso online do negócio vai depender do domínio de uma estratégia de venda bem estruturada, pensada e estabelecida de acordo com as condições de funcionamento do empreendimento e que também possa ser adaptada a qualquer que seja a plataforma.

Essas estratégias precisam ter bases sólidas, que sejam sustentáveis e que possam acompanhar e dar o suporte necessário ao crescimento e ganho de escala comercial do seu negócio.

Conclusão

A Tutto App é uma plataforma de marketplace que se destaca dos demais que existem no mercado ao aumentar as possibilidades de seus clientes e oferecer uma solução de entrega em até uma hora.

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