
Com a vida online cada vez mais intensa, as pessoas tem buscado conhecer mais estabelecimentos e serviços através das redes sociais.
Para os empresários e trabalhadores, é importante falarmos que, utilizar as redes sociais de qualquer forma ainda não é a solução, é necessário ter domínio das técnicas e saber utiliza-las.
Para que você tenha eficiência e eficácia na utilização da internet ao seu favor, no texto de hoje eu conversarei com você um pouco mais sobre a persona, do que se trata e como ela pode te ajudar.
O que é a persona?
Para entender como utilizar a persona ao seu favor, é necessário entender primeiramente a sua definição.
A persona nada mais é do que uma representação fictícia de um cliente que esteja interessado no seu produto ou serviço. Para que esta seja criada, é baseada em dados reais sobre como o seu cliente em potencial se comporta e age diante das situações do dia a dia.
Para que esta seja feita, é ideal que se tenha uma base de clientes, mas caso isso não ocorra, é possível elabora-la com base no seu nicho de mercado.
Como usar uma persona?
Esta é uma pergunta recorrente, feita pelos empreendedores, isso por que muitos não entendem a sua necessidade. Tendo em vista que, o público-alvo, por exemplo é muito mas simples de ser construído.
Veja a seguir como você pode utilizar a persona para o seu salão de beleza.
Tendo acesso a persona, você passa a criar um conteúdo mais assertivo, fazendo com que este chegue de forma mais efetiva nas pessoas que estão realmente interessadas no que é vendido.
Como saber o tom que será utilizado para a comunicação e o estilo dos comentários é essencial e para isso, a persona pode te ajudar.
As estratégias podem ser desenhadas com base do que a sua persona deseja. Assim, é provável que o púbico que será atingido é o que mais tem interesse em consumir o seu conteúdo.
Como escrever em suas redes sociais ou site se você não sabe com quem está falando? A persona pode te ajudar na organização dos tópicos, para que seja mais simples de ordenar as ideias.
Qual a diferença de persona para público-alvo?
É fundamental entender que, persona e público-alvo não são sinônimos, mesmo que estejam na área de definição, cada um é feito de forma diferente, dando resultados diferentes em relação ao público.
Para que você consiga entender mais sobre a diferença, vamos ver abaixo exemplos que possam ajudar no aporte da ideia.
Seu público alvo são mulheres, de 20 a 45 anos, casadas, que gostem de cabelos, que tenham uma renda mensal média de R$1.500,00. Elas pretendem tornar o seu cabelo mais bonito e brilhoso.
Note que nenhuma definição específica foi feita, apenas mais abertas, servindo para mulheres na faixa de idade e com a média salarial especificada. Você consegue entender que este é mais generalista?
A sua persona é a Márcia, tem 23 anos, é enfermeira recém-formada e trabalha em um hospital. Ela não tem muito tempo para o cuidados dos cabelos pela sua rotina corrida, está buscando um salão que consiga dar o suporte necessário para que ela não deixe a sua beleza de lado.
Você consegue notar que este é muito mais específico? Se trata da criação da imagem do seu cliente que frequenta o salão, a sua história, fazendo com que os seus funcionários sejam sensíveis a situação.
Conclusão
No texto de hoje conhecemos mais sobre a persona e como ela pode te ajudar no seu salão de beleza, servindo para ter uma maior assertividade e alcance de público.
Nós da Tutto App abemos da importância da persona, pois o nosso aplicativo é justamente sobre gerar a conectividade com serviços que sejam do interesse do público, com o uso da persona. Não se preocupe, deixa que a gente faz isso para você! Vem para a Tutto App!
2 Comments
Comments are closed.
[…] surte o efeito esperado quando é bem planejada e direcionada. Se não há um público-alvo ou uma persona definida, fica muito difícil atingir o objetivo. E não há outra forma de conhecer o seu público se não […]
[…] comuns dos seus clientes e saiba exatamente quais são os desejos e necessidades dele. Montar uma persona te dará uma direção mais precisa do que fazer para […]