A exigência dos novos clientes e a necessidade de atrai-los são dois pontos bem difíceis, isso por que, tornam a posição do salão de beleza delicada. Contudo, caso você tenha as ferramentas certas, este não é um plano impossível.

Com a pesquisa de satisfação você torna tudo mais simples, pois pontos importantes como o que o cliente deseja, valores e concorrências, tudo isso aliado a satisfação, podem ser estudado, sendo uma vantagem para os salões que a fazem.

Por isso, vamos conversar com você sobre estas vantagens e como você pode utilizar a pesquisa de mercado para te ajudar.

O que é a pesquisa de satisfação?

Primeiramente, esta é uma questão que deve ser respondida, isso por que, caso não seja e restem dúvidas sobre o que é a pesquisa de satisfação, nenhum dos nossos ensinamentos valerá a pena.

A pesquisa de satisfação se trata de uma ferramenta que as empresas podem utilizar para saber um pouco mais sobre o feedback do seu cliente, ou seja, sobre o que o cliente achou do seu trabalho.

Mas por que se preocupar com a satisfação do cliente?

Esta é uma pergunta que é extremamente feita e existem vários motivos que justifiquem esta preocupação, tais como:

  • Propaganda boca a boca

A propaganda boca a boca é um meios de marketing offline mais eficientes, isso por que a boa experiência de um cliente é contada para um cliente em potencial que faz com que esta boa imagem chegue a mais lugares.

Assim como, se a experiência for negativa, ela também chegará aos ouvidos dos clientes em potencial, fazendo com que este desista de ir até o seu salão.

  • Fidelização

Fidelizar é fundamental, por isso é importante se preocupar coma satisfação do cliente. Sabemos que conquistar novos clientes é importante, mas fidelizar sai mais em conta e ainda melhora a sua receita.

Caso o cliente não fique satisfeito, é possível que este não volte ao seu salão, fazendo com que mais recursos sejam gastos para atrair outros clientes.

  • Preparação

Se preparar para tudo na vida é preciso, no seu salão também é necessário e nisso a pesquisa de satisfação pode te ajudar.

Através dela você saberá se o cliente gostou ou não do que recebeu, tendo a oportunidade de melhorar as suas ferramentas para que o erro não volte a ocorrer.

Como estruturar uma pesquisa de satisfação?

Como vimos, existem motivos bem convincentes para que a pesquisa de satisfação seja um item obrigatório na lista do seu salão.

Com isso, Vendo a sua importância, vamos te dizer alguns passos que você pode seguir para aplicar a sua pesquisa de satisfação.

  • Net Promoter Score

Popularmente conhecido como NPS, este é um método muito utilizado, nele você atribui um score, de 0 a 10 ao atendimento, sendo 0 para muito ruim e 10 para excelente.

Esta pode ser aplicada no serviço, atendimento ou produto, ela é comumente utilizada no meio do telemarketing.

  • Questionário de satisfação do cliente

Este pode ser feito de forma presencial ou online e nele o cliente tem livre espaço para falar sobre o que achou do produto ou serviço que adquiriu.

  • Questionário de atendimento ao cliente

Este é um tipo de questionário criado para mensurar o desempenho e a eficiência da equipe que atendeu o cliente. Para que ele chegue ao seu objetivo, é fundamental ter o máximo de respostas possíveis, portanto, faça-o quando o cliente se mostrar disposto.

  • Pesquisa de satisfação com produtos e serviços

Este tipo de pesquisa é feito para avaliar o que o cliente achou sobre o produto ou serviço que foi adquirido, deixando d elado a equipe de atendimento.

Normalmente, as opções do questionário para resposta são “Empresa confiável”, “Produto exclusivo”, etc.

Nós da Tutto sabemos da importância que a pesquisa de mercado tem por isso estamos sempre ligados no que vocês acham do nosso trabalho. Por isso, fique à vontade para conversar conosco e dar a sua opinião!

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