Com o passar do tempo o modo de comprar se modifica, observe: Em anos antes, era comum que os clientes preferissem comprar itens de forma presencial, em lojas físicas e, para que a venda fosse feita, existia uma estratégia para o sucesso.

Entretanto, o tempo passou e a opção de compra se alterou mais uma vez, agora, graças ao que o mundo vem passando desde o ano de 2019 e as restrições de aproximação, as vendas online se tornaram uma opção plausível, sendo até mesmo a maior das preferências, pela comodidade e rapidez que oferece.

Contudo, é importante que você note que, para que as estratégias de venda deem certo, é imprescindível saber quais ferramentas utilizar e é por isso que hoje conversaremos sobre multichannel, omnichannel, crosschannel e as tendências do varejo.

O que é o modelo multichannel?

Então, para começar a entender melhor sobre o assunto, te explicaremos o que é esse modelo e em seguida algumas das suas vantagens.

O modelo multichannel ou apenas multi se utiliza mais de um canal de vendas, fazendo com que o vendedor possa escolher realizar as suas vendas por meio online utilizando o e-commerce, telefones, aplicativos como a Tutto App, por exemplo, ou através da loja física que é um meio mais tradicional e conhecido.

De forma simples, quando a empresa tem mais de um canal de venda, ou seja, ela vende através de aplicativo e loja física, por exemplo, ela pode ser considerada multichannel.

  • Vantagens de ser multichannel

A mais importante é o aumento do alcance, isso por que as pessoas têm buscado o meio mais simples para realizar as suas compras, podendo ser eles o que mais estiver ao seu alcance.

Além do mais, ser uma empresa multichannel faz com que você possa transformar o seu atendimento, tornando-o mais acessível e diversificado.

  • Impasses de ser multichannel

Assim como qualquer outro tipo de sistema, é possível encontrar impasses. Podemos citar dois principais que seria a dificuldade para o controle de estoque e o conhecimento da porcentagem de venda que pode ficar flutuante, pelo fato de existir mais de um canal de vendas.

O que é o modelo Crosschannel?

Como falamos do multichannel, vamos para o crosschannel, popularmente conhecido como a evolução do modelo que falamos anteriormente.

Ele oferece mais de uma opção de canal de compra, mas a sua diferença é que, se torna possível o redirecionamento, fazendo com que as plataformas de venda não sejam concorrentes, mas sim complementares.

Um bom exemplo que podemos dar é o seguinte, o seu cliente vê o seu produto anunciado no instagram, mas prefere finalizar a compra no seu site, no momento em que desejar.

  • Vantagens de ser crosschannel

Esta estratégia de venda visa que o consumidor se sinta cada vez mais confortável, escolhendo em qual local finalizará a sua compra, se terá ajuda de vendedores ou não, se fará naquele momento ou não.

  • Impasses de ser crosschannel

Um dos maiores e que pode mais dar trabalho é a eliminação dos atritos entre os canais, isso por que no crosschannel a mudança de um canal para o outro deve ser fluída, sem dores de cabeça para o cliente.

O que é o modelo omnichannel?

Por último, mas não menos importante falaremos sobre o omnichannel. Ele se trata da presença de uma empresa em todos os canais de venda possíveis. Podemos citar entre as possibilidades: lojas físicas, online, sites, redes sociais, e marketplace, por exemplo.

Um exemplo do omnichannel são bares e restaurantes que deixaram de ter cardápio físico, mas que utilizam o QR Code para que os seus clientes tenham acesso as opções da casa e aos valores, sem que barreiras existam.

Também podemos citar com exemplo o cliente que inicia o processo de compra conversando pela rede social, passa na loja física para ver o produto mas finaliza a compra pelo aplicativo para receber via delivery, e o ponto mais importante, o vendedor consegue identificar o mesmo cliente por todos esses pontos de contato que ele teve interação com o produto.

  • Vantagens de ser omnichannel

A maior de todas é a unificação da estratégia de venda, fazendo com que o marketing esteja plenamente sincronizado com as demais áreas da empresa.

  • Impasses de ser omnichannel

A maior delas pode ser o custo, pois esta é a opção mais tecnologia e que pode custar mais para que haja uma integração sem atritos.

Agora que você já conhece estas estratégias, estude o seu público e as possibilidades, para que o investimento seja feito de forma assertiva e que tenha o tão esperado lucro. E, ah, não esqueça que a Tutto App pode te ajudar!

One Comment

  1. […] Omnichannel é, basicamente, uma estratégia de integração de canais on-line e offline que tem como objetivo garantir uma experiência positiva ao cliente, fortalecendo e estreitando o relacionamento entre ele e a marca. […]

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