Conheça 5 tendências no varejo para vender mais

Aumentar as vendas e alcançar novos clientes é o principal objetivo de qualquer varejista, independentemente da área de atuação.

Mas com o mercado em constante desenvolvimento, nem sempre é fácil atrair pessoas para a loja física e vender mais. Entretanto, essa não é uma tarefa impossível!

Todos os anos o mercado evolui, novidades são colocadas em prática e novas tendências são implementadas no varejo, principalmente depois da pandemia da Covid-19, quando os lojistas precisaram se reinventar para incentivar o público a comprar novamente.

E, embora a era digital venha ganhando cada vez mais força e espaço, é possível aderir algumas tendências e aplicá-las também na loja física, proporcionando a melhor experiência ao consumidor e se destacando entre os demais estabelecimentos.

Para te ajudar, nós selecionamos 5 tendências no varejo para alavancar o seu negócio. Confira quais são elas e coloque-as em prática a partir de agora!

1. Produtos e serviços no mesmo ambiente

Com as lojas online ganhando cada vez mais destaque, as lojas físicas precisam estar à altura para não perder os clientes que costumam ir até o local. Pensando nisso, uma das formas atrair mais pessoas e vender mais é unindo produtos e serviços em um único lugar.

As lojas colaborativas – como são chamados os negócios que atuam no mesmo ambiente – vêm crescendo nos últimos anos e se tornando uma forma eficiente de atrair consumidores para os espaços físicos.

Imagine um salão de beleza com uma lanchonete para que as clientes possam comer enquanto aguardam. Ou uma barbearia que possui sala de jogos e um bar. Ou ainda uma cafeteria que oferece cursos de capacitação para os amantes de café.

Essas ideias já existem e estão fazendo bastante sucesso. Agora, cabe a você soltar a imaginação, encontrar uma empresa que tenha um propósito parecido com o seu e aplicar essa tendência no seu negócio!

2. Uso de tecnologia e dados

Não é porque você tem uma loja física que não pode estar presente no mundo digital também. Na verdade, você DEVE estar lá e usar todas os benefícios do avanço tecnológico a favor do seu negócio.

Uma das formas de entender bem o seu público-alvo é através da captação e uso de dados, com a ajuda da tecnologia. Pois, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o investimento pode ser mínimo e os benefícios são imensos.

Algumas formas de captar esses dados são:

  • Oferecer wi-fi gratuito em troca do preenchimento de um pequeno formulário online;

  • Dar a opção de comprar pelo site e retirar na loja;

  • Disponibilizar um QR Code na loja com informações relevantes;

  • Fazer pesquisas online de satisfação, etc.

Com os dados em mãos, você saberá exatamente tudo o que a sua persona precisa e o que deve fazer para cativá-la ainda mais.

E depois que as informações estiverem bem organizadas, vai ficar muito mais fácil montar estratégias para atrair clientes e vender mais na sua loja física.

3. Canais de venda

Um dos segredos para vender mais é estar presente no meio digital, mesmo quando o foco principal é a loja física. Disponibilizar outros canais de venda é uma forma eficiente de ser visto e se comunicar com um grande número de pessoas.

Não é à toa que grandes varejistas têm centenas de lojas espalhadas por todo o Brasil, mas também oferecem diferentes canais de vendas online.

Invista em um e-commerce, esteja nas principais redes sociais, entre em um marketplace e aposte em aplicativos de vendas. Na Tutto App, por exemplo, você consegue divulgar e vender os seus produtos e serviços de forma simples, sem precisar desembolsar um valor fixo por mês.

Estar presente em diferentes canais é uma tendência que vem se estabelecendo cada vez mais e pode ser a solução que faltava para aumentar as suas vendas.

4. Seja um consultor

Vender é muito mais do que oferecer produtos, receber pagamentos e dar troco. Vender também é resolver problemas, encantar pessoas e fidelizar clientes!

O seu papel enquanto proprietário de uma loja é entender as necessidades do seu público, conhecer bem os produtos e mostrar porque eles são importantes. Um bom lojista deve ir além do básico e focar na experiência do consumidor.

Ser um consultor é entender o cliente precisa, entregar uma solução certeira e prestar a assistência necessária. E isso não vale apenas para o dono, é essencial que os funcionários estejam alinhados com esse propósito e se tornem verdadeiros consultores.

5. Use e abuse dos vídeos

De acordo com o estudo Inside Video, lançado pela Kantar IBOPE Media, 99% dos internautas costumam assistir vídeos em diferentes plataformas. O estudo aponta ainda que 72% deles os assistem nas redes sociais.

Seguindo a mesma linha, uma pesquisa divulgada pela Wyzowl, em 2021, mostrou que 69% das pessoas preferem aprender sobre um produto ou serviço assistindo a um vídeo curto do que por texto ou em outro formato.

Levando isso em consideração, não podemos negar que conteúdos em vídeo são importantes para ajudar a vender mais, já que conseguem prender a atenção dos usuários e atrair pessoas da internet para a sua loja.

O Reels do Instagram e o TikTok são plataformas ideais para esse tipo de conteúdo, pois envolvem vídeos curtos e atingem milhões de pessoas diariamente.

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