Conheça os 7 gatilhos mentais mais poderosos para vender mais

Obter sucesso nos negócios e aumentar as vendas não é tão simples, mas também não é impossível. Com as estratégias certas, é possível conquistar novos clientes, vender mais e convencer as pessoas de que a sua empresa é a melhor de todas.

Você já ouviu falar em gatilhos mentais? Talvez não saiba exatamente a definição, mas – com certeza – já foi impactado por algum deles pelo menos uma vez na vida.

E a boa notícia é: eles podem ser o que falta para que as suas estratégias de vendas e campanhas de marketing deem certo.

Quer saber o que são esses gatilhos e como eles podem impulsionar o seu negócio? Continue conosco e aprenda a colocá-los em prática desde já!

O que são gatilhos mentais?

Gatilhos mentais são estímulos que incentivam o cérebro a tomar decisões rápidas, por impulso ou de forma inconsciente. Talvez você nunca tenha percebido, mas é comum que qualquer pessoa tome decisões ou faça escolhas de forma automática, sem nem pensar sobre.

Sabendo que os gatilhos mentais podem facilitar algumas escolhas que são tomadas pelo consumidor, é possível elaborar estratégias que o incentive a comprar os produtos e/ou serviços que você tem a oferecer. Afinal, eles já são utilizados em campanhas de marketing de pequenas e grandes empresas.

Com as técnicas corretas para acionar os gatilhos, você consegue se conectar melhor com os consumidores, conquistar novos clientes e, consequentemente, vender mais.

Os 7 gatilhos mentais para vender mais

Há dezenas de gatilhos mentais que podem ser usados em estratégias de vendas. Porém, é necessário usá-los com responsabilidade e realmente cumprir o que promete. Não é legal apelar para os gatilhos apenas para atrair consumidores.

Para te ajudar, separamos os 7 melhores gatilhos mentais que podem ser usados para aumentar ainda mais as suas vendas!

1. Escassez

A escassez é um dos gatilhos mentais mais utilizados nas estratégias de vendas e ele realmente funciona bem. O objetivo é mostrar que um produto ou serviço está acabando e fazer com que as pessoas decidam comprá-lo rapidamente.

Exemplo: Se você anuncia que restam apenas 2 peças do vestido X, provavelmente, aquela pessoa que já estava “namorando” ele há bastante tempo vai resolver comprá-lo nesse momento, antes que ele acabe.

2. Urgência

O gatilho mental da urgência é muito parecido com o da escassez e funciona basicamente da mesma forma. A intenção é despertar o senso de urgência no consumidor e indicar que ele precisa realizar a compra em um período determinado.

Exemplo: Fazer contagem regressiva das horas que faltam para acabar uma promoção ou criar um alerta dizendo que resta apenas um dia para fechar as vendas de algum serviço.

3. Reciprocidade

Sabe aquele período de teste grátis que muitos serviços de streaming oferecem no primeiro mês de uso? Provavelmente, a intenção é acionar o gatilho da reciprocidade.

Nesses casos, é como se o cliente assinasse o serviço depois do período grátis para retribuir o “presente” dado.

Exemplo: Você disponibiliza um cupom com um percentual de desconto e, em troca, pede que o usuário assine a newsletter do seu site.

4. Novidade

Muita gente adora comprar uma coisa antes da maioria das pessoas, não é mesmo? É aí que o gatilho mental da novidade pretende tocar.

Essa é uma das formas de estimular a curiosidade dos consumidores e fazer com que eles sintam vontade de ter acesso ao “novo” que está sendo oferecido.

Exemplo: Uma empresa que vende cursos anuncia uma atualização do conteúdo com as tendências do ano que está para começar. Como: de manicure, de técnicas de vendas, de marketing, de bolos, etc.

5. Prova Social

Provavelmente, você já assistiu a um filme ou uma série só porque todo mundo do seu trabalho, da sua família ou das suas redes sociais estavam comentando, certo? É a ilustração perfeita para o gatilho da prova social. É como se a pessoa precisasse ter ou ver algo para se sentir parte de determinado grupo.

Exemplo: Uma pessoa vende um produto e incentiva o cliente a postar uma foto com ele, marcando a loja nas redes sociais. Por sua vez, a empresa vai repostando e outras pessoas sentem a necessidade de comprar para aparecer ali também.

6. Exclusividade

O gatilho da exclusividade consegue atrair muita gente simplesmente pelo fato de oferecer o que poucas ou nenhuma outra pessoa tem. O objetivo é mostrar para determinado cliente que, de alguma forma, ele é diferente dos outros.

Exemplo: Oferecer um brinde personalizado aos clientes que fizerem um valor X em compras na loja.

7. Autoridade

O gatilho da autoridade é um pouco mais difícil de aplicar, mas quando a empresa consegue, atinge resultados muito positivos. Diferente dos outros, ele precisa ser construído aos poucos. Para que dê certo, é preciso que o cliente se sinta convencido de que a sua empresa, o seu produto ou os seus serviços são os melhores.

Exemplo: Uma empresa que dá dicas, faz vídeos explicativos, mostra a opinião positiva de outros clientes ou disponibiliza conteúdos que comprovem a importância ou a eficácia do produto que está vendendo.

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