Conheça as 3 fases que todo empreendedor de e-commerce passa

Gerenciar um e-commerce pode ser um pouco menos trabalhoso do que uma loja física, porém, não é tudo tão simples quanto parece. Assim como em qualquer negócio, os empreendedores de lojas virtuais também passam por fases de amadurecimento. Conheça quais são elas!

Pode parecer que não, mas até os maiores e-commerces de sucesso passaram por algumas etapas importantes para chegar onde estão. A rede de varejo Casas Bahia, por exemplo, começou com o dono vendendo produtos de porta em porta, depois inaugurou a primeira loja e hoje está entre as maiores varejistas do país.

Certamente, para chegar onde chegou, o empreendedor responsável por fundar a rede teve que passar por estágios importantes. Quer saber em qual fase o seu negócio está e até onde ele pode chegar? Continue conosco neste artigo!

3 fases de um e-commerce

Dependendo do ramo de atuação e de como o negócio está desenrolando, um e-commerce pode passar por diversas adversidades, barreiras, conquistas e vitórias. Porém, podemos dividir os acontecimentos em três fases importantes: infância, adolescência e maturidade, assim como os seres humanos.

Entenda um pouco mais sobre cada uma delas e quais são os erros cometidos mais comuns:

Fase 1: Nascimento e infância

Como você deve imaginar, a primeira fase é aquela em que o empreendedor decide tirar os planos do papel e colocar em prática. Normalmente, nessa etapa, é muita coisa para pouca gente, e isso pode assustar um pouco.

Criação do site, aumento de estoque, cadastro em transportadoras, foco no atendimento e muitos outros fatores acabam entrando na “checklist de preparação” para o nascimento de um e-commerce.

É comum que alguns lojistas decidam fazer tudo (ou quase tudo!) sozinho para reduzir o valor inicial investido, mas isso pode ser um erro, já que ninguém consegue dominar todos os assuntos ao mesmo tempo.

Como na infância de uma pessoa, um e-commerce precisa de ajuda e o dono também. Erros podem acontecer com frequência e isso é normal! Entretanto, quando se tem ajuda é muito mais fácil de lidar. Então, não abra mão de ter uma equipe, mesmo que ela seja muito pequena.

Fase 2: Adolescência

Na segunda fase, as coisas já estão bem mais encaminhadas e muitas delas ficam andando seguramente nos trilhos. Normalmente, o dono do empreendimento ainda está experimentando novidades, mas ele já entende que algumas delas precisarão de mais tempo para dar certo e outras, realmente não darão.

Na maioria das vezes, é só nesse momento que o lojista percebe que nunca conseguiria dar conta de tudo sozinho e, por isso, outras pessoas – profissionais com experiência – começam a participar e contribuir para que o e-commerce cresça e consiga andar de forma mais independente.

É na adolescência também que acontecem as maiores mudanças e, quando tudo ocorre bem, os resultados são incríveis. Um erro comum nessa fase é não refletir sobre o que deu errado. E, sem analisar de fato o que precisa ser mudado, não tem como acontecer a evolução.

Fase 3: Maturidade

Sabe aquele momento em que tudo está caminhando bem, onde a maioria dos problemas encontrados já tem solução e as metas finalmente estão sendo alcançadas? São esses fatores que marcam a fase mais madura de um e-commerce. Ou seja, quando ele funciona perfeitamente sem precisar que o dono participe de todas as etapas.

Entretanto, chegar nessa fase não é algo simples e nem acontece de um dia para o outro. Dependendo de como o negócio está sendo gerenciado, pode levar anos até que ele chegue à maturidade e esteja realmente estável.

Dentre outros fatores, alguns que são extremamente importantes para que o empreendimento chegue a esse patamar são:

  • Uma equipe confiável e capacitada;

  • Clientes fiéis e satisfeitos;

  • Investimento em inovação, tecnologia e em novas ferramentas de gestão;

  • Atualização de produtos e/ou serviços.

Conclusão

Outro ponto importante para que seu e-commerce alcance o sucesso é a plataforma que você utiliza para fazer vendas. De nada adianta estar no online e não aproveitar todas as oportunidades que ele pode proporcionar.

Caso o seu negócio esteja em alguma dessas fases e você deseja que ele evolua ainda mais, entre em contato com a Tutto App e saiba como as suas vendas podem aumentar a partir de hoje. Ela é um marketplace hiperlocal que liga você aos melhores clientes com apenas alguns cliques. 

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