Dicas de marketing digital para pequenas empresas

Muito se fala sobre marketing digital, mas nem todas as pessoas entendem a sua real importância. Principalmente para as micro e pequenas empresas.

No geral, alguns empreendedores têm a impressão de que, para gerar resultados, as campanhas precisam de grandes investimentos. Mas não é bem assim que funciona! O marketing digital consegue gerar bons resultados até em negócios que ainda estão em fase de crescimento e contam com um orçamento pequeno para comunicação.

Quer saber como? Neste artigo, você vai aprender o que é, qual a importância e como colocar as estratégias em prática!

O que é marketing digital?

Marketing digital nada mais é do que um conjunto de ações e estratégias realizadas no ambiente virtual com a intenção de divulgar produtos, atrair clientes, aumentar a visibilidade de determinada empresa, etc. 

É basicamente o marketing tradicional, mas com uma mediadora que facilita a comunicação: a tecnologia.

Neil Patel, um dos maiores nomes do marketing digital do mundo, o define como:

“táticas digitais que negócios (ou pessoas) utilizam para atingir seus objetivos de marketing”.

Segundo ele, essas táticas possuem três finalidades principais:

  • Adquirir novos clientes;
  • Desenvolver uma marca;
  • Se conectar com o público-alvo.

Importância do marketing digital para micro e pequenas empresas

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o marketing digital não é importante apenas para as grandes empresas, mas também para as micro e pequenas. Na verdade, ele se tornou uma estratégia essencial para qualquer negócio, independentemente do tamanho e do nicho de atuação.

O motivo é simples: o marketing digital é a melhor alternativa que as empresas têm para se destacar, conquistar novos clientes e atingir alguns dos principais objetivos de qualquer marca.

Outros benefícios importantes do marketing e que podem ajudar muito no desenvolvimento de micro e pequenas empresas são:

  • Aumentar a presença online;
  • Mais alcance e visibilidade;
  • Ganhar autoridade;
  • Gerar engajamento;
  • Fidelizar clientes;
  • Atingir mais precisamente o público-alvo;
  • Ter resultados mensuráveis.

6 dicas de marketing digital para MEI e pequenas empresas

Entendeu a importância do marketing digital para as micro e pequenas empresas? Então, chegou a hora de colocar a mão na massa e se destacar! Nós selecionamos algumas dicas de sucesso para você colocar em prática no seu negócio. Confira quais são!

1. Defina claramente seus objetivos

Essa é uma dica essencial e que precisa ser levada em consideração já nos primeiros passos da sua estratégia de marketing digital. Como dissemos, ele contribui para atingir diferentes objetivos, então, defina quais são os da sua empresa.

Só com os propósitos bem definidos é possível desenvolver métodos que realmente gerem bons resultados.

2. Planeje-se

Um bom planejamento também não pode ser deixado de lado. Afinal, não dá para sair postando conteúdos, fazendo promoções ou divulgando vários produtos aleatoriamente. É preciso planejar todas as ações para que os objetivos sejam realmente alcançados no final.

Também vale destacar que alguns projetos precisam ser pensados a longo prazo. Por exemplo: se a sua intenção é investir em um blog, os resultados não virão em poucos dias. É preciso ter constância, dedicação e paciência.

3. Converse o público-alvo

Defina bem o seu público-alvo, crie uma persona e a utilize como base para criar suas estratégias. Dessa forma, há muito mais chances de todas elas darem certo.

Caso a sua audiência seja as pessoas do seu bairro, por exemplo, o ideal é apostar em métodos que envolvem marketing hiperlocal. No fim, a intenção é direcionar as campanhas para atrair quem realmente pode estar interessado em comprar os seus produtos ou usufruir dos seus serviços.

4. Foque nas redes sociais

Engana-se quem pensa que as redes sociais são apenas um passatempo ou uma forma de se divertir. Elas têm se tornado cada vez mais essenciais, principalmente para os pequenos negócios.

Pense em quantas vezes você seguiu o perfil de um estabelecimento para acompanhar promoções, novidades e conteúdos legais. Seu objetivo agora é ver as redes como uma oportunidade profissional.

Dá para investir em anúncios, interagir com os clientes, se aproximar do público-alvo e medir os resultados.

5. Ofereça conteúdo, não apenas produtos

O marketing de conteúdo também pode contribuir com as estratégias de marketing digital. Porém, é preciso ir além do “divulgar produtos”.

Nesse caso, o foco deve ser a postagem de conteúdos relevantes e que, de fato, ofereçam algum valor para quem acompanha a sua empresa. Pode ser por meio de textos, vídeos, e-books, etc. Mas sempre com informações que realmente interessem.

6. Invista em parcerias

Investir em ações conjuntas e firmar parcerias com outras empresas do seu ramo também pode dar muito certo. O intuito é atrair novos olhares, conquistar mais clientes e aumentar o alcance. 

Para isso, é necessário pensar em táticas que proporcionem benefícios para as duas empresas. Portanto, encontre negócios que tenham os mesmos propósitos que o seu, busque inspirações e coloque a mão na massa!

Gostou do conteúdo? Confira mais artigos no Tutto Blog e saiba como o seu negócio pode crescer cada vez mais!

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