
Quer saber quais são os prós e contras de implementar o agendamento online na sua empresa? Nós selecionamos os pontos positivos e negativos para você decidir se deve ou não investir. Confira!
A tecnologia chegou para ficar e está presente no dia a dia das empresas de todos os ramos. O número de compras online aumentou, a internet virou parte da rotina dos brasileiros e as lojas virtuais se tornaram ainda mais vantajosas.
Somado a isso, a pandemia que atingiu o mundo drasticamente mudou a forma das pessoas consumirem os produtos e serviços. Novas tendências surgiram e vêm se atualizando dia após dia.
O agendamento foi uma das novidades que chegou para ficar e tem tudo para dar certo. Inclusive, é uma das tendências para o mercado de estética em 2022. Mas como nem tudo é perfeito, esse modelo também possui alguns pontos negativos que podem ser prejudiciais para o seu negócio.
Descubra quais são os prós e os contras do agendamento online e analise se vale ou não a pena implementar essa novidade na sua empresa!
Vantagens do agendamento online
Se você souber usá-lo corretamente, o agendamento online pode ser o diferencial da sua empresa e atrair bem mais clientes e vendas.
E para que você não tenha dúvidas ao fazer a escolha, confira as vantagens de oferecer agendamento online!
- Gerenciamento facilitado
Com o agendamento, fica muito mais simples gerenciar os horários, os atendimentos e dividir as tarefas. Independentemente do ramo de atuação da sua empresa. Não será preciso lidar com desistências, filas muito grandes ou pedidos em cima da hora. Tudo poderá ser planejado de forma simples e segura.
- Funciona 24 horas por dia
Os aplicativos e plataformas responsáveis por fazer os agendamentos não precisam de funcionários para operar. Por isso, funcionam 24 horas por dia. Diferente do agendamento por telefone, por exemplo.
Nessa modalidade, o cliente faz o agendamento quando tiver tempo. Em qualquer horário do dia e qualquer dia da semana.
- Mais comodidade
Mesmo que a sua empresa costume atender todas as pessoas que buscam atendimento, o cliente pode se sentir inseguro de chegar ao estabelecimento sem aviso e não conseguir ser atendido.
Mas com o agendamento, ele pode garantir o produto ou serviço de forma simples e com horário definido.
- Menos aglomeração
Depois da pandemia, um dos pedidos mais importantes é: “evitem aglomerações”. Por isso, muitos órgãos e empresas passaram a agendar os atendimentos para evitar filas e muitas pessoas no local ao mesmo tempo. Essa medida não só ajuda no controle do vírus como também dá mais segurança aos clientes.
Desvantagens do agendamento online
Contudo, como nem tudo são flores, também há alguns pontos negativos no agendamento online. Ou seja, pode ser que ele não se encaixe tão bem na sua empresa.
Quer saber o que pode dar errado? Confira as desvantagens do agendamento online!
- É preciso estar sempre conectado
Como o próprio nome sugere, o agendamento online demanda conexão com a internet. E esses acessos precisam ser frequentes. Só conectado vai ser possível acompanhar e gerenciar os agendamentos de forma efetiva e sem causar problemas aos clientes.
- Mais tempo de adaptação
Embora a tecnologia esteja cada vez mais presente na vida das pessoas, nem todo mundo tem muita afinidade com ela. Pode ser que a funcionária que recepciona os clientes e/ou faz os agendamentos por telefone demore um pouco para aprender a mexer e lidar com a plataforma.
- Nem todos os clientes têm acesso
Da mesma forma que os funcionários da empresa podem demorar para se adaptar, os clientes também podem. Isso porque nem todos têm acesso a esse tipo de recursos ou sabem como usá-lo. Nesses casos, o ideal é manter mais de um canal para simplificar os agendamentos.
- Plataformas ruins
Talvez os donos das empresas sintam alguma dificuldade para encontrar uma plataforma que seja benéfica tanto para os clientes quanto para os funcionários. E até encontrar a ideal pode levar algum tempo. Para não lidar com isso, o mais recomendado é pesquisar bastante e optar por uma marca confiável.
Conclusão
Antes de decidir se o agendamento online é ou não a melhor solução para a sua empresa, o ideal é avaliar os prós e os contras, adaptando as situações para o seu negócio. Afinal, nem tudo o que dá muito certo em uma marca, também dará na outra.
E, se depois de analisar, você definir que o agendamento online pode ser uma boa alternativa para a sua marca, aposte na estratégia. A Tutto App oferece um excelente sistema de agendamento para potencializar as suas vendas e garantir uma experiência ainda mais completa para os seus clientes. Não deixe de conferir!