Quais são os benefícios do quick commerce?

Com o passar do tempo, os hábitos de consumo mudam e, naturalmente, as empresas e o mercado de varejo precisam se adaptar a eles para atender as demandas e as necessidades dos consumidores. E foi justamente por esse motivo que o quick commerce surgiu!

O objetivo principal dessa modalidade é agilizar a entrega das compras feitas online, já que esse se tornou um fator extremamente importante para o cliente na hora de decidir onde comprar. Quanto mais rápido os produtos chegarem, maiores as chances de ser escolhido.

Quer saber quais são os benefícios do q-commerce e por que ele tem grandes chances de se estabelecer em um futuro próximo? Nós te contamos neste artigo. Confira!

O que é o quick commerce?

Também conhecido como q-commerce, o quick commerce significa, em português, “comércio rápido”. Em linhas gerais, a sua proposta é entregar os produtos de forma mais rápida.

Ele é considerado a 3ª geração do comércio (vindo depois do tradicional e do e-commerce) e o seu principal objetivo é oferecer a possibilidade de uma entrega ainda mais rápida do que as que são feitas atualmente. Levando apenas entre 30 e 60 minutos para chegar na casa dos clientes.

Outros fatores que fazem parte do q-commerce são: funcionamento contínuo, depósitos estrategicamente posicionados, software mais recente, logística flexível e agilidade em todo o processo de compra.

Quais são os benefícios do q-commerce?

Como você deve imaginar, o quick commerce oferece várias vantagens e, por isso, tem grandes chances de se destacar cada vez mais. Separamos os 6 principais benefícios da modalidade que indicam o porquê de tanto sucesso!

  • 1. Rapidez

O tempo de entrega é, com certeza, o maior diferencial do q-commerce. Produtos que normalmente levariam dias para chegar, passam a serem entregues na casa dos clientes em questões de minutos ou, no máximo, em algumas horas.

Entretanto, isso só é possível graças aos negócios que seguem a tendência do hiperlocal, como é o caso da Tutto App. De forma simples, ela conecta clientes e estabelecimentos que estão próximos. Assim, o processo de compra é muito rápido e os produtos podem chegar até o cliente em cerca de 60 minutos.

  • 2. Mais praticidade

A praticidade também entra na lista de vantagens do quick commerce por um motivo simples: a modalidade facilita (e muito!) a vida dos consumidores.

Imagine que você precisa comprar alguns produtos para a sua casa no fim de semana. Para resolver o problema, você tem duas alternativas:

Ir até o mercado, procurar todos os itens e enfrentar a fila do caixa;

Pegar o celular, escolher todas as mercadorias sem sair de casa e esperar elas chegarem.

A segunda alternativa é muito mais prática e facilitaria muito a sua vida, certo? É exatamente assim que os clientes pensam ao escolherem o q-commerce.

  • 3. Não tem pausa

Diferente de uma loja física, no quick commerce o funcionamento é 24 horas por dia, 7 dias por semana. As vendas não são impactadas pela pausa para o almoço, imprevistos ou pelo fim do expediente. Tudo funciona mesmo nos horários em que nenhum estabelecimento está mais aberto.

Claro que em algumas ocasiões será preciso optar pelo agendamento da entrega. Mas ele poderá ser feito a qualquer momento e em qualquer horário.

  • 4. Há mais pedidos com menos produtos

Normalmente, os clientes que optam por essa modalidade não fazem grandes compras ou escolhem muitos produtos. Nesses casos, as pessoas acabam comprando menos, mas com uma frequência maior.

Por exemplo: itens emergenciais, alimentos de refeição individual, ingredientes específicos, remédios, etc.

Ou seja, nada de compras do mês ou uma lista enorme de produtos. O foco é em pedidos pontuais e frequentes.

  • 5. Solução simples e barata

Embora seja bem mais vantajoso, o quick commerce não é algo caro e inalcançável. Muito pelo contrário. Graças às tecnologias mais recentes, é bem simples optar por essa modalidade de comércio. Basta ter um smartphone na palma das mãos e dar apenas alguns toques.

E pela proximidade e uma logística facilitada, os custos tendem a ser bem menores do que uma entrega que demoraria dias para chegar até o consumidor.

  • 6. Mais proximidade com o futuro

Da mesma forma que o e-commerce não substituiu totalmente o comércio físico, o q-commerce também não deve substituí-lo. De acordo com a plataforma EduMe, ele deve fornecer uma solução complementar, já que os varejistas não conseguem acompanhar tão rapidamente as mudanças das formas de consumo.

Contudo, os quick commerce aproximam ainda mais as empresas e os consumidores do futuro e dos hábitos que só tendem a evoluir.

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