
A categoria de “alimentos e bebidas” foi a que mais contribuiu para o crescimento do e-commerce em 2021. Os dados foram divulgados na 45ª edição do Webshoppers realizado pela plataforma NielsenIQ Ebit.
Além disso, houve também um aumento considerável no valor total das vendas do comércio eletrônico durante o ano. Isso quer dizer que os canais digitais vão continuar se destacando e podem crescer ainda mais com o passar dos anos.
Ficou curioso para saber os dados mais importantes sobre o e-commerce em 2021? Nós trouxemos todos os detalhes neste artigo. Confira!

A categoria de alimentos e bebidas se destaca!
De acordo com a 45ª edição do Webshoppers realizado pela NielsenIQ Ebit, a categoria de alimentos e bebidas teve um crescimento expressivo e ganhou importância no ano de 2021. Quando comparado ao mesmo período do ano anterior (em 2020), o grupo registrou um aumento de 107%.
No relatório, há algumas subcategorias dentro da categoria de alimentos e bebidas. Dentre elas, estão: vinho, cerveja, café, complemento alimentar, chá, whisky, leite, chocolate em barra e outros doces.
E segundo a plataforma de conteúdo Meio e Mensagem, a maior expansão de vendas foi dada na seguinte ordem: hortigranjeiros (119,4%), sobremesas & confeitaria (50,8%), bomboniere (48,9%), matinais (29,2%) e mercearia (22,7%).
Outras 10 categorias que registraram crescimento, de acordo com os dados da NielsenIQ Ebit, foram:
Outros dados importantes sobre o e-commerce
O Webshoppers da NielsenIQ Ebit também trouxe outros dados muito interessantes sobre o desempenho do e-commerce no Brasil em 2021.
Essas informações são importantes porque identificam as mudanças no comportamento dos consumidores e as próximas tendências do mercado, além de auxiliar no desenvolvimento e nas estimativas. Portanto, se você é um empreendedor ou está pensando em abrir um comércio eletrônico, é preciso ficar sempre atento.
O principal destaque do relatório é que o e-commerce brasileiro registrou um crescimento de 27%. Durante todo o ano, foram vendidos R$ 182,7 bilhões. Em 2020, o valor total foi de R$ 143,6 milhões.
Segundo a pesquisa, o impulso veio principalmente nos quatro primeiros meses do ano, já que registraram aumentos de: 65% (janeiro), 64% (fevereiro), 75% (março) e 47% (abril). Nos outros oito meses, o crescimento foi menor, variando de 6% a 29%.
Outro destaque é em relação à quantidade de novos consumidores, os new shoppers. Cerca de 12,9 milhões de pessoas começaram a comprar no e-commerce em 2021. Com isso, o número total de consumidores online chegou a 87,7 milhões. Em 2020, haviam 79,7 milhões.
Como esperado, o mobile commerce mostrou que veio para ficar! Durante o ano, 239,6 milhões de pedidos foram feitos através de dispositivos móveis. Esse número representa 59% dos pedidos totais registrados.
No entanto, 72% dos entrevistados buscaram sites e aplicativos como alternativa de compras nos últimos 6 meses. E os principais motivos para comprar em apps de delivery de supermercado foram: não precisar sair de casa (69%), promoções especiais (55%), economia de tempo (45%), entrega rápida (38%) e facilidade ao utilizar (29%).
Já o ticket médio (que é o valor médio gasto nos pedidos feitos nos e-commerces) do período não teve um grande aumento. Passou de R$ 423 em 2020 para R$ 443 em 2021, ou seja, cresceu aproximadamente 5%. Os novos consumidores gastaram, em média, R$ 454. E os antigos ficaram em R$ 441.
Conclusão
O e-commerce vem se destacando ano após ano e tudo indica que os números continuarão positivos. Portanto, muitas mudanças ocorrem a todo o momento e são elas que ditam as tendências que estão por vir.
O ideal é ficar de olho nos dados do setor para conseguir aplicar as melhores soluções para o seu negócio. Lembre-se que o objetivo principal é oferecer exatamente o que o seu público-alvo precisa antes que ele siga para a concorrência.
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