
Embora as compras no ambiente digital tenham ganhado força nos últimos anos, as lojas físicas ainda cumprem um papel importante e não estão nem perto de chegar ao fim.
Porém, não dá para negar que o varejo físico precisou se adaptar para atender as necessidades dos novos e antigos consumidores, recebendo algumas características do mundo virtual para se reinventar.
Ficou curioso para entender as transformações? Neste artigo, nós trouxemos 5 mudanças importantes que o digital trouxe para melhorar o varejo físico. Saiba quais são!
1. Diversidade de canais de vendas e de atendimento
Oferecer diversos canais de compra e de atendimento é quase uma obrigação para os negócios que pretendem aumentar as vendas e fidelizar os clientes. Antes, ter uma ou mais lojas na rua, no shopping ou em algum centro comercial já era suficiente para se destacar. Hoje não funciona mais assim, a estratégia omnichannel chegou e veio para ficar.
É muito comum vermos negócios que possuem pontos físicos, site, aplicativo e que também atendem nas redes sociais e marketplaces. Todos esses canais juntos servem como complemento para dois objetivos principais: fortalecer a marca e proporcionar uma experiência positiva para o consumidor.
2. Maior alcance de vendas
Como consequência do aumento dos canais de compra, as vendas também acabaram crescendo, afinal, o alcance passou a ser muito maior. Uma loja que antes estava limitada a um bairro, uma cidade ou até a um estado, hoje pode ser acessada por pessoas do país inteiro, podendo aumentar o número de clientes consideravelmente.
E os empreendedores nem precisaram abrir mão do espaço físico. A ideia é complementar e implementar estratégias digitais na parte do varejo que está fora da internet. Os últimos anos em que a pandemia atingiu seu pico mostraram bem a importância de estar presente no mundo digital para manter o negócio de pé.
3. Uso de dados de forma assertiva
Os dados sempre foram relevantes, mesmo antes do “boom da internet”. No entanto, atualmente, eles são essenciais e contribuem muito para a tomada de decisões nas empresas, sejam elas grandes ou pequenas.
Com a ajuda do ambiente digital, ficou bem mais simples captar, processar e utilizar os dados de forma estratégica no varejo físico. No fim, as chances de tomar decisões corretas acabam sendo muito maiores.
Esse tipo de informação permite que os lojistas possam apostar em estratégias de sucesso, fazer campanhas assertivas, focar no atendimento personalizado, acompanhar a performance de vendas, investir em sugestões com base nos interesses e manter o estoque na medida certa.
4. Fortalecimento da presença digital
Até as lojas que fazem vendas apenas no espaço físico estão fortalecendo a imagem digital para aumentar o alcance. Foi-se o tempo em que os dois eram opostos. Hoje, eles se complementam e tem dado muito certo. A digitalização dos negócios está se tornando uma necessidade.
Perfil nas redes sociais, interação com os consumidores, possibilidade de reservar online e receber na loja, marketing digital e outras estratégias estão cada vez mais comuns em empresas de diversos ramos. E o que era apenas digital acabou transformando o varejo físico também.
5. Acompanhamento de tendências
Atualmente, qualquer empreendedor precisa estar atento às tendências, independentemente se o negócio é físico ou totalmente online. Antes, apenas quem estava no digital precisava se adaptar rapidamente às necessidades do consumidor. Hoje, todos precisam estar atentos às novidades que surgem e como colocá-las em prática no dia a dia.
Por exemplo, uma das tendências para 2022 é a entrega rápida. Então, se o varejo físico faz entregas, será preciso se adaptar o quanto antes para não ficar para trás.
Isso mostra que os negócios físicos também estão preocupados em atender as necessidades dos consumidores e que, mesmo não sendo totalmente digital, estão preparados para oferecer a melhor experiência possível com base nas necessidades.
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