
Para montar campanhas, produzir conteúdos e elaborar estratégias certeiras é preciso saber qual é o comportamento do seu cliente e como identificar as mudanças com facilidade. Porém, nem todos os empresários conseguem entender seu público-alvo.
Há algumas formas simples de fazer a identificação e de pensar estratégias que combinem com o perfil deles. Porém, mais importante do que a descoberta é conseguir colocar as ideias em prática e atingir os objetivos que a marca possui.
Quer saber como identificar o comportamento do seu cliente e por que isso é tão importante? Confira as respostas e as melhores dicas neste artigo!
O que é comportamento do cliente?
Comportamento do cliente é basicamente a forma que ele se comporta durante a sua jornada de compra. Ou seja, o conjunto de fatores que são determinantes na decisão, como as necessidades, as prioridades, os desejos, o que uma experiência precisa ter para ser considerada positiva, etc.
Portanto, nesse caso, o objetivo principal é conseguir identificar os pontos que mais influenciam na escolha, os hábitos, os estímulos, as preferências e outros motivos determinantes.
De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), existem vários fatores que têm um papel fundamental ao influenciar o comportamento dos consumidores, e nós separamos alguns:
Por que é importante entender o comportamento do cliente?
Entender o comportamento do seu cliente é extremamente importante para traçar metas e colocar as estratégias do seu negócio em prática.
Com um comportamento bem identificado e definido, é possível fazer campanhas de marketing mais assertivas, escolher os canais de atendimento ideais, definir os melhores canais de divulgação, a linguagem utilizada e como oferecer uma experiência positiva.
Em outras palavras, descobrir os fatores que têm influência sobre as decisões do consumidor são cruciais para alcançar o sucesso em diversas frentes do negócio, ajudando a reduzir o caminho que o cliente percorre desde a hora que ele percebeu uma necessidade até a finalização da compra.
4 dicas para entender o comportamento do cliente
Depois de entender o que é o comportamento do cliente e como ele pode ser útil para o seu negócio, confira algumas dicas simples para colocar em prática e apostar nas estratégias corretas daqui para frente!
1. Interaja nas redes sociais
Embora as redes sociais sejam um ótimo canal de divulgação, elas não servem apenas para esse fim. Utilize-as a seu favor e consiga mais informações dos seus clientes através delas. Faça perguntas, peça opiniões, teste diversos tipos de conteúdo, aposte em enquetes e tente criar um laço mais profundo com a sua audiência.
2. Faça uma pesquisa de mercado
Pesquisa de mercado é basicamente a coleta de algumas informações importantes sobre o seu consumidor. Nesse caso, os dados vêm de forma direta e podem ser usados na tomada de decisões e na montagem das estratégias. E o melhor, não gasta muito tempo e nem dinheiro, dá para fazer pessoalmente, online, por telefone ou qualquer outro meio acessível.
3. Teste as sugestões na prática
Não adianta pedir opiniões se você não vai usá-las na prática, certo? Portanto, utilize-as. Talvez não seja possível coletar informações de todos os consumidores, então, vá testando para saber se aquele é ou não um pensamento compartilhado. Assim, além de interagir e se aproximar, você também vai identificar o que de fato há de comum entre os clientes.
4. Abuse das ferramentas online
Atualmente, existem algumas ferramentas que coletam e ajudam a interpretar as informações e os dados deixados pelos clientes. Então, use e abuse de plataformas que ofereçam esse tipo de serviço. O trabalho vai ser muito menor e as chances de acerto crescerão, principalmente porque os hábitos de consumo estão em constante mudanças e isso não pode passar batido.
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