Marketplace: ótima opção para quem quer vender mais!

Se o seu objetivo é vender mais, entrar em um marketplace pode ser a alternativa perfeita. Isso porque além de dar mais visibilidade ao negócio, a plataforma aumenta o alcance e permite que seus produtos sejam vistos por milhares de pessoas.

Na verdade, não existe uma fórmula mágica para vender mais. No entanto, um dos caminhos certos para ter mais clientes é aumentando a visibilidade. Em outras palavras, quanto mais uma loja é vista, maiores são as chances de ela conseguir novos clientes.

Pensando nisso, nós trouxemos tudo o que você precisa saber sobre o marketplace e o porquê de ele ser tão importante para quem quer dar um up nas vendas. Quer aprender mais? Continue conosco!

O que é um marketplace?

Uma marketplace é, basicamente, uma plataforma de vendas que reúne diferentes tipos de vendedores e compradores em um único lugar. Podemos compará-lo a um shopping, só que virtual. Funciona assim: uma empresa “cede” seu site, os vendedores colocam os produtos à venda e os usuários entram para comprar tudo o que precisam.

Talvez você não esteja familiarizado com o termo, no entanto, certamente você já se deparou (ou até comprou) com um marketplace. Podemos citar como exemplo alguns bem famosos e conhecidos no Brasil como: Shopee, OLX, Mercado Livre, Amazon, Americanas, Magazine Luiza e outras.

Algumas plataformas, como as três que citamos por último, vendem produtos próprios e também abrem espaço para outras lojas. Mas sempre sinalizando para o cliente de quem ele está comprando.

Como um marketplace pode ajudar a vender mais?

Um marketplace pode ajudar um comerciante (principalmente pequenos e médios) de diversas formas, porém, a principal delas é com o aumento das vendas. Provavelmente, as chances de conquistar novos clientes são bem altas, mesmo para quem já tem uma loja virtual.

Podemos citar um exemplo simples:

Imagine que há dois vendedores de hambúrguer em determinado bairro. Um faz as vendas na sua loja individual e outro oferece seus serviços em um food park movimentado. Olhando de forma geral, qual deles têm mais chances de vender mais?

Claro que existem exceções e pode ser que a loja individual tenha muitos clientes fiéis. Mas levando em consideração a quantidade de pessoas que costumam frequentar o food park, a visibilidade acaba sendo bem maior. E, consequentemente, o número de visitantes e vendas também cresce.

Na internet, acontece algo bem parecido com o e-commerce e o marketplace. E isso não quer dizer que eles são opostos. Eles podem conviver muito bem juntos. Inclusive, o marketplace pode ajudar na criação do seu próprio e-commerce e se tornar um canal de vendas adicional.

Benefícios do marketplace para o seu negócio

Se o seu foco é aumentar as vendas, o marketplace tem vantagens de sobra e pode ser a plataforma ideal para alavancar o seu negócio. Confira alguns benefícios e entenda a importância da plataforma:

  • Mais visibilidade: O fluxo de visitantes é bem maior, então, os seus produtos acabam sendo vistos mais vezes e por várias pessoas;

  • O site já está pronto: Fazer um site do zero leva tempo e custa dinheiro. Por isso, ter acesso a um site ou aplicativo de um marketplace facilita bastante, principalmente se você está com um orçamento curto;

  • Mais autoridade: Há várias plataformas conhecidas e respeitadas pelo público. Então, se você souber escolher bem, a autoridade recai sobre a sua loja também;

  • Menos custos: Algumas plataformas não cobram taxas fixas. Ou seja, você só vai desembolsar um percentual das suas vendas se realmente conseguir vender;

  • Canal de vendas adicional: Ele não precisa ser o seu canal principal de vendas, pode ser um adicional e gerar renda extra.

Como escolher o melhor marketplace?

É certo que existem muitos marketplaces atuando no Brasil, inclusive com nichos específicos. Porém, nem todos podem ser considerados os melhores.

Para escolher bem, a primeira dica é que você faça uma pesquisa aprofundada dos principais marketplaces e escolha com base nas suas necessidades. Por exemplo, saiba qual é o público-alvo da plataforma, o que os consumidores falam dela, quais as taxas cobradas, como é o layout, como funciona o atendimento, etc.

Outro ponto importante é definir se aquele marketplace realmente combina com o seu negócio e se ele será útil para você. Afinal, não adianta entrar em uma plataforma de nível nacional se a sua intenção é vender apenas na sua cidade.

Uma ideia bacana é, inicialmente, apostar nos marketplaces hiperlocais, como a Tutto App. Eles atendem um espaço geográfico limitado e, por isso, conseguem conectar o cliente certo ao vendedor certo. O foco é na rapidez das entregas, apoio ao comércio local, eficiência em todo o processo e menos custos operacionais.

E então, gostou do conteúdo? No Tutto Blog você encontra outros artigos que vão te ajudar a alcançar mais clientes e aumentar as vendas!

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