
Assim como vem acontecendo com outros setores, o delivery de farmácia se tornou um serviço essencial no dia a dia de muitos brasileiros.
De acordo com a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), as operações de delivery e e-commerce no setor registraram um aumento de 56,8% em 2021, chegando a aproximadamente R$ 2,8 bilhões em vendas durante todo o ano.
Diante desses dados, podemos dizer que entregar medicamentos em casa pode ser a tática perfeita para conquistar mais clientes e aumentar o número de vendas do seu negócio. Contudo, é preciso elaborar um plano para que o funcionamento seja benéfico tanto para os clientes quanto para o estabelecimento.
E se você é proprietário de uma farmácia e já começou (ou pretende começar) a implementar o delivery no estabelecimento, confira 5 estratégias que vão te ajudar a melhorar o serviço e atrair ainda mais compradores!
1. Monte um planejamento
Um planejamento detalhado é essencial para quem pretende oferecer serviços de entrega. Isso porque o delivery é muito mais do que simplesmente entregar medicamentos pela cidade, é preciso estar preparado para manter o bom andamento das entregas por um longo tempo.
De modo geral, os donos de farmácias precisam pensar em alguns fatores importantes, como o gerenciamento de estoque, quem fará as entregas, como será a cobrança de taxas, quem será responsável pelos atendimentos, quais as regiões atendidas, qual a plataforma de registros e outros.
E mesmo que você já tenha começado a entregar os produtos, ainda não é tarde! Volte algumas casas e faça um planejamento adequado antes de reiniciar.
2. Diversifique os canais de venda
Quanto mais canais de venda houver, mais clientes poderão utilizar o serviço. Portanto, pense em formas de diversificá-los cada vez mais para atrair novos consumidores para a sua farmácia.
Se você já atende pelo telefone, por exemplo, faça uma conta no WhatsApp Business, nas principais redes sociais, crie uma loja virtual, etc.
Pesquise plataformas que o seu público-alvo costuma utilizar. E caso ainda não saiba quais são, é bem simples descobrir através de pesquisas, enquetes e preenchimento de formulários rápidos. Coloque a mão na massa!
3. Busque reduzir o tempo de entrega
Já é mais do que certo que, atualmente, o consumidor quer entrega rápida. Ou seja, ele tem pressa para receber o produto em casa o quanto antes. Então, siga a tendência e garanta que todos os pedidos chegarão rapidamente aos clientes.
Para fazer isso, não é preciso aumentar os gastos ou investir em uma logística muito complexa. Basta planejar as rotas de entrega para poupar tempo, funcionários e dinheiro. Caso tenha dificuldade para montar os percursos, você pode utilizar alguma plataforma que faça isso de forma simples, rápida e intuitiva.
4. Entre para outras plataformas
Se você já faz entregas por canais próprios e está se sentindo confiante para crescer ainda mais, chegou o momento de dar o próximo passo e aumentar ainda mais o alcance do seu negócio. Uma das estratégias mais eficazes para fazer isso de forma segura é entrando em outras plataformas de vendas.
Há dezenas de alternativas e você deve escolher com base nos seus objetivos e público-alvo. Se você pretende atender apenas pessoas dos arredores do seu estabelecimento, por exemplo, é possível optar por um marketplace hiperlocal. A Tutto App é um deles!
O aplicativo é como um shopping online, super intuitivo e liga os clientes certos aos estabelecimentos certos. São centenas de lojas e milhares de consumidores dispostos a encontrarem os locais mais próximos para comprar. E o melhor: sem a cobrança de taxas fixas. Vale a pena saber mais e descobrir se ele se encaixa bem na sua farmácia.
5. Capriche na divulgação
A divulgação é extremamente importante para que todos os clientes saibam que a sua farmácia faz entregas. Então, contribua para que essa informação chegue ao maior número de pessoas possível.
Coloque cartazes no estabelecimento, crie cartões de visita, divulgue nas redes sociais e aposte no “boca a boca”. Lembre-se que a divulgação faz parte do seu sucesso. Afinal, se as pessoas não souberem do que você faz delivery, elas vão procurar outras farmácias.
Quer mais dicas? Entre no Tutto Blog e confira muitos outros artigos que vão te ajudar a desenvolver o seu negócio e conquistar mais clientes!