
Provavelmente você já se deparou várias vezes com “a missão, a visão e os valores” de alguns estabelecimentos. Normalmente, essas definições ficam nos sites das empresas e bem expostos para que todos possam ter acesso.
Mas você sabe por que eles ficam ali e são tão importantes para as instituições? Definir esses três pilares é essencial, pois eles mostram o propósito de uma empresa. Juntos, guiam a cultura organizacional, formam a imagem que transparece para o público e norteiam as estratégias.
Você tem um salão de beleza e ainda não definiu qual é a sua missão, a visão e os valores? Nós vamos te ajudar! Saiba o que é cada um deles e como montar a definição perfeita.
O que é missão?
A missão é, basicamente, a descrição do propósito que a empresa tem. É composta pelos objetivos da instituição, sempre direcionados pelos motivos que ela foi criada. Também vale lembrar que todas as decisões são tomadas – pelo proprietário e funcionários – pensando na missão. Então, capriche.
Como definir a missão de um salão de beleza?
O primeiro passo é escrever de forma simples, clara e sucinta. Não é necessário fazer algo muito complexo, longo ou usar jargões que ninguém conhece. Lembre-se que todas as pessoas poderão ter acesso, então, quanto mais fácil, melhor. Mas não apele para o comum, pense em algo que destaque o diferencial do seu negócio.
Para defini-lo, você pode responder a algumas perguntas de forma verdadeira:
O que é visão?
Podemos definir a visão como a forma que uma empresa deseja ser vista ao longo do tempo, ou seja, onde ela deseja chegar. Naturalmente, como é pensada visando o futuro, pode ser mudada na frequência necessária. Isso porque a cada objetivo alcançado, outros novos vão surgindo. Mas a intenção é sempre ter visões claras e bem definidas.
Como definir a visão de um salão de beleza?
Tente focar em metas que são possíveis de alcançar. Formular uma visão muito improvável faz com que ela seja apenas palavras e desejos, não um incentivo. Seja sincero consigo mesmo, mas não deixe de ser realista. Suba aos poucos, degrau a degrau.
Nesse caso, as perguntas a serem respondidas para te ajudar são:
O que são valores?
Os valores são princípios dos quais a empresa não abre mão. Neles, as instituições costumam incluir crenças, atitudes, comportamentos e hábitos que devem ser aplicados no negócio. São regras que precisam estar alinhadas entre os proprietários, líderes e funcionários da instituição.
Como definir os valores de um salão de beleza?
A dica é: não faça rodeios! Seja claro, objetivo e o mais simples possível. Não opte por nada muito longo e complexo, vá direto ao ponto. Contudo, tente não ser muito raso ou escrever o mesmo que a grande maioria das empresas também escreve. Seja original e aposte alto nos seus diferenciais.
Para definir os valores, tente responder às seguintes perguntas:
Gostou do conteúdo? Entre no Tutto Blog e tenha acesso a muitas outras dicas para contribuir com o desenvolvimento do seu salão de beleza!