Saiba como acompanhar o lucro do seu salão de beleza

Quem tem um salão de beleza provavelmente já percebeu que as entradas (ou receitas) são bem diferentes dos lucros. Há tantas coisas para pagar que, no final, nem sempre sobra tanto dinheiro como o esperado, não é mesmo?

Porém, saber calcular as entradas, as despesas e os reais lucros é crucial para o bom andamento do seu negócio. Sem isso, há grandes chances de você gastar bem mais do que deveria e acabar com um lucro extremamente baixo no final do mês.

Está com dificuldade para acompanhar os lucros do seu salão? Neste artigo, você vai aprender a calcular e gerenciar os seus ganhos de uma forma simples. Saiba como!

O que é o lucro de um negócio?

O lucro de um negócio é, basicamente, o resultado positivo (ou seja, o dinheiro que sobra) depois que são subtraídos todos os custos e despesas envolvidos no bom andamento das vendas ou prestação de serviço.

É muito comum que as pessoas confundam o lucro com o dinheiro que entra no caixa, ou seja, as receitas. Porém, é preciso deixar claro que os lucros só podem ser considerados depois que todos os pagamentos e compras essenciais para o negócio forem feitos.

Por exemplo: uma cabeleireira faz penteados e costuma cobrar R$ 100 por pessoa. Porém, a profissional precisa gastar, em média, R$ 40 com transporte e alguns itens para fazer o penteado todas as vezes. Então, no fim, o lucro dela vai ser de, em média, R$ 60.

No geral, existem dois tipos de lucro: o lucro bruto (que é considerado após a subtração dos custos variáveis ligados à produção) e o lucro líquido (que é considerado depois de todos os custos da empresa, sejam eles fixos ou variáveis, são subtraídos).

Como calcular o lucro de um salão de beleza?

Depois de entender o que, de fato, é o lucro de um salão de beleza, fica bem mais simples fazer os cálculos, mesmo que você não seja muito bom com números.

Nossa dica é que você separe algumas informações cruciais sobre o seu negócio:

  • Todas as entradas: Normalmente, em um salão de beleza os ganhos não são fixos. Em um dia o movimento pode ter sido ótimo e, no outro, pode ser um pouco menor.

  • Despesas fixas: Aqui entram as despesas que precisam ser pagas obrigatoriamente todos os meses. Você pode incluir aluguel, água, energia, telefone, funcionários, internet e por aí vai.

  • Despesas variáveis: Inclua todas as despesas necessárias, mas que não precisam ser pagas todos os meses ou têm preços variáveis. Por exemplo: prestadores de serviços temporários, comissões, taxas de máquinas de cartão de crédito, lanches e bebidas, treinamentos e cursos, etc.

  • Gastos essenciais para que o salão funcione: Embora eles também possam entrar nas despesas fixas ou variáveis, é possível separá-los. Nessa lista, inclua tudo o que é essencial para o seu salão e que precisa de reposição constante, como: shampoo, condicionador, luvas, toucas, produtos químicos e outros.

  • Gastos mensais com novos produtos/serviços: novidades também precisam ser documentadas. No ramo da beleza, é muito comum que surjam novos produtos, equipamentos, máquinas, etc. Então, coloque-os no cálculo.

  • Todas as despesas: não deixe nenhuma despesa de fora para que os lucros, tanto bruto quanto líquido, possa ser calculado adequadamente, sem furos no orçamento.

Por fim, depois de fazer todas as anotações, basta colocar a mão na massa e calcular. Há programas que fazem os cálculos de forma automática. Então, você pode decidir pela forma que melhor atende às suas necessidades. No fim, o mais importante é chegar ao resultado esperado.

Lembre-se: RECEITA – DESPESAS = LUCRO

Por que é importante acompanhar o lucro do seu salão?

Acompanhar o lucro do seu salão de beleza é extremamente importante porque é ele quem vai direcionar e determinar o futuro do seu negócio. Com um acompanhamento adequado, é possível evitar gastos desnecessários e que a empresa entre em uma situação ruim.

Saber quanto está lucrando também ajuda a determinar os próximos passos do estabelecimento. Ou seja, é possível determinar o melhor momento para começar a ampliar e desenvolver ainda mais o seu negócio.

Sem o acompanhamento de lucros, dificilmente você vai saber se está indo no caminho certo, não vai ser possível identificar onde está errando, quais custos precisam ser reduzidos e como retomar a saúde do seu negócio. Por isso, se você ainda não acompanha o desempenho do seu salão de beleza, comece o quanto antes.

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