O que é live commerce? Saiba tudo sobre a modalidade!

Certamente, um dos responsáveis pelo crescimento do e-commerce foi a possibilidade de fazer compras sem precisar sair de casa. Mas, para alguns clientes, ainda faltava alguma coisa e, por isso, a live commerce surgiu.

Mais interação, ofertas personalizadas, atendimento diferenciado e um canal de atendimento direto são as características básicas dessa modalidade de venda que tem se destacado cada vez mais. E, embora ainda não seja tão popular quanto o e-commerce, ela tem sido uma excelente alternativa para negócios do mundo inteiro.

Neste artigo, entenda o que é live commerce e por que ela é tão vantajosa!

O que é live commerce?

Live commerce é uma modalidade que utiliza as lives como um canal de vendas. Em outras palavras, as empresas fazem transmissões ao vivo em vídeo para se conectar com os clientes e vender produtos e/ou serviços.

Os chineses colocaram a ideia em prática e, em 2020, foram realizadas cerca de 50 lives por dia, totalizando 50 bilhões de visualizações. Por isso, não demorou muito para que a categoria chamasse atenção de empresas do mundo inteiro.

Imagine um cenário onde os vendedores podem expor seus produtos, falar sobre suas características de forma dinâmica e lançar descontos especiais para uma parcela de clientes. Da mesma forma, pense nos consumidores assistindo a esse conteúdo, podendo tirar todas as dúvidas e aproveitar as ofertas sem precisar sair de casa.

Parece uma boa ideia, não é? E realmente há grandes chances de que a live commerce se estabeleça. O e-commerce, com certeza, revolucionou a forma de consumir, mas ele ainda não oferece interação direta entre cliente e vendedor. E isso acaba sendo um problema para muitas pessoas.

Quais são as vantagens da live commerce?

Embora precise de muito planejamento antes de colocá-la em prática, a live commerce proporciona uma série de benefícios que podem auxiliar no aumento das vendas, no fortalecimento da marca e no estabelecimento de um vínculo com os consumidores. Confira as principais vantagens!

  • 1. Estrutura simples

Uma plataforma adequada, um cenário legal, conexão de internet, microfone, iluminação e um equipamento de filmagem de alta qualidade são suficientes para colocar uma live commerce no ar.

Na televisão até existem canais com essa proposta, com a TV Shoptime, por exemplo. Porém, além de precisar de uma grande estrutura e alto investimento, os consumidores são direcionados para um canal de vendas e não podem comprar ali mesmo.

  • 2. Mais interação

Na internet, a interação entre o consumidor e a marca é essencial para fortalecer o relacionamento. E a live commerce é uma excelente forma de interagir.

Além de poder acompanhar ofertas, detalhes de produtos e curiosidades, o cliente ainda pode tirar dúvidas, conseguir promoções personalizadas e comprar com apenas alguns cliques, sem muita burocracia.

  • 3. Maiores chances de venda

De acordo com um levantamento feito pela empresa Wyzowl, 88% das pessoas afirmam ter sido convencidas a comprar um produto ou serviço depois de assistir a um vídeo de uma marca.

Ou seja, pessoas reais, carismáticas e influenciadoras falando sobre determinado produto pode ser o que alguns consumidores precisam para tomar a decisão e fechar a compra.

  • 4. Vendas em tempo real

É certo que em uma loja virtual as vendas podem ser feitas 24 horas por dia, sem a necessidade de um funcionário para prestar atendimento. Porém, muitos clientes gostariam de suporte ao vivo e um atendimento personalizado que não é garantido no e-commerce.

Contudo, vale destacar que é preciso ter uma equipe – mesmo que pequena – disponível para fornecer uma experiência positiva de compra aos consumidores.

Quem pode fazer uma live commerce?

Provavelmente, você já se deparou com uma live commerce em algum momento. Grandes marcas, como a Americanas e a Magazine Luiza, costumam fazer transmissões ao vivo em datas específicas, como na Black Friday, por exemplo.

Nesses casos, as lives costumam ser apresentadas por famosos e influencers e incluem shows, ofertas exclusivas, cupons de desconto e detalhes de produtos em tempo real.

Mas não são apenas as grandes empresas que podem utilizar essa modalidade. Os pequenos e médios negócios também conseguem usufruir. No entanto, é preciso fazer um planejamento detalhado, escolher as pessoas certas para apresentar, selecionar ofertas realmente especiais e se preparar para oferecer todo o suporte que os clientes precisarem.

E então, gostou da ideia? Confira outros artigos com tendências que podem revolucionar o varejo no Tutto Blog!

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