
É muito comum encontrar pessoas que pensam que para sair na frente da concorrência é preciso vender com um preço muito baixo ou dar desconto todas as vezes. De fato, as ofertas e as promoções são boas estratégias, mas não é bem assim que funciona.
Segundo dados divulgados pelo portal Mundo do Marketing, 86% dos compradores pagam mais por uma experiência que consideram melhor. A informação foi retirada da pesquisa Consumer Commitment Index (CCI), da Officina Sophia Retail.
Em outras palavras, o preço baixo nem sempre é o fator decisivo no momento de comprar algo.
Imagine dois salões de beleza: um está com uma promoção excelente, porém, muitos usuários reclamam do péssimo atendimento, produtos de baixa qualidade e falta de conforto. No outro, o preço está na medida certa, mas os funcionários são sempre simpáticos e o resultado é realmente incrível.
Em qual dos dois você iria? Grande parte das pessoas, certamente, iria no segundo estabelecimento.
O fato é que existem diversas formas de cativar os clientes sem, necessariamente, oferecer descontos sempre. Quer saber como? Confira as melhores dicas neste artigo!
1. Tenha produtos e serviços de qualidade
Pare de tentar ser o mais barato e foque em ser o melhor. Talvez, a pessoa que oferece o produto com o menor preço utiliza itens de baixa qualidade na produção ou não faz um serviço tão satisfatório quanto o seu.
Mantenha o foco em entregar qualidade ao cliente e os resultados não poderão ser melhores: consumidores satisfeitos, excelente reputação e grandes chances de ser recomendado para outras pessoas.
2. Destaque os seus diferenciais
Deixe claro tudo o que o seu produto tem a oferecer. Assim, o cliente vai conseguir diferenciar preço de valor. Não permita que ele pense que está caro, mostre a ele que você está cobrando apenas pelo que está sendo entregue.
Para conseguir fazer isso da melhor forma, você pode fazer uma lista com todos os seus diferenciais e explorar esses pontos nas divulgações, nas redes sociais e nas campanhas.
De que forma o seu produto ou serviço pode ajudar o cliente? O que você tem de diferente dos demais? Como você se diferencia dos seus concorrentes? Quais elogios a sua empresa recebe? Por que o seu produto/serviço parece ser mais caro do que os demais?
3. Entregue outros benefícios
Descontos são legais em algumas ocasiões, como em datas especiais, aniversário dos clientes, meses comemorativos, etc. Porém, não é o único benefício que pode ser dado aos consumidores.
O ideal é pensar em outras formas de agradar sem precisar diminuir o preço. Parece uma tarefa difícil, mas não é.
Algumas ideias que têm grandes chances de dar certo são: frete grátis, atendimento personalizado, entrega rápida de até 60 minutos, produtos exclusivos, brindes em ocasiões especiais, etc.
4. Transmita confiança
Certamente, dizer que o seu produto ou serviço é o melhor não é suficiente para que os usuários acreditem. Por isso, prove! Mas não como uma forma de confronto, mostre naturalmente que vale a pena comprar o seu produto mesmo sem receber descontos.
Sempre que possível, poste feedbacks positivos dos seus clientes, publique conteúdos que indiquem autoridade no assunto, mostre o processo de produção, aponte indicativos de qualidade e responda todas as dúvidas que os usuários tiverem.
5. Ofereça uma experiência incrível
Por fim, atenda cada cliente como se ele fosse o mais especial de todos. Essa é a melhor forma de conquistar novos e cativar os antigos. Tenha em mente que o consumidor é uma excelente fonte de divulgação, então, não o decepcione.
Preste um bom atendimento, resolva o problema do usuário, entregue o que ele precisa e tenha uma escuta ativa. Dificilmente um cliente com uma experiência tão positiva vai questionar o preço que você está cobrando.
E então, gostou do conteúdo? Entre no Tutto Blog e descubra outras formas de alavancar as suas vendas!