
A pandemia de covid-19 provocou diversas mudanças no comportamento e na forma como os consumidores adquirem produtos. Cada vez mais pessoas estão aderindo ao e-commerce e buscando seguir novas as tendências que surgem a todo instante, em curtos intervalos de tempo.
A mudança de comportamento se traduz na diminuição de lojas físicas e um maior atenção ao crescimento de negócios que disponibilizam canais virtuais de vendas e atendimento online.
Novas formas de negócio
Esse novo tipo de varejo gerou o movimento de empresas que precisaram repensar sua logística a fim de proporcionar um serviço eficiente ao cliente e elevar o nível do que é oferecido.
Isso está relacionado à lógica de que as conexões entre cliente e lojas físicas, cada vez mais, irão acontecer de forma online, gerando a necessidade da criação de soluções hiperlocais, que promovem a conexão entre pessoas e negócios locais, localizados no mesmo bairro ou cidade.
O marketplace hiperlocal
As palavras imediatismo e proximidade são fundamentais para que se possa entender a definição do termo hiperlocal.
Um marketplace hiperlocal possui características específicas e se propõe a atender às demandas de um espaço geográfico limitado, ou seja, um bairro ou uma cidade. E pressupõe um sistema de venda e entrega bem estruturado e conciso, para atender os clientes daquela localidade da melhor forma possível.
Essa modalidade de empreendimento é focada nas necessidades mais urgentes das pessoas, pois os clientes podem receber com relativa rapidez os produtos que adquiriram, já que o estabelecimento fica perto de sua casa. Por isso o serviço de entrega deve ser eficiente nesse processo.
O destaque desse tipo de marketplace está em sua característica de algo que é feito sob demanda ao atender o cliente no momento mais conveniente para ele, dando possibilidades de escolhas que estão concentradas em produtos de lojas localizadas nas proximidades.
Vantagens do comércio local
Existem alguns motivos para que o comércio local seja um setor tão interessante do varejo e que merece ser considerado, uma vez que atende de perto as necessidades das pessoas que vivem em grandes cidades.
A preocupação com questões ambientais é um desses motivos. Cada vez mais as rotinas das pessoas e as empresas estão considerando valores e comportamentos que impactem minimamente o meio ambiente.
A busca por consumir de negócios mais próximos e o desenvolvimento acelerado de aplicativos que facilitam a conexão com quem está mais próximo são aspectos importantes que também contribuem para o crescimento desse tipo de varejo.
O marketplace hiperlocal têm a eficiência e credibilidade no topo de sua lista de objetivos e, por estarem voltadas às necessidades de um espaço geográfico mais limitado, têm em sua essência a conexão entre lojas locais que não vendem online, oferecendo então a possibilidade de que esses estabelecimentos possam oferecer seus produtos em uma plataforma digital onde os clientes acessam.
Dessa forma, o marketplace hiperlocal contribui significativamente para o desenvolvimento e crescimento dos comércios locais, principalmente aquelas que funcionam apenas offline.
Por que aderir ao marketplace hiperlocal?
O interesse crescente ao marketplace hiperlocal enfatiza o papel que a comodidade e conveniência tem no comportamento do consumo, combinado com um mundo cada vez mais conectado.
Os consumidores buscam cada vez mais comprar de lojas que elas confiam e também ganhar tempo. Muitas vezes essas lojas estão localizadas em seu bairro ou cidade.
Nessa dinâmica, o negócio hiperlocal vai assumir o papel de mediador entre as lojas físicas e os consumidores. São essenciais para que tudo funcione da melhor forma.
Ferramentas de adesão
Algumas ferramentas podem ser utilizadas para que o serviço dentro dessa lógica seja potencializado.
Por que o aumento do interesse em empresas hiperlocais?
O interesse em marketplace hiperlocal tem aumentado pelo fato de a localização ser um ponto central desse tipo de negócio, como está revelado no nome. As lojas físicas estão vendo a possibilidade de aumentar sua visibilidade, e por isso uma maior facilidade na garantia de credibilidade aos clientes também ganha destaque.
Outra questão interessante é que muitas lojas locais que estavam restritas ao offline, ao se cadastrarem em plataformas digitais que oferecem o serviço de entrega hiperlocal, ganham presença online para atender seus clientes que não podem ir até a loja física.
A loja consegue atrair novos clientes e oferecer a opção de entrega dos produtos, pois as distâncias são relativamente menores e, consequentemente, otimizar o tempo da entrega.
Ou seja, tanto o comércio local quanto o cliente são beneficiados por essa dinâmica.
A ideia do hiperlocal está baseada no desempenho dos pequenos negócios, na importância atribuída a conexão que existe entre estabelecimentos locais, na possibilidade de uma experiência que considera, em primeiro lugar, as demandas de quem faz parte da comunidade local.
4 Comments
Comments are closed.
[…] marketplaces que atuam no Brasil: Shopee, Amazon, Mercado Livre, Americanas, Tutto App (que é um marketplace hiperlocal), […]
[…] O marketplace hiperlocal é um modelo de negócio online que atende as demandas de um espaço geográfico limitado, como um bairro ou uma cidade específica. Dessa forma, além de resolver as necessidades dos consumidores de forma imediata, também é uma excelente forma de apoiar e dar destaque ao comércio local. […]
[…] todas essas características que citamos, chegou a hora de você conhecer a Tutto App! Ela é um marketplace hiperlocal que conecta você aos seus clientes mais próximos de forma simples e […]
[…] apenas pessoas dos arredores do seu estabelecimento, por exemplo, é possível optar por um marketplace hiperlocal. A Tutto App é um […]