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O inesperado sempre assusta, principalmente quando este mexe com toda nossa rotina, certo? Foi isso que pandemia do Covid-19 fez conosco, trazendo tendências através da necessidade de transformação.

Esta surgiu no ano de 2019 em Wuhan e se espalhou pelo mundo com uma velocidade impressionante. Pela sua periculosidade, o isolamento social é essencial e, por conta desta mudança para a preservação da vida, tivemos que nos adaptar.

Entretanto, você sabe quais foram as principais lições para o varejo pós pandemia? Pensando nisso, vamos te mostrar um pouco mais sobre elas nesta conversa de hoje. Pois, assim eu esta fase passar, você estará preparado para seguir em frente com aprendizados importantes.

Quem é o consumidor 5.0?

É importante entender quem é este tipo de consumir, isso por que os tipos de consumidores evoluem com o tempo e o 5.0 é o ais atual. Veja um pouco mais sobre esta linha do tempo.

  • Consumidor 1.0 : é o tipo mais tradicional, era uma época comum de escutar frases como “meu sapateiro”, pois a compra era um pra um.

  • Consumidor 2.0 : Aqui este tipo de consumidor era atingido pelo marketing dos meios de comunicação em massa.

  • Consumidor 3.0 : Este consumidor é exigente com a aproximação da marca e com uma melhor comunicação.

  • Consumidor 4.0: Este tipo de consumidor passou a ter mais acesso a informações, sendo simultâneo ao surgimento da internet.

  • Consumidor 5.0 : Este consumidor é o tipo mais atual, que utiliza a tecnologia para obter soluções, além de ter o poder de compra na palma da mão.

Entendendo melhor sobre o tipo de consumidor atual, conseguiremos seguir a diante com as lições para o varejo.

Lições para o varejo

Com todo este período de mudança, é possível que tenhamos aprendido lições para serem utilizadas pós pandemia. Veja mais sobre elas a seguir.

  • Atendimento multicanal

Antes da popularização das vendas pela internet, a demora no atendimento já incomodava os clientes, mas depois que o uso da internet se tornou comum, as pessoas têm estado cada vez mais exigentes com o atendimento.

Por isso, é importante que no pós pandemia, a variedade de canais de atendimento continuem, seja através de ligação, redes sociais, sites ou até mesmo do drive thru, em alguns casos, é importante manter o leque de opções.

  • Facilidade de pagamento

Com a pandemia o dinheiro tradicional não tem sido o mais recomendado, exigindo que nos acostumemos com outras opções.

Por isso, uma das tendências no pós pandemia é o uso de diversos meios de pagamento. Tenha diversidade, opte por aceitar tipos de cartão, pagamentos a vista, além de meios online de pagamento, como o picpay ou Paypal, por exemplo.

  • Novos canais de vendas

Com a chegada da pandemia notamos que a variedade de canais de venda auxiliam bastante no andamento de vendas.

Por isso, tenha opções para que os seus clientes façam compras da forma que se sentirem mais confortáveis. Por exemplo, possa ser que algum cliente inicie uma conversa pelo Whatsapp, mas prefira terminar o processo de venda no seu site. Tendo diversas opções para oferecer você não perderá vendas.

  • Olhar atento para as tendências

Como pudemos ver, coma pandemia as novas tendências surgiram. Por este motivo, a partir de hoje se mantenha atento ao que pode ser adicionado para agregar ao seu negócio.

Assim, você consegue estar atualizado mediante as novidades que surgirem no mercado e é possível que a cada vez mais tendências surjam, pois, a depender da necessidade que existir daqui para frente, muito mais pode aparecer com mais velocidade.

Conclusão

Estas foram algumas lições que são essenciais para se atentar no pós pandemia para o varejo. Desta forma, a sua empresa cresce. Sabe o que mais pode te ajudar? Se cadastrar no nosso aplicativo e ter acesso ao mercado de forma mais simples!

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