O setor de beleza não se resume apenas a produtos. Os estabelecimentos, como salões de beleza e clínicas de estética, ao disponibilizar seus serviços, são indispensáveis para a movimentação desse mercado.
São empreendimentos que têm se utilizado de ferramentas e estratégias tecnológicas para alcançar melhores resultados.
Mercado de serviços de beleza
Esse segmento possui a característica de conseguir se esquivar de cenários críticos de crises econômicas. Escapa da lógica de queda, tanto em um contexto local quanto no global.
Um dos motivos para que isso aconteça é o de que essa categoria tem a capacidade de se adaptar, seja através da variedade de produtos ou das novas tendências que surgem com o desenvolvimento de tecnologias.
No Brasil, país que se destaca em relação a salões de beleza, por exemplo, o mercado da beleza é um dos mais promissores. Esse destaque está traduzido no contínuo aumento de vendas anuais e nos lançamentos constantes de novos produtos.
Maior acessibilidade financeira e a participação crescente da mulher nesse âmbito do mercado de trabalho são fatores que influenciam diretamente no crescimento desse setor.
A população, no geral, tem buscado cada vez mais produtos específicos, serviços de qualidade e procedimentos exclusivos. Em recortes e perspectivas diferentes, a elevação da autoestima e bem-estar, e cuidados pessoais, são tópicos comuns na nossa rotina diária.
O mercado da beleza se apropria dessas questões e faz releituras para conseguir alcançar os consumidores de cada grupo em particular e oferecer o que cada um deles precisa.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), a cada ano, nos últimos dez anos, o segmento de beleza e bem-estar cresceu cerca de 10%.
O brasileiro destina uma quantia considerável do seu orçamento ao setor, comprando produtos e/ou contratando serviços. Esse consumidor tem se tornado cada vez mais exigente em relação ao que consome, tornando a personalização e qualidade aspectos imprescindíveis para os negócios.
Tamanho do mercado
Não é novidade que o segmento de beleza é um dos mais propícios ao investimento, sendo essa uma possibilidade de venda online. É um setor que aceita muitas configurações e formatos de negócios, desde salões de beleza até profissionais autônomos.
O potencial de crescimento dessa categoria é incontestável e não há indicação de saturação em um horizonte próximo, até mesmo por conta das renovações e novidades que não param de surgir.
Esse mercado está diretamente ligado à geração de renda, postos de trabalho e desenvolvimento econômico, e por não estar condicionado a épocas específicas do ano, tende a ter um desempenho anual promissor.
Dinamicidade do mercado
Negócios do setor de beleza, tal como estabelecimentos (salões de cabeleireiro, centros de estética, barbearias, manicures), movimentam a economia de forma significativa.
Profissionais desse setor precisam, constantemente, lidar com a dinamicidade própria ao mercado. Atualizar a publicidade, para manter clientes, conquistar novos e se destacar em relação à concorrência é praticamente uma obrigação, pois há uma urgência em relação aos negócios digitalizados.
Os clientes estão na internet e estar aparente nos resultados de pesquisas e nas mídias sociais pode fazer toda a diferença.
O marketing dentro do formato digital, boas estratégias para estar sempre online, interação regular com clientes (e clientes em potencial), métodos para aparecer nos resultados das buscas, frequência nas redes sociais, site atualizado e as palavras-chave mais buscadas relativas ao seu segmento, também são pontos aos quais se deve prestar atenção quando se tem o objetivo de estabelecer seu negócio como um serviço online.
Agendamento Online
Diante de um mercado tão competitivo, um grande diferencial é oferecer o agendamento online dos seus serviços, pois da mesma forma que o consumidor adquire produtos através de plataformas digitais, também deseja contratar serviços com facilidade e segurança. É o movimento da digitalização.
O agendamento online é uma estratégia que pode facilitar muito o acesso de clientes ao seu negócio. Possuindo essa ferramenta, você ultrapassa os limites do agendamento condicionado ao horário comercial ou, até mesmo, do telefone ocupado.
É fundamental que o seu estabelecimento esteja "online" através de um sistema funcional e acessível, à disposição do cliente, contemplando ambas as agendas.
Os clientes vão poder saber da disponibilidade de horários, dos preços, resenhas dos serviços, escolher o profissional. Isso só vai incorporar valor ao seu negócio, pois transparece um esforço para oferecer o melhor serviço ao cliente, que tem sido cada vez mais exigente em relação a tempo e comodidade.
Essa função é potencializada quando aliada a estratégias para vendas online, como uma forte divulgação, promoções, pacotes exclusivos da plataforma online do negócio e benefícios que vão depender de como o consumidor contratar o serviço.
É importante considerar que esses são planejamentos que devem ser feitos tendo em vista a capacidade de atendimento do seu empreendimento.
Conclusão
Se você tem um estabelecimento que oferece serviços de beleza, pode contar com a Tutto App para disponibilizá-los para seus clientes através da nossa plataforma de venda online.
O nosso propósito é digitalizar o varejo de produtos e serviços. Conte com a gente para revolucionar o poder do comércio local no mundo online.