
Existem algumas maneiras de responder à pergunta “por que dentre tantas opções, as pessoas escolhem determinadas lojas?”. De tentar perceber quais são os fatores que determinam essa preferência. Uma delas é buscar entender a incorporação de uma ideia estabelecida lá atrás à realidade dos empreendimentos atuais.
Estamos em um contexto no qual os estímulos chegam por todos os lados. Surgem incontáveis opções de conteúdo, informações, produtos e dinâmicas a todo o momento. Os filtros e as escolhas finais geralmente são baseados no que conversa com a necessidade de cada um.
Com uma variedade de alternativas disponíveis, tanto no varejo físico quanto no online, as pessoas preferem fazer suas compras nas lojas com as quais elas mais se identificam. Por isso é tão importante que a marca seja forte no mercado.
O que é o Branding?
A força dessa marca está relacionada ao Branding, que pode ser considerado um conjunto de práticas que levam em conta a personalidade, os valores e os objetivos da marca. E a partir dessas estratégias é possível torná-la mais reconhecida e fazer com que tenha maior presença no mercado, entendendo os valores, os objetivos e as políticas do negócio.
Branding versus Marketing
O Branding não é a mesma coisa que marketing, inclusive surgiu muito antes deste. Mas branding e marketing não precisam estar necessariamente dissociados, uma vez que a modalidade de comércio digital, por exemplo, demanda ações que conversam com os dois conceitos.
As ações que compõem a ideia de Branding estão relacionadas à gestão de marca, voltar o foco, tanto de quem compõe a marca, quanto dos clientes, para o que a loja tem de diferencial.
A atenção deve estar nas qualidades específicas, no que faz daquele negócio único dentro de um mercado que possui suas próprias exigências. A meta cada vez mais tem se tornado obter um maior diferencial, e não só o dos produtos ou serviços oferecidos, em comparação com os concorrentes.
Característica marcante do branding
O Branding inclui imagens e valores, porque tem como objeto a percepção que as pessoas têm ou ainda terão da marca.
Alguns pontos, como a identificação do cliente com aquela marca específica, estão totalmente ligados ao fortalecimento da loja no mercado, no sentido de que sua presença não é e nem pode ser gratuita ou de que o negócio não está ali para ser apenas mais um.
Especificamente no varejo, o branding é um fator necessário para que o negócio possa se tornar uma referência no mercado do qual faz parte. Ter todos os passos dessa lógica em vista pode fazer com que o cliente entenda e saiba imediatamente onde ir para adquirir o produto de que precisa para suprir sua necessidade naquele momento. Isso será resultado das ações colocadas em prática a fim de evidenciar os pontos que compõem a identidade daquela marca. As ações de branding revelam a loja!
A importância do branding
O branding é muito importante num mundo que a cada dia tem incorporado mais fatores que potencializam a competitividade entre as empresas. Isso explica o motivo fundamental que a ênfase do negócio precisa estar no que a marca possui como definição, no motivo de ela existir.
É primordial que a conexão estabelecida com o consumidor seja de honestidade. Ou seja, expressar seu posicionamento e oferecer, de fato, o que anuncia, para que as pessoas se identifiquem de verdade e estabeleçam um relacionamento com a loja ou marca. Essa é mais uma chance de promover boas experiências a partir do que a marca é, a partir da forma como é percebida.
A partir da exploração dessa área estratégica, a loja consegue estimular comportamentos e impressões nos clientes, para que possa ser considerada no momento em que o consumidor tiver uma demanda que cabe na proposta da marca.
Sensações do branding
Incentivar sensações e criar um ambiente propício à criação de memórias significativas. Essa oferta acontece desde a criação do logo da marca, a escolha do tom que é utilizado para a comunicação com os clientes, os valores em que está baseada e todos os aspectos visuais e de toque. É o estabelecimento da relação entre loja e cliente através de um diálogo constante.
O fato de que as ações do branding estão ligadas ao propósito da loja não pode ser ignorado. É preciso entender por que a empresa existe e buscar aliar essa resposta às referências que chegam do público.
Nesse momento a personalidade da loja também deve estar aliada a uma gestão qualificada, tanto no marketing como na equipe. A personalidade é o ponto de partida da experiência que será oferecida ao cliente. Influencia totalmente na percepção que este terá em relação a todos os pontos do negócio com que ele teve contato. Tem a ver com o modo com que a experiência de compra vai ser abstraída.
Conclusão
Depois da exposição de todos esses pontos é possível compreender o porquê de apenas a qualidade dos produtos ou serviços que uma loja oferece não garantir que esta seja forte. Os motivos partem de outro lugar. Do lugar que o negócio habita na mente do consumidor.