
A pandemia da Covid-19 impactou diretamente pequenas e grandes empresas do mundo inteiro. Chegou pegando todos de surpresa e impondo mudanças que se tornaram rotina nos estabelecimentos.
Entretanto, esse não é o único momento instável pelo qual um negócio pode passar. Por isso, você precisa se preparar e agir com cautela em tempos difíceis. Dessa forma, é possível evitar que a situação fique ainda mais complicada.
Para te ajudar, nós separamos 10 itens que devem estar no seu checklist para que a sua empresa se mantenha de pé, mesmo nos momentos de dificuldade. Confira quais são!
1. Invista em marketing digital
Se você ainda não começou a levar o marketing digital a sério, está mais do que na hora! Embora precise de investimento, ele costuma dar certo e contribui muito para alavancar qualquer negócio.
Nos períodos mais severos da pandemia, por exemplo, as lojas físicas tiveram que suspender os atendimentos. E o marketing digital foi a estratégia utilizada para impulsionar as empresas afetadas.
2. Use as redes sociais como aliadas
Atualmente, as redes sociais são verdadeiras pontes entre as marcas e os consumidores. Por isso, você pode utilizá-las como aliadas nos momentos em que a situação não estiver muito favorável.
Elas ajudam a melhorar a comunicação, captar novos clientes e reinventar a marca de forma simples e barata.
3. Mantenha a comunicação direta com os clientes
Em qualquer situação, é preciso lembrar que o cliente é a alma do negócio. Por isso, ele precisa estar mais perto nos momentos instáveis e que demandam cuidados. Sendo assim, não abra mão de uma comunicação direta com os consumidores.
Peça opiniões, pergunte o que eles esperam da sua marca, deixe os seus objetivos claros e nunca prometa algo que não será cumprido. Honestidade é a melhor forma de criar uma aproximação.
4. Procure formas de dar a volta por cima
Mesmo que a situação pareça estar fugindo do seu controle, não entregue os pontos. Procure formas de se reinventar e dar a volta por cima.
Vimos muitos exemplos disso durante a pandemia. Empreendedores investiram pesado no delivery depois que precisaram fechar as portas para reduzir o contágio pelo vírus. Na maioria das vezes, a estratégia conseguiu compensar a ausência das vendas físicas ou até superá-las.
Não fique parado esperando a solução cair no seu colo!
5. Fique atento às tendências
Todos os anos, novas tendências vão surgindo, novidades aparecem e os clientes encontram outras formas de consumir.
Por esse motivo, as empresas que querem se destacar e manter as vendas em alta precisam se adaptar às mudanças que vão acontecendo no varejo ao longo do tempo.
Sendo assim, não deixe de pesquisar, ler e acompanhar as tendências de cada período. Depois, busque incluí-las no seu negócio e inovar a forma de vender os seus produtos e/ou serviços.
6. Pense em campanhas promocionais
Nem sempre, ofertas e promoções resolvem todos os problemas. Entretanto, você pode apostar nessa estratégia para: atrair novos clientes, aumentar as vendas, permitir que a marca seja reconhecida e melhorar o relacionamento entre a marca e os consumidores.
Uma boa ideia é conhecer as principais características da sua audiência, definir o objetivo da sua empresa a curto prazo e elaborar uma campanha promocional que ajude a reverter a situação.
7. Busque parcerias
Há momentos que você deve reconhecer que precisa da ajuda de outras pessoas. E isso não é motivo de vergonha. Muito pelo contrário.
Claro que você não vai transformar o seu concorrente em um aliado, porque provavelmente não dará certo. Afinal, vocês têm o mesmo público-alvo.
Porém, você pode encontrar empresas do mesmo nicho que estejam dispostas a cooperar. Entrar em um marketplace como a Tutto App também é uma excelente ideia, já que lá a visibilidade é maior e há grandes chances de aumentar a sua rede de clientes.
8. Cuidado redobrado com o financeiro
O momento impactou diretamente a sua receita? Tome muito cuidado! Nessa situação, o melhor que você tem a fazer é apertar os cintos e ser cauteloso com a parte financeira.
Não saia gastando sem pensar e nem investindo em projetos muito arriscados. Se for preciso, converse com um profissional e entenda até onde você pode ir sem correr risco do seu negócio quebrar.
9. Adapte-se à nova realidade
Provavelmente, você já ouviu dizer que não adianta chorar depois do leite derramado. E isso faz todo o sentido em uma empresa.
Se você tomou decisões erradas, investiu em algo que não deu certo ou deu de cara com uma pandemia, não há como voltar atrás. O momento é de colocar a mão na massa e se adaptar.
Pense no que pode ser feito para mudar o futuro, e não o passado.
10. Tire ensinamentos das dificuldades
Não podemos dizer que as dificuldades são sempre positivas, mas elas não acontecem em vão. De toda a situação, mesmo que negativa, é possível tirar ensinamentos. Por isso, não se deixe abater.
Reaja, pesquise, coloque ideias em prática e, sempre que for preciso, peça ajuda de quem entende do assunto!
Por fim, fique de olho no Tutto Blog e confira dicas incríveis de como melhorar a sua empresa.