
O funil de vendas é parte essencial das estratégias de marketing digital e faz toda a diferença para empreendedores que têm um e-commerce e querem atrair e converter mais clientes.
Na verdade, para dar certo, qualquer estratégia precisa ser bem pensada e planejada. Postar vários conteúdos, lançar diferentes ofertas e ter o contato de vários clientes sem um propósito definido pode não dar em nada.
Por isso, se você tem uma loja virtual e ainda não sabe como colocar o funil de vendas em prática, chegou a hora de aprender. Confira o que é e como aplicar cada etapa!
O que é um funil de vendas?
O funil de vendas é uma estratégia baseada na jornada do cliente, considerando desde o primeiro contato com a empresa até o fechamento da compra. Ele é representado por um funil (parecido com um triângulo invertido) e é composto por três fases: o topo, o meio e o fundo.
De modo geral, a intenção é que as pessoas saiam do topo do funil e passem pelo meio até chegar ao fundo, tornando-se realmente um cliente de determinado e-commerce.
Essa ferramenta é muito utilizada no marketing de conteúdo. Dessa forma, os estabelecimentos conseguem produzir materiais específicos para cada etapa, com a intenção de converter. Mas ela também é essencial na maioria das estratégias de marketing digital.
Como aplicar o funil de vendas no e-commerce?
Entender a definição de uma estratégia não é o suficiente para ter sucesso. Portanto, descubra o que é cada etapa do funil de vendas e como colocá-los em prática no seu e-commerce!
Topo de funil
O topo de funil é conhecido como a etapa de atração. Nela, o usuário ainda não está em busca da sua loja e nem tem a intenção de comprar nada. Em outras palavras, ele está tendo o primeiro contato com o seu e-commerce e, por enquanto, é apenas um visitante.
Como aplicar? Para atrair essas pessoas e torná-las visitantes regulares você pode: fazer artigos interessantes com o intuito de tirar dúvidas do usuário, investir em SEO, postar com frequência nas redes sociais, impulsionar conteúdos, etc.
Meio de funil
No meio do funil estão os usuários que sabem que têm um problema e estão em busca de solução. Sabendo que o seu e-commerce tem o que ele precisa, chegou hora de estreitar os laços entre vocês. Nesse momento, o objetivo é conseguir mais informações sobre o usuário e buscar engajamento.
Como aplicar? Incentive a pessoa a assinar a newsletter do seu site, ofereça um material mais denso sobre determinado tema (como um e-book, por exemplo) em troca de dados (e-mail, telefone, profissão…), envie e-mail marketing, direcione-o para landing pages, etc.
Fundo de funil
Os usuários que estão no fundo de funil já estão prontos para virar clientes. Portanto, podem ir direto ao ponto para fechar a venda. Um exemplo são as pessoas que colocam os produtos no carrinho e deixam lá por um tempo. Elas só precisam de um “empurrãozinho” para concluir.
Como aplicar? Utilize gatilhos mentais, envie e-mails personalizados, envie ofertas, ligue para negociar, poste materiais citando diretamente a sua empresa, sinalize um Call to Action (CTA) de compra, etc.
Não esqueça da fidelização!
Tão importante quanto atrair e converter é fidelizar os clientes que já estão com você. Afinal, não adianta fazer todo um trabalho estratégico para conseguir clientes e, depois que eles fizerem a primeira compra, achar que não precisa mais investir neles.
É essencial entender o comportamento do consumidor e ir em busca de ideias que contribuam para a fidelização. Mantenha um relacionamento, ouça o que ele tem a dizer e o transforme em um defensor da sua marca.
E então, conseguiu entender o que é o funil de vendas? No Tutto Blog, há dezenas de artigos que vão te ajudar a colocar essa e outras estratégias em prática!