
Montar um salão de beleza pode ser mais simples do que você imagina, e nós podemos provar! Com apenas alguns passos, é possível abrir o negócio e oferecer as melhores experiências para os seus clientes.
Durante o processo de montagem, o mais importante é ficar atento ao planejamento e não pular nenhuma das etapas. Assim, as chances de sucesso serão bem maiores.
Está pensando em montar um salão de beleza, mas não sabe por onde começar? Nós trouxemos os 10 passos essenciais e dicas incríveis para você inicar o negócio com o pé direito. Confira!
Passo 1: Pesquise e estude sobre o ramo
Antes de qualquer coisa, tenha certeza de que você quer abrir um salão de beleza e estude muito sobre o ramo. Pesquise sobre os serviços, formas de gerenciamento, principais tendências do setor e fique de olho na concorrência. Tenha em mente que você precisa se preparar para que esse grande passo dê certo.
Passo 2: Defina seu público-alvo, serviços e diferenciais
Depois de estudar, o segundo passo é definir o público-alvo (homens, mulheres, crianças…), quais serviços serão oferecidos no espaço (estética, barbearia, manicure, depilação…) e qual será o diferencial do seu negócio, afinal, existem muitos salões de beleza por aí. Pergunte-se por que os clientes devem escolher o seu.
Passo 3: Defina o orçamento disponível e a localização
O orçamento é uma peça-chave na etapa inicial. É ele quem vai direcionar a montagem do salão e tudo o que será agregado a ele. Nesse momento, você decide se fará algo mais simples ou sofisticado, em qual bairro será o atendimento, se o espaço será comprado ou alugado, quantos funcionários podem ser contratados no início, etc.
Passo 4: Escolha a melhor forma de atendimento
Com o público-alvo e os serviços já definidos, chegou o momento de decidir a forma de atendimento. Pode parecer um questionamento óbvio, mas atualmente há diferentes maneiras. É possível oferecer atendimento a domicílio ou apenas no salão, por exemplo. Escolha com base nas necessidades dos seus consumidores e nas de quem você pretende atingir.
Passo 5: Faça uma identidade visual e capriche na divulgação
Vale a pena investir em uma boa identidade visual porque ela faz parte da estratégia de reconhecimento da marca. Então, se for preciso, contrate profissionais para cuidar dessa etapa. E não esqueça da divulgação! Realize campanhas e esteja presente antes mesmo da inauguração da loja.
Passo 6: Pense nas formas de pagamento
Embora pareça algo para se preocupar depois, o ideal é definir as formas de pagamento já nos momentos iniciais. Até porque, elas impactarão diretamente no rendimento do seu salão.
Pesquise sobre os pagamentos online e o que precisa fazer para ser o mais diverso possível. Uma boa ideia é saber a preferência do seu público e pesquisar mais sobre o tema.
Passo 7: Encontre uma plataforma de agendamento online
Se você ainda não pensou em um programa de agendamento online, esse é o momento. Uma plataforma como a Tutto App, que permite o agendamento de serviços com antecedência, proporciona vários benefícios, como: facilidade para gerenciar os atendimentos, organização otimizada do tempo, disponibilidade 24 horas por dia, o consumidor pode acessar de forma simples, etc.
Passo 8: Fique atento à parte burocrática
Talvez você já tenha percebido que abrir um negócio envolve algumas burocracias. Por isso, é importante ter um profissional qualificado acompanhando o processo para que saia tudo dentro dos conformes. Assim, sempre que você tiver dúvidas ou sentir alguma dificuldade, tudo será resolvido de forma simples e correta.
Passo 9: Invista em marketing digital e nas redes sociais
O marketing digital e as redes sociais são importantes para o seu salão de beleza chegar ao público antes mesmo de inaugurá-lo. Por isso, invista nesses dois fatores e, se puder, contrate profissionais que o ajudem a elaborar as estratégias corretas e de acordo com as suas necessidades. Estar presente no digital é importante, mesmo que o seu salão seja físico.
Passo 10: Comece a colocar a mão na massa!
O último passo da fase inicial é colocar todo o seu sonho em prática. Depois de todas as definições, chegou a hora de testar cada uma delas. Comece a escolher o espaço, comprar os equipamentos, contratar os colaboradores e atrair clientes. Os ajustes necessários vão sendo feitos aos poucos, tanto no estabelecimento quanto na forma de atuação.
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