
A exigência dos novos clientes e a necessidade de atrai-los são dois pontos bem difíceis, isso por que, tornam a posição do salão de beleza delicada. Contudo, caso você tenha as ferramentas certas, este não é um plano impossível.
Com a pesquisa de satisfação você torna tudo mais simples, pois pontos importantes como o que o cliente deseja, valores e concorrências, tudo isso aliado a satisfação, podem ser estudado, sendo uma vantagem para os salões que a fazem.
Por isso, vamos conversar com você sobre estas vantagens e como você pode utilizar a pesquisa de mercado para te ajudar.
O que é a pesquisa de satisfação?
Primeiramente, esta é uma questão que deve ser respondida, isso por que, caso não seja e restem dúvidas sobre o que é a pesquisa de satisfação, nenhum dos nossos ensinamentos valerá a pena.
A pesquisa de satisfação se trata de uma ferramenta que as empresas podem utilizar para saber um pouco mais sobre o feedback do seu cliente, ou seja, sobre o que o cliente achou do seu trabalho.
Mas por que se preocupar com a satisfação do cliente?
Esta é uma pergunta que é extremamente feita e existem vários motivos que justifiquem esta preocupação, tais como:
A propaganda boca a boca é um meios de marketing offline mais eficientes, isso por que a boa experiência de um cliente é contada para um cliente em potencial que faz com que esta boa imagem chegue a mais lugares.
Assim como, se a experiência for negativa, ela também chegará aos ouvidos dos clientes em potencial, fazendo com que este desista de ir até o seu salão.
Fidelizar é fundamental, por isso é importante se preocupar coma satisfação do cliente. Sabemos que conquistar novos clientes é importante, mas fidelizar sai mais em conta e ainda melhora a sua receita.
Caso o cliente não fique satisfeito, é possível que este não volte ao seu salão, fazendo com que mais recursos sejam gastos para atrair outros clientes.
Se preparar para tudo na vida é preciso, no seu salão também é necessário e nisso a pesquisa de satisfação pode te ajudar.
Através dela você saberá se o cliente gostou ou não do que recebeu, tendo a oportunidade de melhorar as suas ferramentas para que o erro não volte a ocorrer.
Como estruturar uma pesquisa de satisfação?
Como vimos, existem motivos bem convincentes para que a pesquisa de satisfação seja um item obrigatório na lista do seu salão.
Com isso, Vendo a sua importância, vamos te dizer alguns passos que você pode seguir para aplicar a sua pesquisa de satisfação.
Popularmente conhecido como NPS, este é um método muito utilizado, nele você atribui um score, de 0 a 10 ao atendimento, sendo 0 para muito ruim e 10 para excelente.
Esta pode ser aplicada no serviço, atendimento ou produto, ela é comumente utilizada no meio do telemarketing.
Este pode ser feito de forma presencial ou online e nele o cliente tem livre espaço para falar sobre o que achou do produto ou serviço que adquiriu.
Este é um tipo de questionário criado para mensurar o desempenho e a eficiência da equipe que atendeu o cliente. Para que ele chegue ao seu objetivo, é fundamental ter o máximo de respostas possíveis, portanto, faça-o quando o cliente se mostrar disposto.
Este tipo de pesquisa é feito para avaliar o que o cliente achou sobre o produto ou serviço que foi adquirido, deixando d elado a equipe de atendimento.
Normalmente, as opções do questionário para resposta são “Empresa confiável”, “Produto exclusivo”, etc.
Nós da Tutto sabemos da importância que a pesquisa de mercado tem por isso estamos sempre ligados no que vocês acham do nosso trabalho. Por isso, fique à vontade para conversar conosco e dar a sua opinião!