Conheça as principais tecnologias que vão revolucionar o varejo

Não é novidade que, há décadas, a tecnologia vem transformando diversos setores da sociedade. E com o varejo não seria diferente. Todos os anos, muitas novidades aparecem para transformar a forma de consumir e, geralmente, deixar a vida de marcas e clientes bem mais fácil.

E quem é empreendedor, dono de loja ou trabalha em algum ramo do varejo precisa sempre estar atento às inovações do setor, principalmente se elas proporcionam alguma mudança direta no dia a dia.

Quer ficar por dentro das novidades que estão por vir? Neste artigo, listamos algumas das tecnologias apresentadas no “Retail’s Big Show 2022” (O grande show do varejo, em português), realizado pela Federação Internacional do Varejo (NRF, sigla do nome em inglês) em Nova York, nos Estados Unidos.

Continue conosco e conheça as mudanças que prometem revolucionar o varejo, segundo a visita guiada feita pela plataforma Mercado&Consumo!

Soluções de autoatendimento

Hoje em dia é muito comum encontrar um self-checkout (caixa de autoatendimento) em vários estabelecimentos, o que facilita bastante na hora das compras. No entanto, essa prática tende a ser ainda mais moderna, segundo o que foi apresentado pelas empresas na NRF 2022.

Dentre os novos equipamentos relacionados ao autoatendimento e que podem ser facilitadores na vida dos consumidores estão: o self-checkout que aceita dinheiro como forma de pagamento e a máquina que permite que os clientes peguem e pesem produtos a granel.

Além do equipamento que, por meio de câmeras, é capaz de identificar os produtos selecionados, fazer a pesagem, imprimir a etiqueta com o preço e ainda receber o pagamento pelos itens.

Robôs e máquinas ainda mais inteligentes

Não dá para negar que os robôs e máquinas inteligentes que vêm surgindo há alguns anos têm nos surpreendido cada vez mais. E, pelo que parece, os avanços não vão parar nem tão cedo.

Segundo a plataforma Mercado&Consumo, foram apresentados um robô que limpa e faz um inventário do estoque do estabelecimento ao mesmo tempo e alguns sensores que medem a umidade e a temperatura de determinado local, além de indicar se os equipamentos estão funcionando adequadamente ou não.

Outro equipamento que merece destaque é uma máquina de vendas com três funções diferentes, uma em cada lado. São elas: 

  1. analisa o comportamento e o perfil do consumidor; 
  2. permite que os clientes escolham os produtos e os provem virtualmente; 
  3. entrega os itens de quem comprou pessoalmente ou através de outro canal de venda.

Equipamentos que garantem a sinalização digital, a leitura de código de barras e a rotulagem eletrônica das prateleiras também merecem destaque. Assim como os que monitoram o estoque e o posicionamento dos produtos nas prateleiras.

Facilidade na palma da mão

Cada vez mais independentes e com experiências extremamente positivas, os clientes vêm ganhando mais autonomia com as novas tecnologias. Um dos equipamentos apresentados permite que os clientes façam as compras na máquina, concluam o pagamento e recebam em casa sem precisar ter contato com funcionários, apenas com um cartão ou o celular em mãos.

O Retail’s Big Show é o maior evento de varejo do mundo e um dos locais onde se discute o futuro do setor. Recentemente, nós trouxemos algumas das tendências para 2022 e como os empreendedores podem começar a colocá-las em prática na sua empresa. Vale a pena conferir!

E se quiser outros conteúdos relacionados ao varejo e suas inovações, entre no Tutto Blog e fique por dentro de tudo o que é preciso para conquistar ainda mais clientes.

Deixe um comentário:

about avada business
Team Discussion

Integer euismod lacus magna uisque curd metus luctus vitae pharet auctor mattis semat.

2025
Business Conference
15-18 December

New York City