Delivery o que vender

A possibilidade de fazer compras através de uma plataforma digital e receber o produto em casa faz parte da dinâmica de vida corrida que tanta gente tem. Mas vai além. Exigências de comodidade, segurança e otimização do tempo estão cada vez maiores e os consumidores cada vez mais adeptos à opção “delivery” para qualquer tipo de produto.

Consumir sem precisar sair de casa é o objetivo que tem definido o perfil de um grupo em expansão de consumidores. E o amadurecimento desse perfil pode ser acelerado pelas demandas de cada contexto de mercado.

Os empreendimentos estão se adaptando aos canais de venda alternativos, principalmente aos de compra e venda online. A necessidade de um serviço que seja compatível com novos hábitos e demandas requer a habilidade de conciliar atendimento, qualidade dos produtos e qualidade da entrega.

Venda Online: Dicas do que vender

O comércio online disponibiliza um espaço amplo para a venda de produtos e serviços de diversos segmentos. É difícil pensar em algo que não possa ser vendido pela internet, é importante saber o que vender.

Segmentos em destaque

A Ebit|Nielsen é uma “plataforma de opinião de consumidores do Brasil” (fonte: Ebit) que coleta e analisa dados do mercado brasileiro de e-commerce.

E de acordo com a 23ª edição do relatório WebShoppers (estudo sobre o comércio brasileiro), realizado pela Ebit, os segmentos de loja Petshop, Alimentos e Autosserviço foram alguns dos setores que tiveram crescimento expressivo em 2020.

Petshop

É uma categoria ampla que está entre os serviços essenciais. Envolve alimentação (ração, petiscos), cuidados (produtos de higiene, remédios mensais) e também serviços (como banho, tosa, passeador).

Em 2020 a quantidade de pedidos no setor de petshop cresceu 143% em relação aos números de 2019.  É um mercado que possui um crescimento constante, o que se deve à adaptação das lojas às necessidades dos consumidores responsáveis pelos cuidados dos animais.

Adaptando-se bem a novos caminhos, esse é um nicho de mercado muito promissor nos cenários local e global, afinal existe uma grande população de animais que dependem de cuidados humanos. E as pessoas costumam gastar altas quantias com esses produtos.

É um mercado que já estava se consolidando entre os principais do Brasil ao longo dos anos. E essa expansão está diretamente ligada ao fortalecimento do comércio eletrônico, que proporcionou um aumento considerável das vendas. Uma prática compatível com hábitos e comportamentos que surgem em determinadas situações.

Em 2020, por exemplo, muitos consumidores estocaram produtos, com medo de que em algum momento as lojas ficassem desabastecidas.

Alimentos

O segmento de alimentos teve um aumento de 30% nos pedidos em 2020 em relação a 2019. É um ramo próspero desde as grandes redes do varejo até os empreendedores menores. Um crescimento constante que parece se consolidar a cada dia.

A depender de que categoria dentro do nicho alimentício façam parte, os produtos vão precisar seguir normas específicas e estar dentro de padrões rígidos, tanto do comércio eletrônico quanto de questões relativas à segurança alimentar.

A disponibilização do produto certo, fabricação, escolha de embalagens, transporte adequado e armazenamento são questões às quais se deve estar atento.

Saber quais são as legislações que envolvem o tipo de produto alimentício que você deseja comercializar online é fundamental. O sucesso desse segmento exige atenção à logística, bom atendimento e boa divulgação dos produtos.

Autosserviço

Tendência atual, o autosserviço se refere a um processo que que pretende gerar uma melhor experiência de consumo. É realizado sem que haja a necessidade de intermediários entre o consumidor e o produto, o que confere autonomia e agilidade ao processo da compra.  As vantagens para o estabelecimento e para o cliente são diversas.

O crescimento do número de pedidos em 2020 foi de 29% em relação ao ano anterior a esse.

O ponto principal dessa tecnologia é o de que o cliente realiza toda a compra, até o pagamento, sozinho. Essa é uma adaptação de um formato que já existia, o que mostra que o mercado tem acompanhado as transformações tecnológicas de várias formas.

O autosserviço vai juntar os aspectos mais vantajosos do varejo com os do atacado em um negócio só. As vendas seguem a configuração característica do varejo, mas o preço é de atacado. Algumas das vantagens são:

  • A ausência de funcionários para intermediar (quando não há necessidade) a compra pode tornar o processo mais ágil;

  • A eficiência é resultado de um passo a passo mais conciso;

  • Mais produtividade: dá mais liberdade ao setor de atendimento, reduz os custos operacionais, diminui a fila de espera e, consequentemente, o tempo do processo.

Todas essas são características do âmbito digital. O poder de decisão nas mãos do consumidor.

Como todas as ferramentas do comércio online, precisa ser bem administrada para que uma relativa aderência a essa facilidade digital se transforme em costume.

Ter um serviço de delivery

Ter um empreendimento que oferece produtos e serviços, e não incorporar o serviço de entrega à domicílio a esse negócio pode fazer com que você perca uma ótima oportunidade de garantir a fidelidade de antigos clientes e de encontrar novos.

Isso pode significar uma desvantagem em relação aos concorrentes que estejam incluídos nessas novas dinâmicas.

O brasileiro é bem receptivo às novas tecnologias, então é importante encontrar diferentes, e até melhores, formas de entender os hábitos dos consumidores e atender às necessidades e demandas que surgirem.

Conclusão

Se você tem um negócio que faz parte desses segmentos, ou de qualquer outro do e-commerce, e acredita que a venda online pode ajudar a sua loja, entre em contato com a Tutto App.

Somos uma plataforma de venda online que oferece solução de entrega a domicílio para seus clientes. Conte com a gente para revolucionar o poder do comércio local no mundo online.

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