Fidelização de clientes: 7 passos que você precisa saber

Investir na fidelização de clientes em qualquer negócio é a melhor forma de manter os usuários por perto e conquistar outros novos. Portanto, se você tem um salão, uma barbearia ou outro negócio de beleza, lembre-se de que 100 clientes fiéis são bem melhores do que 200 clientes passageiros.

Porém, embora muitos empreendedores entendam a importância da fidelização, nem todos sabem como colocar em prática. Pensando nisso, trouxemos informações simples para manter a sua carteira de clientes firme.

Recentemente, nós listamos algumas dicas para fidelizar clientes do mercado de beleza e estética. E, hoje, separamos os 7 passos para colocar as ideias em prática. Confira!

Passo 1: Ofereça benefícios e facilidades

O primeiro passo para conquistar clientes fiéis é revisar tudo o que você pode oferecer, além de investir pesado em comunicação. Liste todos os benefícios, diferenciais e facilidades que você oferece. Depois, faça com que essas informações cheguem aos potenciais clientes.

Por exemplo, você pode se cadastrar em uma plataforma que permite fazer agendamentos online, como a Tutto App, e depois divulgar amplamente. Dessa forma, as pessoas saberão que você oferece o serviço e passarão a buscar o seu estabelecimento.

Passo 2: Capriche no atendimento desde a recepção

O bom atendimento na recepção é extremamente importante e pode ser um fator determinante para que a pessoa volte (ou não!) ao seu negócio de beleza. Por isso, prepare bem os seus colaboradores para que eles atendam os clientes de forma impecável, desde a recepção até o momento do “tchau”.

Para que realmente dê certo, contrate pessoas que gostam de lidar com o público, invista em capacitações, pense em formas de fazer o cliente se sentir especial e estimule os seus funcionários.

Passo 3: Humanize o atendimento

Não trate nenhum cliente como “apenas mais um”. Isso pode acabar afastando-o do seu estabelecimento. Em todos os atendimentos, pratique a empatia e lembre-se de que está lidando com uma pessoa que tem sentimentos, personalidade e uma vida fora dali.

Também é importante ter em mente que as pessoas que procuram serviços de beleza se preocupam com a aparência e confiaram a você uma parte importante da autoestima. Então, não se prenda a scripts e frases prontas.

Passo 4: Proporcione uma experiência única

O passo 4 é basicamente um complemento do anterior. No entanto, não diz respeito apenas ao atendimento e, sim, à experiência como um todo. Encontre formas de mostrar para cada cliente que ele é único e que você o conhece como nenhum outro profissional.

Para isso, aposte em um atendimento personalizado e, sempre que possível, registre informações marcantes sobre os usuários.

Podemos usar alguns exemplos: Um cliente falou que toma café apenas com adoçante? Disponibilize no próximo atendimento. Uma usuária tem medo de algum procedimento? Faça ela se sentir confortável.

Dê tudo o que você tem de melhor!

Passo 5: Disponibilize diversas formas de pagamento

Atualmente, existem diversas formas de pagamento e, assim como qualquer outra pessoa, cada cliente pode ter um preferido. Por isso, ofereça várias alternativas para contemplar o maior número de pessoas possível. Dessa forma, ninguém deixa de frequentar o seu negócio de beleza por falta de opções de pagamento.

Além do tradicional pagamento em dinheiro, você pode oferecer formas de pagamento online, como PIX, cartões de crédito e débito, transferências bancárias e as opções mais citadas pelo seu público. Uma pesquisa rápida com os clientes pode te ajudar a decidir os melhores.

Passo 6: Crie programas de fidelidade

Os tradicionais programas de fidelidade são uma excelente estratégia e pode se tornar um incentivo para que os clientes permaneçam com você. Funciona mais ou menos como uma via de mão dupla.

Para negócios de beleza, existe uma lista enorme de ideias incríveis de programas de fidelidade. Podemos citar alguns exemplos, como:

  • Contrate o mesmo serviço 5 vezes e a 6ª sai de graça;

  • Ofereça vantagens exclusivas para clientes que gastam um valor X por mês;

  • Crie um programa de pontos e ofereça brindes para quem atingir o esperado;

  • Realize sorteios para os usuários mais engajados.

Passo 7: Não abra mão do feedback

Por fim, não esqueça de ouvir a opinião de quem mais importa: o cliente. Mesmo que você se esforce muito, pode ser que ainda tenham coisas simples a serem feitas. Afinal, nenhuma empresa é perfeita.

Então, ouça as pessoas que consomem os seus produtos e utilizam os seus serviços. E mais do que apenas ouvir, tente melhorar o que for preciso. As opiniões podem ser colhidas através das redes sociais, por meio de pesquisas rápidas no e-mail ou com pequenos formulários. O importante é disponibilizar um espaço para que os usuários possam se expressar.

Gostou do conteúdo? Confira mais artigos no Tutto Blog e saiba como alavancar o seu negócio e vender mais!

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