
O mundo está em constante mudança e evolução, com o uso da internet nos negócios, esta evolução tornou-se mais rápida, sendo o cenário perfeito para evolução das tendências do varejo.
Entretanto, é necessário salientarmos também que, para se manter no mercado, o acompanhamento destas tendências se faz essencial.
Pensando nisso, hoje vamos te explicar por que as lojas do varejo precisam se manter atentas a tendência do marketing hiperlocal.
O que significa o termo hiperlocal?
Hiperlocal é um termo encontrado em diversas áreas, como na área de jornalismo e de marcas, por exemplo. Entretanto, aqui neste texto, trataremos do hiperlocal enquanto uma estratégia para ser utilizada em lojas físicas.
O hiperlocal é conhecido como um processo para acolhimento de clientes em potencial de áreas geograficamente restritas, ou seja, clientes que estão perto do seu negócio.
Um bom exemplo do uso do hiperlocal é quando precisamos de um tipo de serviço próximo ao local que estamos, fazemos buscas nas redondezas para atender a nossa necessidade de forma rápida, com mais comodidade.
O que motiva o crescimento do negócio hiperlocal?
Por vezes, para aderir a tendências precisamos de motivações concretas, pelo simples motivo de que o novo assusta. Pensando nisso, vamos te explicar um pouco mais sobre o que pode motivar o crescimento do negócio hiperlocal:
É comum encontrar empresas de grande porte que, pela sua produção em longa escala, não tenha um senso de sustentabilidade aflorada.
A conscientização que a geração atual tem e a preferência por empresas que respeitem o meio ambiente pode ser uma das chaves que ajude no crescimento do negócio local.
Não existe uma maneira melhor para saber se a empresa que você escolheu comprar é sustentável, engajada socialmente e honesta economicamente do que através da transparência?
Pelo fato do seu público valorizar a transparência, é necessário o uso de ferramentas escolhidas pelo marketing priorizem a transparência no atendimento ao cliente e em todos os âmbitos que a sua empresa se dispor.
A tecnologia e o seu uso vem se expandindo desde os anos 90. Com a chegada da pandemia pudemos ver o quanto a tecnologia nos ajudou a continuar a vida dentro das limitações que surgiram.
Por isso, a conexão que os clientes podem ter com a loja faz com que este seja um ponto muito importante, que motiva o crescimento através do atendimento com mais comodidade.
A vida sempre ocupada pode causar barreiras entre as pessoas, por mais que elas estejam próximas de forma física, como, por exemplo: vizinhos que moram em casas lado a lado, mas que não se veem há meses.
O negócio hiperlocal pode auxiliar bem neste processo, aproximando mais as pessoas, graças ao seu senso de comunidade, motivando também o funcionamento das micro e pequenas empresas contidas na região.
Quais cuidados as lojas físicas devem ter para fazer uma abordagem hiperlocal?
As pessoas têm buscado cada vez mais as lojas físicas através da geolocalização, principalmente pelos motivos já citados.
Agora que você entendeu melhor o que é o hiperlocal e o motivo do seu crescimento, você sabe o que fazer para ter uma boa abordagem?
Veja algumas dicas a seguir!
É muito importante que as pessoas que estão próximos do seu estabelecimento encontre-o com facilidade. Para isso, você pode se cadastrar em um marketplace hiperlocal, cuja finalidade é mostrar para os clientes todas as lojas que estão localizadas na região do endereço que o cliente colocou no aplicativo.
Dessa forma, além de ganhar uma exposição sem custo, feita pela própria plataforma de marketplace, sua loja pode se tornar conhecida por pessoas que não sabiam da sua existência e não estavam procurando seus produtos ou serviços diretamente.
O hiperlocal pode ser uma grande fonte de benefícios para as empresas que o utilizarem da forma correta.
Para que isso ocorra, é essencial contratar profissionais ou se especializar na área, pois, por ter tanta importância, esta é uma estratégia que se infiltra em vários âmbitos da sua loja física, como, por exemplo, na pesquisa de interesses e até mesmo na linguagem utilizada nos projetos de marketing.
A comunicação é chave de tudo na nossa vida e não é diferente na sua loja física. Entretanto, para que as atividades hiperlocais se saiam bem, é necessário que não somente a sua comunicação seja adaptada, mas também que funções como a logística, por exemplo, sejam adaptadas.
Conclusão
É importante entender o que o conceito hiperlocal é uma ferramenta poderosa e que pode fazer muito pela sua loja física. Pensando nisso, dê preferências para aplicativos que valorizam as lojas físicas, como a Tutto App, para expandir o seu negócio!