A melhor forma de investir em boas estratégicas e tomar as decisões corretas em uma empresa é através do uso adequado de dados. Quer saber mais sobre o assunto? Nós trouxemos os principais detalhes para você.
Não dá para negar que, com a tecnologia em nossas mãos, se tornou muito mais fácil conseguir captar dados e gerenciá-los estrategicamente.
Talvez você ainda não tenha notado, mas o seu site, redes sociais, e-mail e aplicativos são a chave de acesso a informações que podem alavancar os seus negócios.
Mas se você ainda não sabe como a coleta, o gerenciamento e a análise de dados podem te ajudar, chegou a hora de descobrir! Confira, neste artigo, como essas informações podem ser utilizadas no dia a dia.
Por que os dados são importantes para o varejo?
Montar uma estratégia no varejo sem usar dados é como dar um tiro no escuro. E, se você faz isso, pode estar perdendo dinheiro e a oportunidade de colocar ideias assertivas em prática.
Se pararmos para pensar, há milhares de negócios no mesmo nicho que o seu, fazendo com que a concorrência fique cada vez maior. É certo que há espaço de sobra para todo mundo, mas se você quiser obter sucesso é preciso se destacar de alguma forma. E é aí que os dados entram.
Quando você possui informações sobre os seus clientes, produtos, estoque, faturamento, vendas e outros fica muito mais fácil diagnosticar os pontos que precisam ser melhorados na sua empresa e criar estratégias de sucesso.
Sem dados, as chances de você tomar decisões erradas são muito maiores.
Como e quais dados coletar?
No geral, a coleta de dados deve ser um trabalho conjunto, já que a quantidade de informações é grande e está dividida entre os vários setores da empresa. Sendo assim, o ideal é que todos os supervisores e gestores estejam cientes de cada um deles.
Em qualquer caso, utilize a tecnologia a seu favor. Para isso, basta encontrar ferramentas que ajudem na coleta, otimização e organização para facilitar a análise.
Quanto mais integrados os setores estiverem, mais fácil será armazenar os dados.
No início, pode até parecer complicado, mas depois de adquirir prática, tudo fica mais simples. Antes de dar o primeiro passo, pense no que a sua empresa precisa melhorar ou no que você precisa se aprofundar.
A partir daí, seu papel é coletar os dados e fazer o monitoramento das informações que você precisa. Seja em relação à satisfação dos clientes, ao controle do estoque, ao custo da entrega, aos produtos mais buscados, etc.
Mas lembre-se que não basta apenas coletar os dados e deixá-los armazenados. É preciso classificá-los, analisá-los e colocar as estratégias em prática depois de um bom planejamento.
Uma coisa é certa: se as informações forem usadas da forma correta, elas podem proporcionar grandes mudanças para a sua empresa.
Como usar dados no varejo?
Os dados coletados podem ser usados de diversas formas e, se tiverem um propósito bem definido, com certeza, proporcionarão uma série de benefícios.
Como exemplo, confira seis formas de usar os dados no varejo e saiba como eles podem te ajudar:
Como dissemos, não adianta montar estratégias (ainda que sejam excelentes) se você não tem uma base sólida para que elas deem certo. Então, lembre-se: quanto mais dados você tiver, maiores serão as chances de obter sucesso após colocar alguma estratégia em prática.
Qualquer campanha só surte o efeito esperado quando é bem planejada e direcionada. Se não há um público-alvo ou uma persona definida, fica muito difícil atingir o objetivo. E não há outra forma de conhecer o seu público se não for com informações/dados sobre ele.
Quanto mais você conhece o seu cliente, mais você pode oferecer. Suponha que uma pessoa vai na sua loja há anos, sempre nos mesmos dias de cada mês. Dessa forma, é muito mais fácil definir quando enviar as novidades para ela, não é mesmo?
Porém, você só vai saber disso depois que começar a armazenar e analisar as informações que possui.
Entender o desempenho de cada produto é essencial para direcionar os próximos passos da sua empresa. Uma boa base de dados vai te ajudar a identificar como as vendas estão indo e quais produtos se saem melhor.
Como dissemos, é normal que alguns produtos vendam mais e que outros tenham baixa adesão. E a melhor forma de manter um estoque adequado para cada um deles e não perder dinheiro é fazendo o uso de dados.
Só assim, você vai saber exatamente o que precisa de reposição frequente e um estoque maior durante o mês.
Pode ter certeza que todo cliente adora se sentir único durante o atendimento. Isso faz com que a experiência dele seja muito melhor e, possivelmente, volte a fazer negócio com você.
Analisando os dados sobre os consumidores, é possível personalizar o atendimento e oferecer exatamente o que eles precisam.