Assim como ocorreu em muitos setores da sociedade nos últimos dois anos, o e-commerce evoluiu e abriu as portas para uma nova era: o quick commerce. A evolução ocorreu após mudanças no comportamento dos próprios consumidores, que agora têm novas necessidades na hora de fazer compras.

Diferente de outros momentos do comércio, o q-commerce prioriza a rapidez na entrega e mais praticidade para receber os produtos. Porém, ele não é muito diferente do e-commerce e surgiu para facilitar ainda mais a vida dos consumidores.

Quer saber um pouco mais sobre a nova do comércio eletrônico e como ela pode impactar o seu negócio? Confira todos os detalhes neste artigo!

Mudanças no comportamento dos consumidores

É natural que as mudanças de comportamento dos consumidores acabem moldando as evoluções que ocorrem no varejo. E como aconteceram muitas mudanças repentinas nos últimos anos, elas atingiram diversos setores da sociedade. Desde a forma de educar até a maneira de consumir.

No comércio, não foi diferente. Enquanto antes as pessoas preferiam ir até a loja comprar os produtos, atualmente grande parte delas dão preferência às compras online. Outra mudança bem perceptível é que o prazo médio de 5 dias para entregar os pedidos era aceitável. Hoje, quanto mais rápida a entrega for, melhor para quem compra.

O consumidor quer entrega rápida e nós já havíamos falado sobre isso quando listamos as tendências para o varejo em 2022.

Portanto, para se adaptar a essa nova realidade, o e-commerce precisou reagir e dar início a uma nova era. O foco agora é na rapidez da entrega e em apresentar soluções ainda mais práticas.

Qual é a nova era do e-commerce?

Devido às mudanças comportamentais dos usuários, a nova era do e-commerce surgiu de forma natural. O quick commerce – ou q-commerce, como também é chamado – nasceu basicamente como uma resposta simples para as novas necessidades dos consumidores.

Em português, quick commerce significa "comércio rápido" e, como o nome já sugere, essa é a principal proposta da modalidade. Enquanto o e-commerce faz entregas em aproximadamente 2 ou 3 dias, ele propõe a chegada dos produtos a partir de 30 minutos.

Segundo a empresa Delivery Hero, a evolução do comércio já possui três gerações:

1ª Comércio tradicional: Compras no local, o foco era na super loja e o desconto importava;

2ª E-commerce: Delivery de 2 a 3 dias era aceitável, o foco são os mega armazéns e a importância dos descontos se manteve;

3ª Q-commerce: Entregas em menos de uma hora, foco nas lojas locais ou armazéns e a velocidade da entrega passou a ser mais importante do que o desconto.

Qual a diferença entre e-commerce e q-commerce?

Embora tenham basicamente o mesmo propósito, existem algumas diferenças entre o e-commerce e o q-commerce que merecem destaque. Confira quais são as principais:

  • Tempo de entrega

Normalmente, o e-commerce já realiza entregas rápidas. Principalmente se considerarmos que algumas das compras são interestaduais ou até internacionais.

No entanto, como já destacamos, o grande foco do quick commerce é ainda mais rapidez. Ou seja, uma entrega de minutos ou de, no máximo, algumas horas.

  • Forma de transporte

No e-commerce, é comum que as entregas sejam feitas com caminhões ou carros. Principalmente se os produtos precisarem percorrer um longo caminho para chegar até a casa do cliente.

No quick commerce, os principais meios de transporte são outros, mais precisamente de duas rodas, como moto e bicicleta. Assim, é possível entregar de forma ainda mais rápida e econômica. 

  • Estoque

O gerenciamento em tempo real do estoque pode acontecer facilmente nas duas modalidades de comércio eletrônico. Porém, no q-commerce, os depósitos ficam estrategicamente posicionados e, em algumas situações, o estoque mais próximo pode ser utilizado.

É o que acontece na Tutto App. Como ela é um marketplace hiperlocal, consegue utilizar os estoques das próprias lojas, sem precisar investir em um grande depósito ou em uma logística mais complexa.

  • Custo

Na maioria das vezes, os custos do quick commerce são bem menores e isso não impacta no tempo de entrega. Isso porque as entregas saem de locais próximos e não precisam fazer um percurso longo para chegar até as mãos dos clientes.

Como pequenos negócios podem se beneficiar com o quick commerce?

Nem todos os empreendedores pararam para pensar nos benefícios do quick commerce. Inclusive, muitos deles ainda nem possuem uma loja virtual. No entanto, com atitudes simples e um investimento baixo é possível aproveitar desde já a nova era do e-commerce.

Nesse caso, a principal dica é: invista no hiperlocal. Foque nas pessoas que estão próximas do seu estabelecimento e como atender as necessidades delas. Por exemplo, imagine disponibilizar um catálogo online em que as pessoas escolhem os produtos, selecionam a quantidade e recebem poucos minutos depois?

Ou melhor, se cadastrar em um marketplace para que os clientes mais próximos de você consigam te encontrar. Dessa forma, você não precisa nem se preocupar com a entrega.

Independente da sua escolha, o momento de agir é agora! Mas se você ainda não sabe como oferecer entregas mais rápidas e aumentar as vendas, fale com a nossa equipe e descubra!

Published On: abr 21, 2022 / Categories: Loja Virtual, Marketing, Tendências / By /

E-commerce na prática

Inscreva-se e receba o melhor conteúdo da Tutto Blog diretamente em seu email

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Política de Privacidade