A pandemia de covid-19 provocou diversas mudanças no comportamento e na forma como os consumidores adquirem produtos. Cada vez mais pessoas estão aderindo ao e-commerce e buscando seguir novas as tendências que surgem a todo instante, em curtos intervalos de tempo.
A mudança de comportamento se traduz na diminuição de lojas físicas e um maior atenção ao crescimento de negócios que disponibilizam canais virtuais de vendas e atendimento online.
Novas formas de negócio
Esse novo tipo de varejo gerou o movimento de empresas que precisaram repensar sua logística a fim de proporcionar um serviço eficiente ao cliente e elevar o nível do que é oferecido.
Isso está relacionado à lógica de que as conexões entre cliente e lojas físicas, cada vez mais, irão acontecer de forma online, gerando a necessidade da criação de soluções hiperlocais, que promovem a conexão entre pessoas e negócios locais, localizados no mesmo bairro ou cidade.
O marketplace hiperlocal
As palavras imediatismo e proximidade são fundamentais para que se possa entender a definição do termo hiperlocal.
Um marketplace hiperlocal possui características específicas e se propõe a atender às demandas de um espaço geográfico limitado, ou seja, um bairro ou uma cidade. E pressupõe um sistema de venda e entrega bem estruturado e conciso, para atender os clientes daquela localidade da melhor forma possível.
Essa modalidade de empreendimento é focada nas necessidades mais urgentes das pessoas, pois os clientes podem receber com relativa rapidez os produtos que adquiriram, já que o estabelecimento fica perto de sua casa. Por isso o serviço de entrega deve ser eficiente nesse processo.
O destaque desse tipo de marketplace está em sua característica de algo que é feito sob demanda ao atender o cliente no momento mais conveniente para ele, dando possibilidades de escolhas que estão concentradas em produtos de lojas localizadas nas proximidades.
Vantagens do comércio local
Existem alguns motivos para que o comércio local seja um setor tão interessante do varejo e que merece ser considerado, uma vez que atende de perto as necessidades das pessoas que vivem em grandes cidades.
A preocupação com questões ambientais é um desses motivos. Cada vez mais as rotinas das pessoas e as empresas estão considerando valores e comportamentos que impactem minimamente o meio ambiente.
A busca por consumir de negócios mais próximos e o desenvolvimento acelerado de aplicativos que facilitam a conexão com quem está mais próximo são aspectos importantes que também contribuem para o crescimento desse tipo de varejo.
O marketplace hiperlocal têm a eficiência e credibilidade no topo de sua lista de objetivos e, por estarem voltadas às necessidades de um espaço geográfico mais limitado, têm em sua essência a conexão entre lojas locais que não vendem online, oferecendo então a possibilidade de que esses estabelecimentos possam oferecer seus produtos em uma plataforma digital onde os clientes acessam.
Dessa forma, o marketplace hiperlocal contribui significativamente para o desenvolvimento e crescimento dos comércios locais, principalmente aquelas que funcionam apenas offline.
Por que aderir ao marketplace hiperlocal?
O interesse crescente ao marketplace hiperlocal enfatiza o papel que a comodidade e conveniência tem no comportamento do consumo, combinado com um mundo cada vez mais conectado.
Os consumidores buscam cada vez mais comprar de lojas que elas confiam e também ganhar tempo. Muitas vezes essas lojas estão localizadas em seu bairro ou cidade.
Nessa dinâmica, o negócio hiperlocal vai assumir o papel de mediador entre as lojas físicas e os consumidores. São essenciais para que tudo funcione da melhor forma.
Ferramentas de adesão
Algumas ferramentas podem ser utilizadas para que o serviço dentro dessa lógica seja potencializado.
Por que o aumento do interesse em empresas hiperlocais?
O interesse em marketplace hiperlocal tem aumentado pelo fato de a localização ser um ponto central desse tipo de negócio, como está revelado no nome. As lojas físicas estão vendo a possibilidade de aumentar sua visibilidade, e por isso uma maior facilidade na garantia de credibilidade aos clientes também ganha destaque.
Outra questão interessante é que muitas lojas locais que estavam restritas ao offline, ao se cadastrarem em plataformas digitais que oferecem o serviço de entrega hiperlocal, ganham presença online para atender seus clientes que não podem ir até a loja física.
A loja consegue atrair novos clientes e oferecer a opção de entrega dos produtos, pois as distâncias são relativamente menores e, consequentemente, otimizar o tempo da entrega.
Ou seja, tanto o comércio local quanto o cliente são beneficiados por essa dinâmica.
A ideia do hiperlocal está baseada no desempenho dos pequenos negócios, na importância atribuída a conexão que existe entre estabelecimentos locais, na possibilidade de uma experiência que considera, em primeiro lugar, as demandas de quem faz parte da comunidade local.