A pandemia de covid-19 trouxe consequências severas para os diversos setores de vendas. Os estabelecimentos pertencentes a diferentes categorias se depararam com a necessidade de se adaptar e procurar por alternativas na tentativa de continuar funcionando.

Dentro dos impactos sociais e econômicos causados por essa situação de grave crise sanitária, o setor de alimentação se destacou negativamente como um dos mais afetados.

A urgência de permanecer operando gerou um movimento de adequação às novas normas e aperfeiçoamento e adaptação de ferramentas que já existiam e eram usadas. Por isso, esse impacto na dinâmica do consumo deu ainda mais destaque ao serviço de entregas.

A inovação do delivery

Para ter a possibilidade de enfrentar de frente as dificuldades, muitos negócios precisaram rever suas condições e características para redefinir rotas e planejamentos. Por causa disso diversos estabelecimentos puderam se manter e até expandir o seu alcance ao acrescentarem à sua estrutura um serviço de delivery bem pensado.

Empreendimentos que funcionavam apenas em pontos físicos precisaram suspender seus serviços em momentos alternados de paralizações, pois sucessivas vezes houve a necessidade de proibir a circulação de pessoas nesse tipo de ambiente, e de amplas medidas restritivas.

Essas situações geraram prejuízos inevitáveis e muitos negócios encerraram definitivamente as suas atividades.

A configuração da situação atual teve impacto direto no status que o delivery tem na dinâmica de consumo.

Então, esse serviço que traz em si a ideia de conexão, ganhou ainda mais destaque como uma alternativa disponível que pode fazer com que o negócio continue funcionando, ainda que de outra forma.

Essa solução foi posta em prática por estabelecimentos que foram atingidos inevitavelmente por restrições e precisaram expandir as suas atividades através de plataformas digitais que oferecem o serviço de entrega, como aplicativos.

Delivery e a tecnologia

A tecnologia entra nessa estrutura assumindo um papel de facilitadora indispensável.

A internet e os dispositivos móveis, por exemplo, facilitam o acesso a ferramentas que podem garantir a manutenção, e até expansão, da relação entre os estabelecimentos e os seus clientes, aparecendo como um meio vital para otimizar o mercado.

A ideia de entregar um produto ao cliente no local escolhido por ele surgiu antes da invenção da internet, a partir da necessidade de alguns consumidores. E se olharmos o contexto atual, o delivery acontece hoje como um serviço fundamental, principalmente pela vida cada vez mais corrida, falta de tempo e busca por praticidade.

Essa é uma demanda que já estava presente na vida das pessoas, mas de uma maneira mais tímida, o que também se deve ao fato de que o serviço era restrito apenas a determinados estabelecimentos.

Hoje, os negócios têm a oportunidade de fazer uso de ferramentas tecnológicas e transformá-las em aliadas.

A escolha pelo Delivery

O surgimento de novos aplicativos de entregas, o desenvolvimento de novas formas de transporte e novas tecnologias, traz também a possibilidade de que os mais variados produtos possam ser incluídos no sistema de entrega.

Um exemplo da evolução dessa trajetória está no uso cada vez mais generalizado dos smartphones. O acesso à internet através desses dispositivos móveis aponta o caminho aberto de que compras online podem ser realizadas através deles. Essa dinâmica ajuda no processo de aderência rápida, e sem tanta hesitação, dos consumidores às plataformas online de delivery, por exemplo.

  • Uma pesquisa da Mobilis, startup de gestão de finanças pessoais online, citada na matéria da ecommerce brasil sobre o impacto da pandemia na escolha dos consumidores pelo delivery, mostra que os gastos com os aplicativos de entregas cresceram 149% durante o período da pandemia.

  • Outros dados levantados ainda revelam que o crescimento do uso dos aplicativos foi de, em média, 152% no mesmo período.

Momento de transição…

O foco na ideia de receber sem sair de casa, de economizar mais um pouquinho de tempo, de ter mais facilidade e comodidade é característica da concepção do delivery, que ao mesmo tempo em que já é estabelecida, também se transforma e se adapta todos os dias para entregar todos os tipos de produtos.

Esse é o momento em que ocorre uma transição acelerada do hábito de realizar compras direto em estabelecimentos físicos para, a partir de uma nova realidade que estamos vivendo, adotar outros comportamentos, confiar e fazer questão de contar um serviço de delivery.

Adaptação de lojas

Por isso que paralela a essa demanda acontece a adaptação das lojas, que para se manter aberta ou buscar crescimento, precisam acompanhar o movimento do mercado, ainda que ele seja complicado de ser decifrado, e oferecer a alternativa buscada pelo cliente.

A elaboração de uma estrutura marketing digital para realizar a divulgação da sua loja online disponibilidade de um serviço de delivery, também é indispensável.

Estratégias adaptativas

É importante que as lojas físicas se atentem as tendências de comportamento e preferências de compra dos consumidores para não ficar de fora e ver suas vendas diminuirem.

Desenvolver parcerias e promoções, bem como estratégias que facilitam a vida dos clientes são fundamentais.

O discurso de que muitas tendências foram aceleradas ainda não foi repetido o suficiente. Os últimos acontecimentos balançaram e modificaram todo o varejo. A melhor alternativa é tentar conhecer essas tendências para pensar em como não ser engolida por elas.

Published On: jul 22, 2021 / Categories: Delivery, Loja Virtual, Negócios / By /

E-commerce na prática

Inscreva-se e receba o melhor conteúdo da Tutto Blog diretamente em seu email

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Política de Privacidade