O que é mobile commerce ou m-commerce?

No meio de tantos processos relacionados a comportamentos e hábitos de consumo que foram acelerados em 2020 está a transformação digital, que coloca o uso de dispositivos móveis em destaque quando o assunto é a otimização de aparelhos e mídias que facilitam a comunicação e oferecem novas formas de comprar um produto ou contratar um serviço.

Os dispositivos móveis, como o nome revela, são aparelhos digitais que permitem a mobilidade. Já há algum tempo eles têm aparecido como o principal meio através do qual as pessoas acessam a internet.

Com tantas possibilidades de configurações e de recursos, principalmente quando conectados à internet, esses dispositivos influenciam diretamente nas transformações dos hábitos e também são aprimorados a partir deles.

Hoje, no comércio digital, eles são o ponto de partida de exigências que já estão implícitas no processo de compra do consumidor.

Mobile commerce ou m-commerce

O mobile commerce, ou m-commerce, é o termo que se refere à modalidade de comércio em que transações, compras e vendas de serviços e produtos, são feitas por meio de aparelhos eletrônicos móveis que podem se conectar à internet, como tablets e smartphones.

Essa categoria do comércio digital surge da demanda do consumidor, que tem comportamentos já estabelecidos em relação ao lugar que os dispositivos móveis ocupam em suas vidas.

É uma ferramenta que faz com que a experiência de compra seja completa e, atuando como um pré-requisito, muitas vezes define se o consumidor vai ou não finalizar a compra naquela loja.
Por incluir aspectos facilitadores como a popularização do acesso à rede de internet móvel, o número de compras realizadas por dispositivos móveis já vem superando o de feitas através de computadores.
Isso se deve ao fato de que muito do crescimento da conectividade está relacionado ao uso popularizado de dispositivos móveis, principalmente os smartphones.

Quais são as vantagens do m-commerce?

O m-commerce é uma das manifestações mais explícitas de quando um projeto é pensado desde o início para oferecer a melhor experiência de compras ao consumidor online.
Nesse contexto de era mobile as operações demandam uma preocupação maior com a acessibilidade móvel, fazendo com que ela seja uma prioridade no desenvolvimento da logística de uma loja que deseja oferecer um serviço completo e de qualidade ao cliente.
O m-commerce traz diversas vantagens. Algumas delas são:

  • Poder acompanhar o movimento de crescimento no número de transações realizadas através de dispositivos móveis;

  • A possibilidade de estar no mesmo espaço que o consumidor em qualquer lugar, a qualquer hora;

  • Expandir as possibilidades do seu negócio ao desenvolver estratégias que tenham o m-commerce como um dos principais pontos; e

  • Adaptação aos hábitos atuais e a oportunidade de conquistar novos clientes ao poder contar com a abrangência dessa modalidade.

O m-commerce como evolução do e-commerce

Ter um site responsivo, aquele projeto que se adequa à resolução da tela de qualquer dispositivo, é o primeiro passo para que o m-commerce comece a funcionar para o seu negócio.
Um aspecto a ser destacado é o de que esse recurso também tem o poder de impulsionar o site da loja nos rankings de resultados dos sites de busca.
Outras opções para colocar o m-commerce em prática são as redes sociais e os apps.

Um dos principais objetivos é que a plataforma acessada via dispositivos móveis seja confortável de usar, adaptada para suportar toda a transação de venda e compra.

Deve-se sempre pensar primeiro no uso, na experiência do usuário que deve acontecer sem complicações e da melhor forma possível. Também é importante a preocupação com a implantação de interfaces amigáveis para a realização do comércio digital móvel e a garantia de segurança em todo o processo.

Por que aderir ao m-commerce?

O m-commerce pode ser descrito como parte da expansão e desenvolvimento do e-commerce que é estruturada sobre bases como a conectividade, a acessibilidade e a responsividade.
E é, sem dúvidas, um caminho pelo qual pode-se chegar a muitas possibilidades de como fazer com que sua loja conquiste clientes que estejam conectados e dispostos a realizar compras através de seus dispositivos móveis.

Essa modalidade de comércio, que tem a mobilidade como característica principal, é um campo que tem crescido rapidamente, porque tem especificidades muito interessantes e consegue oferecer algumas vantagens incontestáveis, como disponibilizar operações convenientes ao cliente.

A quantidade de usuários de smartphones só aumenta e as pessoas têm acessado o meio digital cada vez mais através desses aparelhos móveis. Para que um negócio não fique estagnado, precisa funcionar nos mais distintos sistemas operacionais.

Conclusão

Adaptar sua loja a dispositivos móveis significa abrir novos canais de comunicação com os clientes. É um movimento indispensável e que funciona muito melhor quando associado a outras estratégias.
Se você quer ter o seu negócio funcionando em uma plataforma responsiva e que atenda aos requisitos do m-commerce, pode contar com a Tutto App.

One Comment

  1. […] você leu o relatório feito pela NielsenIQ Ebit e soube que a maioria dos pedidos são feitos por dispositivos móveis. Dessa forma, saberá que precisa fazer um site totalmente otimizado para aparelhos que se […]

Comments are closed.

about avada business
Team Discussion

Integer euismod lacus magna uisque curd metus luctus vitae pharet auctor mattis semat.

2025
Business Conference
15-18 December

New York City