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A facilidade na hora de realizar a compra, a otimização de tempo e a comodidade, são possibilidades que a modalidade de e-commerce pode oferecer aos consumidores. E esses fatores se relacionam intimamente com as condições de entrega do produto.

De todos os pontos que fazem com que uma loja online possa funcionar plenamente, o frete está entre os que precisam de mais atenção.

Desenvolver esse aspecto específico da logística de entrega quase sempre se apresenta como um desafio, porque envolve decisões que podem pesar de forma positiva ou negativa no andamento do negócio.

O Brasil possui características particulares, como uma grande extensão territorial e uma infraestrutura insuficiente, que atribuem ao planejamento estratégico de um empreendimento mais urgência.

Importância do frete

Na 43ª edição do WebShoppers, relatório realizado pela Ebit|Nielsen, dois dados chamam atenção no sentido de que a decisão de compra abrange fatores que vão além do preço do produto:

  • 1. O aumento do número de pedidos com frete grátis: em 2020, no cenário brasileiro, o número de pedidos com frete grátis cresceu 4 pontos percentuais em comparação a 2019, o que indica que o consumidor leva em consideração esse elemento para realizar seus pedidos.

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  • 2. Quanto mais o consumidor pagou pelo frete, maiores foram as chances de ele ter reclamado de algum aspecto da compra: esse dado também mostra que o consumidor é sensível ao valor do frete.

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A edição do Webshoppers anterior a essa também traz números reveladores sobre a relação entre consumidor e o frete. Dentre fatores que podem motivar a realização da compra, o frete grátis é a promoção preferida de 83% dos consumidores, na frente de descontos no preço, de cupom de desconto, e outros.

O valor do frete tem muita influência na decisão de compra. O cliente pode encontrar o produto que deseja por um preço que considera satisfatório, mas desistir da compra por conta do valor do frete, por considerar que o que vai precisar pagar pela entrega não compensa comprar aquele produto naquela loja. Indo procurar por um frete melhor em outro lugar.

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Como usar o frete a seu favor?

Ao observar os resultados de pesquisas que estudam o comportamento do consumidor em relação às variantes de uma entrega, fica claro que o frete tem o poder de definir a escolha de uma loja em detrimento de outra.

A partir de análises feitas de forma minuciosa, cabe ao empreendedor elaborar estratégias que visem diminuir os riscos causados por fretes inconvenientes e que afastam os clientes.

A saída é convencê-los de que sua loja é a melhor opção criando uma lógica de frete grátis, incentivando o “possível” cliente a comprar outros produtos para conseguir essa gratuidade, por exemplo.

Oferecer bons negócios.

O frete, dependendo da forma que for administrado, pode funcionar como incentivo ou atuar contra a realização da compra. Então, o ideal é que você busque sempre otimizar a estratégia de entrega do seu negócio, usando o frete como uma ferramenta que cause um impacto positivo. Isso pode ser feito com a garantia de uma lógica de transporte e entrega estável e que não diminua os lucros.

Por isso, decidimos dar algumas dicas de como usar o frete a favor do seu negócio:

Simulação do frete

É importante que você disponibilize a simulação do frete na página do produto. Esse cuidado impede que o consumidor fique ainda mais desapontado quando, depois de ter concluído várias etapas do processo de compra, consultar o frete e perceber que aquela não é uma boa opção para ele. E, ainda, ajuda a evitar o tão temido “abandono de carrinho” ao permitir que a experiência do cliente seja de qualidade.

Opção de frete grátis

Você pode determinar categorias de produtos que podem ser comprados sem que o cliente precise arcar com os custos da entrega; disponibilizar essa promoção para clientes que compram com frequência ou estabelecer um valor mínimo a partir do qual o cliente não precise pagar o frete.

Limite

Busque estabelecer um limite do preço do frete e prazos de entrega que funcionem tanto para o cliente quanto para o seu empreendimento, negociando sempre possibilidades melhores.

É necessário ter em mente quanto o consumidor está disposto a pagar pela entrega e que o poder de decisão dele não é o seu único parâmetro. Todas as decisões devem ser tomadas a partir da avaliação de custo-benefício para o negócio.

Rastreio eficiente

Um rastreamento de entrega eficiente também é uma ferramenta essencial. Disponibilizar o status da entrega, fazendo com que o cliente possa acompanhar o trajeto da sua encomenda, atribui valor à experiência de compra.

Ponto de coleta

Oferecer os serviços de ponto de coleta e de retirada na loja também são alternativas que podem ser consideradas e acrescentadas à estratégia de entrega da loja.

Modalidade de transporte

Procure analisar qual modalidade de transporte é mais adequada ao seu negócio e invista em ações de marketing, procurando sempre ter uma compreensão ampla de como o mercado funciona.

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