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O mapa da evolução das novas tecnologias mostra o caminho que a modalidade de e-commerce precisa percorrer para se adaptar aos novos aparelhos tecnológicos adotados como indispensáveis pelos consumidores.

Esse processo faz com que surjam novas dinâmicas de compra, um movimento que tem promovido o crescimento do mercado.
Paralela aos avanços no desenvolvimento de novas tecnologias e aparelhos tecnológicos está a aderência massiva aos dispositivos móveis que possibilitam o acesso à internet.

O distanciamento social imposto pela pandemia de Covid-19 acelerou muitos processos relacionados às compras online que já estavam previstos para o mercado. Entre eles estão novos comportamentos estabelecidos dos consumidores, práticas que tendem a permanecer e/ou se transformar.

Expectativas para o e-commerce

Algumas expectativas e configurações novas estão relacionadas ao fato de que o contato com o ambiente digital tem acontecido cada vez mais por meio de dispositivos móveis.

Ainda que não em um nível satisfatório, o acesso à internet está mais democrático no Brasil.

Um acesso que muito provavelmente acontece via smartphone, porque muitas pessoas se conectam à internet através do celular. Por isso, comprar por meio desses dispositivos tem se tornado uma prática cada vez mais comum.

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a quantidade de celulares ativos no Brasil é de mais de 240 milhões. São dados divulgados em março de 2021. E esse é um número que tende a crescer.

Estar disponível nesses aparelhos significa descomplicar grande parte de todo o processo de compra, oferecendo uma experiência de qualidade ao cliente, com a menor quantidade de obstáculos possível.

Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) junto ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e à Offer Wise Pesquisas, aponta que os smartphones são os dispositivos que as pessoas mais usaram para realizar comprar pela internet em 2021. 87% dos brasileiros fazem compra pelo smartphone.

O mobile commerce já é uma tendência estabelecida, que está se firmando mais a cada dia, pois surge do propósito de possibilitar ao consumidor mais alternativas de meios de contato com o universo online, que está em constante expansão.

O que é o Mobile commerce ou m-commerce?

O mobile commerce, ou m-commerce, é o termo utilizado para se referir à modalidade de comércio em que transações, compras e vendas de serviços e produtos, são feitas através de dispositivos móveis que podem se conectar à internet, como tablets e celulares smartphones.

Essa categoria do comércio digital tem origem na demanda do consumidor, que tem comportamentos já estabelecidos em relação ao lugar que os aparelhos móveis ocupam em suas vidas.

É uma ferramenta que faz com que a experiência de compra seja integral e, fazendo as vezes de uma condição, muitas vezes define se o consumidor vai ou não realizar a compra naquela loja.

Por incluir aspectos facilitadores, como a popularização do acesso à rede de internet móvel, o número de compras realizadas por dispositivos móveis já vem superando o de feitas através de computadores.

Isso se deve ao fato de que muito do crescimento da conectividade está relacionado ao uso popularizado de dispositivos móveis, principalmente os smartphones.

Por isso tem se tornado cada vez mais indispensável se preocupar em ter um atendimento mobile friendly. Ou seja, aquele que faz uso de plataformas de venda responsivas, que se adaptam a qualquer aparelho.

Os smartphones são ferramentas que têm o poder de atrair clientes, mas para contar com esse instrumento é preciso atenção.

Por que investir no Mobile Commerce?

A conectividade e a responsividade já estão implícitas às exigências do consumidor brasileiro.

O e-commerce tem se expandido em um movimento que parece não ter volta, ou seja, ao oferecer mais alternativas de canais de compra, o empreendedor acompanha a evolução do mercado online e consegue se manter em atividade conquistando novos clientes.

A mobilidade é mais um valor do qual o e-commerce se apropriou, para além da comodidade e otimização do tempo, que possibilita que o cliente tenha acesso a mais operações que lhe sejam convenientes.

Ao funcionar em diversos sistemas operacionais o negócio corre menos riscos de estancar.

Então, adaptar a sua loja para que ela converse e seja compatível com as configurações dos dispositivos móveis, seja através de sites, marketplaces ou aplicativos responsivos, significa abrir novos canais de comunicação com os clientes.

Não é uma boa ideia abrir mão dessa ferramenta utilizada por pessoas de todas as idades e que ocupa o lugar de principal meio de acesso à internet.

Conclusão

Com um número tão expressivo de usuários que fazem compras através de um dispositivo móvel, os lojistas precisam estar acessíveis neste formato, para que o cliente possa comprar e ser atendido da melhor forma.

Se você quer ter o seu negócio funcionando em uma plataforma responsiva e que atenda aos requisitos do m-commerce, pode contar com o marketplace da Tutto App.

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