
Algumas situações podem fazer com que o meio digital seja uma alternativa atraente para um negócio.
Desde a vontade de experimentar novas oportunidades desse mercado online até o entendimento de que essa expansão é uma necessidade urgente.
Essa extensão somada a outros métodos de um negócio indica uma ampliação dos canais de venda, o que faz com que ele possa chegar ao conhecimento de mais pessoas.
Ultrapassar barreiras geográficas, logísticas e poder ocupar um espaço no qual está a maioria dos consumidores em potencial, são efeitos de um processo bem feito de transformação de um negócio físico em digital.
Aparelhos eletrônicos, moda, sistemas, beleza, eletrodomésticos, serviços etc., são algumas das categorias de produtos.
Etapas para digitalizar o seu negócio
Para que isso possa acontecer é indispensável a atenção a algumas etapas fundamentais do processo:
1. Analisar o segmento e o público alvo
O primeiro passo a ser dado é procurar entender como o segmento do qual o e-commerce vai fazer parte funciona.
Cada segmento vai possuir demandas diferentes e, em uma perspectiva geral, ter performances que podem ser mais ou menos atrativas.
O diferencial quase sempre vai estar na construção de um projeto de negócio bem pensado e estruturado previamente, que pode ser baseado no uso de tecnologias atualizadas ou em recursos criativos.
A segmentação de mercado é uma estratégia de negócio que se encaixa nessa primeira etapa. É um estudo que pode ser fundamental para entender qual é o público que tem maior interesse nos produtos vendidos pela loja virtual.
Essa noção de público alvo faz com seja possível a elaboração de uma estratégia que converse diretamente com os possíveis consumidores que fazem parte desse grupo com preferências específicas.
Assimilar como essas pessoas pensam e o que querem consumir é fundamental para estruturar um negócio digital.
2. Escolher uma plataforma
A escolha da plataforma é a manifestação mais visível do movimento de transferência do negócio físico para o digital.
Nesse passo o empreendedor precisa escolher uma estrutura online para, de fato, começar a dar forma ao seu negócio, colocá-lo em prática.
Para isso é básico traçar e ter sempre em mente as principais características do projeto. Saber quais são as necessidades primárias do negócio e procurar um espaço digital adequado que possa suportar essas demandas.
É interessante verificar se:
3. Selecionar os produtos que vão ser vendidos online
Principalmente no início do negócio os produtos ou serviços a serem comercializados online precisam ter características chamativas, que busquem conquistar o público alvo definido previamente.
O ideal é que exista uma seleção dos produtos com mais probabilidade de serem vendidos.
Ainda é importante que sejam catalogados na plataforma da loja acompanhados de descrições e imagens que deem uma boa ideia do que são os produtos e que sejam criados dentro das estratégias de SEO.
Oferecer a mercadoria em plataformas como marketplaces pode fazer com que esses produtos sejam vistos por mais pessoas com frequência.
4. Definir os formatos de envio e frete
A lógica de compra e venda no meio online é bem diferente da experiência de consumo que acontece em uma loja física. Uma logística de entrega bem estruturada é um dos pilares para que o negócio tenha sucesso.
A preocupação com a embalagem adequada a cada tipo de produto também é uma etapa que se destaca nesse processo.
As entregas podem ser realizadas pelo próprio negócio ou por um serviço de delivery terceirizado, que também podem se encarregar das embalagens e do cálculo do frete.
Algumas plataformas nas quais as lojas podem ser hospedadas oferecem serviços que incluem logísticas de entrega e frete.
5. Pensar em uma estratégia de marketing
Depois de ter definido a identidade do negócio, conhecido as características do público alvo e elaborado as estratégias que vão ser utilizadas no empreendimento, é preciso fazer com que as pessoas saibam que a loja existe e que tem credibilidade.
É indispensável manter uma comunicação próxima com os clientes. Ela pode acontecer através da divulgação da loja por canais como redes sociais, blogs e sites.
O marketing de conteúdo é uma ferramenta interessante na atribuição de valor ao negócio. Um marketing direcionado às pessoas que possivelmente vão se interessar.
Outras possibilidades nessa última fase é buscar saber se a plataforma em que a loja está se encarrega de alguma estratégia de marketing e recorrer a recursos como a publicidade paga.
Conclusão
Esse passo a passo pode ser submetido a testes de adequação a cada experiência singular. Experimentar novas tendências ou ir por caminhos alternativos são escolhas tão válidas quanto essa trilha.