
Os pequenos negócios tiveram uma participação de destaque no que diz respeito à criação de novas vagas de emprego em 2021!
De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), cerca de 78% das novas vagas de emprego do ano passado foram criadas por micro e pequenas empresas. Ou seja, os pequenos negócios foram responsáveis por 2,1 milhões das 2,7 milhões de portas abertas em 2021.
Os mesmos dados, que foram retirados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência, indicam que as médias e grandes empresas fecharam o ano com o saldo de 505,4 mil novos empregos.
“Isso significa que a cada 40 postos de trabalho gerados no Brasil em 2021, 31 foram criados pelas micro e pequenas empresas. Mesmo apresentando um saldo negativo em dezembro, o que geralmente ocorre nesse mês do ano, os pequenos negócios mostraram a importância que têm para a retomada econômica”, disse o presidente do Sebrae, Carlos Melles.
10 atividades de micro e pequenas empresas que geraram mais empregos
Ainda se baseando nos dados do Caged, o Sebrae elencou as 10 atividades que mais geraram empregos, entre as micro e pequenas empresas, no ano de 2021. O resultado foi o seguinte:
- Construção e edifícios: 93.439 vagas;
- Restaurantes e similares: 57.511 vagas;
- Transporte rodoviário de carga (exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional): 49.565 vagas;
- Supermercados: 49.301 vagas;
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo: 45.859 vagas;
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios: 36.839 vagas;
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos (sem manipulação de formas): 31.984 vagas;
- Minimercados, mercearias e armazéns: 29.133 vagas;
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares: 28.854 vagas;
- Serviços de engenharia: 27.531 vagas.
No total, elas foram responsáveis por gerar mais de 450 mil novos empregos.
Como um pequeno negócio pode ser mais relevante?
Esse não é o único dado dos pequenos negócios que merece destaque. Um outro levantamento do Sebrae afirma que mais de 3,9 milhões de empreendedores se formalizaram para realizar o sonho de serem donos da própria marca.
Portanto, se você foi um deles ou já está no mercado há mais tempo, saiba que também pode se destacar, ser mais relevante, crescer e gerar empregos para pessoas que estão ao seu redor.
O segredo é investir cada vez mais no seu negócio. E não estamos falando apenas de dinheiro. Metas bem definidas, uso da tecnologia e novas ideias também são essenciais para o desenvolvimento de qualquer empresa.
Para te ajudar, selecionamos algumas dicas que podem tornar o seu negócio mais relevante, mesmo no atual cenário econômico do país!
1. Fique de olho nas tendências
Nos dias atuais, principalmente devido à tecnologia, os cenários têm mudado e evoluído muito rápido. Com isso, novas tendências de varejo – que podem ser aplicadas em pequenos negócios – também vão surgindo.
Por esse motivo, é extremamente importante que os donos de micro e pequenas empresas fiquem por dentro das novidades e busquem se adequar a elas o quanto antes.
Saber o que os consumidores querem e necessitam é um dos maiores passos para se destacar e se tornar relevante.
2. Construa uma presença online
Provavelmente, você já percebeu a importância da internet em vários âmbitos da sua vida. E nos negócios não é diferente! Lojas online estão se tornando cada vez mais relevantes e têm potencial para crescer rapidamente.
Entretanto, se o seu “carro-chefe” é o estabelecimento físico, não o abandone. O importante é não esquecer de construir uma presença online para aumentar ainda mais o seu alcance.
Para isso, crie uma loja virtual, aposte em técnicas de marketing hiperlocal, interaja nas redes sociais e deixe o seu negócio cada vez mais conhecido.
3. Encontre novas formas de atrair clientes
Esteja onde o seu cliente estiver! Essa frase precisa acompanhar todos os empreendedores que almejam o crescimento do negócio. Afinal, só é possível se destacar e se tornar relevante se houver pessoas que consumam e comprem seus produtos ou serviços.
Uma boa dica é fazer parcerias com plataformas que auxiliam na captação e no relacionamento com novos clientes.
A Tutto App, por exemplo, é um marketplace hiperlocal focado em ajudar pequenos negócios a aumentarem as vendas. Nela, há milhares de produtos de diferentes categorias e centenas clientes que estão a apenas um clique de distância do seu estabelecimento.
4. Ofereça um atendimento excelente
Oferecer um bom atendimento é garantir que o consumidor volte ao seu estabelecimento. Isso porque, na maioria das vezes, ter um produto excelente ou oferecer um serviço diferente dos outros não é o suficiente para fidelizar os clientes.
Um dos fatores essenciais para que a sua empresa se torne relevante é a experiência que ela proporciona. Por isso, um atendimento ruim pode afastar consumidores que poderiam ser fiéis. Lembre-se que o “boca a boca” ainda é extremamente importante!