Por que o marketplace hiperlocal é uma tendência?

Diariamente, novas ideias, empresas e marcas surgem no mercado. E para se destacar, é preciso oferecer diferenciais que atraiam os consumidores e lhes proporcionem benefícios.

Aplicar as tendências de varejo no seu negócio é uma das formas mais eficazes de ganhar espaço e sair na frente da concorrência. E uma das tendências que vem se destacando é o marketplace hiperlocal.

Quer saber o que é e por que ele é considerado uma tendência? Confira todos os detalhes e os motivos para você implementá-lo no seu negócio.

O que é marketplace hiperlocal?

marketplace hiperlocal é um modelo de negócio online que atende as demandas de um espaço geográfico limitado, como um bairro ou uma cidade específica. Dessa forma, além de resolver as necessidades dos consumidores de forma imediata, também é uma excelente forma de apoiar e dar destaque ao comércio local.

Um bom exemplo para ilustrar esse tipo de negócio é a Tutto App. Ela oferece delivery de produtos e agendamento de serviços nos estabelecimentos que ficam nos arredores da cidade. De forma simples, o consumidor é conectado com os estabelecimentos mais próximos e consegue tudo o que precisa o mais rápido possível.

O que é uma tendência de varejo?

Uma tendência de varejo nada mais é do que uma sequência de eventos que apontam uma direção a ser seguida. Sempre com base em dados, pesquisas e análises de comportamento dos usuários.

Mas diferente do que algumas pessoas pensam, tendência não é a mesma coisa que “modismo”. Modismo é coisa de momento, passageiro, algo que cai no gosto das pessoas, mas tem um curto prazo de validade.

No varejo, as tendências são extremamente importantes. Depois de identificá-las, é possível se adaptar o quanto antes e pensar em soluções para o comportamento que os consumidores estão adotando ou passarão a adotar em breve. 

5 pontos que fazem do marketplace hiperlocal uma tendência

Fazer parte de um marketplace hiperlocal é uma das melhores formas de impulsionar o seu negócio e conseguir captar novos clientes. O motivo é simples: ele veio para ficar e tende a ganhar cada vez mais destaque no Brasil inteiro.

Quer saber o porquê? Confira 5 pontos que fazem do marketplace hiperlocal uma tendência!

  • 1. Junção do online com o offline

Embora o mercado digital venha crescendo nos últimos anos, o offline ainda é muito importante e as lojas físicas podem se manter fortes se juntarem os serviços já existentes com as tendências digitais.

Depois de entrar em um marketplace, você permanece fechando vendas na sua loja física, mas também atende o público que prefere fazer compras online. E tudo isso sem precisar criar um aplicativo ou um site de delivery específico.

  • 2. Conecta o cliente certo à loja certa

Para vender mais, você só precisa encontrar as pessoas certas para o seu produto. E nada melhor se elas também quiserem encontrar você, não é mesmo?

Em um marketplace hiperlocal, os seus produtos são exibidos para pessoas do seu bairro, da sua cidade e dos arredores. Essa é a melhor forma de os clientes e as lojas ideais se encontrarem.

Na maioria das vezes, os consumidores estão em busca de alguém próximo que resolva o problema ou atenda às suas necessidades. E você precisa estar disponível para ajudá-lo.

  • 3. Curto prazo de entrega

Um dos problemas de comprar em grandes marketplaces é o prazo de entrega. Quem quer comprar, quer o produto o mais rápido possível. E justamente por isso é comum que as grandes empresas busquem fornecedores mais próximos para que os produtos cheguem nas mãos do cliente o quanto antes.

No marketplace hiperlocal, o consumidor não precisa esperar dias para que o pedido chegue na sua casa. Como o foco são os comércios locais, o pedido chega em poucos minutos, de forma segura e com uma taxa de entrega muito menor.

  • 4. Crescimento do comércio local

As micro e pequenas empresas foram as mais afetadas durante a pandemia e muitas delas ainda sofrem as consequências até hoje. De acordo com a 11ª edição da pesquisa “Impactos da Covid-19 nos Pequenos Negócios” divulgada pelo Sebrae em julho de 2021, 71% das empresas entrevistadas registraram queda no faturamento mensal.

E os marketplaces hiperlocais são uma das formas de aumentar o faturamento dos estabelecimentos e de ajudá-los a retomar o crescimento.

Devido à dificuldade em encontrar lojas online mais próximas, muitas pessoas acabam optando por comprar em grandes sites. Essa situação seria revertida se as empresas locais decidissem entrar em um marketplace que atendesse especificamente a sua região.

  • 5. Evita aglomerações

Depois da pandemia, uma das frases imperativas que mais ouvimos é “evite aglomerações” e, mesmo que esteja cada vez mais difícil manter as pessoas em casa, há quem prefira comprar online do que enfrentar longas filas e aglomerar.

A tendência é que as pessoas comprem cada vez mais pela internet e você precisa estar preparado para atendê-las.

Saiba mais sobre a Tutto App e descubra como participar de um marketplace hiperlocal simples e sem custos fixos mensais!

Deixe um comentário:

about avada business
Team Discussion

Integer euismod lacus magna uisque curd metus luctus vitae pharet auctor mattis semat.

2025
Business Conference
15-18 December

New York City